SOURCE: Graduate Management Admission Council

August 25, 2010 15:02 ET

Aplicações para Programas MBA Executivos aumentam substancialmente

RESTON, VA--(Marketwire - August 25, 2010) - As aplicações para os programas de pós-graduação de gestão tiveram um desempenho misto em 2010, com a forte procura de programas voltados para profissionais em meio da carreira e o contínuo baixo interesse em programas MBA em tempo integral, de acordo com uma pesquisa global com faculdades de business hoje pelo Graduate Management Admission Council (GMAC).

Os programas MBA (EMBA) para executivos -- criado para pessoas com grande experiência de trabalho -- aumentaram mais de todos os programas da pesquisa. Destes programas, 59% receberam mais aplicações em 2010 do que um ano atrás, comparado com 37% que reportaram ganhos um ano atrás, revertendo a queda de um ano que coincidiu com a parte mais grave da Grande Recessão.

O 2010 GMAC Application Trends Survey também revelou que os programas MBA em tempo parcial -- que atraem as pessoas que queiram estudar mas continuar trabalhando, e ter tempo para a família ou outras responsabilidades -- pode estar gradualmente emergindo de um período de desaceleração que teve início dois anos atrás. Cerca de 43% dos programas de meio período da pesquisa relataram um aumento no volume de aplicações ano-a-ano, o mesmo que em 2009.

Por outro lado, a percentagem de programas MBA de período integral que relataram aumento no volume de aplicações caiu pelo segundo ano consecutivo. Dos programas MBA de período integral, 44% tiveram aumento este ano, comparado com os níveis de 2009, uma queda de 66% sobre o ano passado e de 77% sobre 2008, quando houve um pico das aplicações para estes programas.

"Os resultados desta pesquisa ressaltam a importância da flexibilidade e da criatividade na oferta da educação em gerenciamento", disse Dave Wilson, presidente e CEO da GMAC, uma associação internacional de faculdades de business sem fins lucrativos proprietária do Graduate Management Admission Test (GMAT). "As pessoas sempre podem se beneficiar do estudo de business, nossas pesquisas confirmam isso. Mas muitos fatores afetam os tipos de programas que são melhores para cada um. Os candidatos precisam encontrar o que se enquadra melhor nos seus planos".

O GMAC Application Trends Survey é uma pesquisa com 665 programas de pós-graduação de gestão de 327 faculdades de business em 39 países. A pesquisa é sobre as aplicações para programas de MBA com início no segundo semestre do ano.

Os programas de mestrado em finanças, contabilidade e administração apresentaram fortes índices da aplicações de acordo com a pesquisa. Mais de 60% dos programas de cada um destes programas nestas categorias indicaram que receberam mais aplicações em 2010 do que há um ano atrás.

Para acessar este release, seu vídeo e um relatório sobre a pesquisa, acesse GMAC News Center em http://gmac.mediaroom.com/index.php?s=43&item=117.

Para mais informação sobre o Graduate Management Admission Council, acesse www.gmac.com.

Contact Information



  • Contato:
    Sam Silverstein
    Email: ssilverstein@gmac.com
    Escritório: +1-703-668-9777
    Celular: +1-703-625-0467