SOURCE: CAE Inc. and Datamine

April 19, 2010 18:15 ET

Comunicado de Imprensa Comercial: CAE adquire a Datamine para acelerar a sua entrada no setor de mineração

MONTREAL, CANADÁ E WELLS, REINO UNIDO--(Marketwire - April 19, 2010) - (NYSE: CAE)(TSX: CAE) - A CAE e a Datamine anunciaram hoje que a CAE adquiriu o Grupo Datamine, fornecedor líder de ferramentas de software de otimização de mineração e serviços, para acelerar a sua entrada no setor de mineração.

Esta aquisição faz parte da estratégia de longo prazo da CAE de alavancar as suas capacidades de modelagem, simulação e treinamento em novos mercados que precisam reduzir riscos e melhorar a eficiência operacional tanto quanto os setores de aviação civil e de defesa, onde a CAE é uma líder mundial. Esta aquisição segue o comunicado da CAE feito em junho do ano passado de investir, com a participação do governo de Quebec, até Can.$ 274 milhões em pesquisa e desenvolvimento, durante sete anos, em três áreas de crescimento: serviços de saúde, mineração e energia. A CAE já está fornecendo serviços profissionais para a indústria de mineração bem como expertise em fatores humanos, modelagem e simulação e otimização de processo.

Com 29 anos de experiência na indústria de mineração, a Datamine possui um abrangente portfólio de produtos e serviços de consultoria que variam de gerenciamento de dados de exploração e modelagem geológica (orebody) para planejamento e gerenciamento das operações de minas. A Datamine é líder reconhecida em modelagem de orebody multi-paramétrico em organização de mina aberta onde as suas soluções não apenas mapeiam o grau do mineral e a estrutura geológica como também os parâmetros geotécnicos e geometalúrgicos para determinar o melhor plano estratégico para minas.

A Datamine possui clientes em mais de 70 países em todo o globo, incluindo todas as maiores empresas de mineração do mercado. A empresa possui o seu centro de pesquisas e desenvolvimento no Reino Unido e uma força de trabalho de 110 funcionários em nove escritórios de vendas e de atendimento localizados na Austrália, Canadá, Brasil, Chile, Peru, Índia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. (www.datamine.co.uk)

"Damos as boas-vindas aos funcionários da Datamine à equipe da CAE. Ao combinarmos a expertise e credibilidade da Datamine no setor de mineração com os 60 anos de experiência em modelagem, simulação e treinamento da CAE desenvolveremos tecnologia e serviços excepcionais da indústria para melhorar a segurança e eficiência das operações do setor de mineração. Ofereceremos planejamento de minas baseado em simulação, programação e treinamento em uma indústria onde segurança é essencial e os custos de treinamento são muito altos", disse Nick Leontidis, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Estratégia e Empresarial da CAE. "Assim como acontece com as nossas iniciativas de serviços de saúde e energia, este é apenas o começo, mas estamos convencidos de que podemos desenvolver uma posição significativa nestas áreas em longo prazo".

"Estou muito contente de a Datamine agora fazer parte de uma líder mundial em soluções de modelagem, simulação e treinamento", disse Nick Beaton, presidente executivo da Datamine. "Reconhecemos imediatamente as forças da CAE para o gerenciamento de grandes conjuntos de dados, simulação de cenário e treinamento de operadores. Os planejadores de minas precisam da simulação para validarem as programações da produção e então, assim como ocorre na aviação, os operadores precisam ser treinados extensivamente para usarem o equipamento com segurança e eficiência. As capacidades da CAE vão expor os operadores de equipamento a um ambiente de mina virtual para adquirirem tanto competência como confiança, reduzindo ao mesmo tempo o custo de treinamento em equipamentos reais".

A CAE é líder mundial no fornecimento de tecnologias de simulação e modelagem e de soluções integradas de treinamento para a indústria de aviação civil e forças de defesa em âmbito mundial. Com receitas anuais acima de Can.$ 1,6 bilhão, a CAE emprega mais de 7.000 pessoas em cerca de 90 locais e centros de treinamento em mais de 20 países. Possuímos a maior base instalada de simuladores completos de voo civil e militar e dispositivos de treinamento. Através da nossa rede global de 29 centros de aviação civil e de treinamento militar, treinamos mais de 75.000 tripulantes anualmente. Oferecemos também software de modelagem e de simulação para vários segmentos do mercado e, através da divisão de serviços profissionais da CAE, atendemos clientes com uma vasta gama de necessidades baseadas em simulação. www.cae.com

Contact Information



  • Contatos:
    Contatos da CAE:
    Nathalie Bourque, Vice-Presidente,
    Relações Públicas e Comunicações Globais
    514-734-5788
    nathalie.bourque@cae.com

    Relações com os Investidores:
    Andrew Arnovitz, Vice-Presidente,
    Relações com os Investidores e Estratégia
    514-734-5760
    andrew.arnovitz@cae.com