SOURCE: Xtera Communications

October 27, 2009 05:08 ET

Consórcio Columbus III e Xtera Communications assinam contrato para atualização de Rede de Cabo Submarino Transatlântico com o Sistema NXT da Xtera

ALLEN, TX--(Marketwire - October 27, 2009) - O consórcio Columbus III concedeu para a Xtera Communications, Inc. um contrato para atualização do segment transatlântico do sistema de Cabo Submarino Columbus III entre Hollywood, Flórida e Lisboa, Portugal. O trabalho e o teste de aceitação foram completados no dia 30 de setembro de 2009, e o sistema está pronto para entrar em serviço, com o Submarine Line Terminal Equipment (SLTE) de Differential Phase Shift Key (DPSK) avançado de 20 Gbit/s da Xtera, oferecendo um aumento substancial da capacidade, bem como espaço para crescimento futuro. As empresas do consórcio que participaram da atualização foram AT&T, PT Comunicações, TATA Communications, Telkom SA Limited e Verizon Business.

Esta atualização aumentará substancialmente a capacidade entre os EUA e Portugal para 160 Gbit/s inicialmente melhorando, com isso, o serviço para os outros países, como a África, por exemplo. O sistema aceita até 320 Gbit/s e tem espaço potencial para maior crescimento.

"O sistema Columbus III tem uma extensão de 7.500 km -- maior do que qualquer outra conexão Transatlântica -- e é um grande feito ao proporcionar uma solução N x 20 Gbit/s de uma planta online criada para uma conexão de 8 x 2.5 Gbit/s", disse Jon Hopper, CEO da Xtera. "Ficamos muito contentes em ser selecionados pelo consórcio Columbus III para esta atualização estratégica".

A rede Columbus III entrou em serviço originalmente em dezembro de 1999 e conecta Portugal, Espanha, Itália e EUA. Além da diversidade dos pontos de conexão, a rede foi criada para oferecer uma latência reduzida dos EUA e Américas para pontos do sul da Europa e além. O lançamento da tecnologia de 10 Gbit/s viabiliza um rota diversa direta com alta capacidade do sul dos EUA até o sul da Europa e permite que os proprietários da Columbus III possam oferecer pontos de conexão alternativos para o nordeste dos EUA e o Reino Unido e pontos de conexão para a França na Europa.

A solução de atualização submarina da Xtera, o sistema NXT, é altamente otimizada para operações com cabos submarinos existentes. Ela oferece capacidade avançada de monitoramento, incluindo monitoramento de estações repetidoras submersas existentes, suporte de detecção a falhas na planta existente, baixo consumo de energia, pacotes de circuito selados de alta confiabilidade, e conformidade com NEBS Zona 4 para terremotos. O sistema NXT da Xtera usa DPSK (Differential Phase Shift Keying) de 20 Gbit/s que aumenta substancialmente a capacidade da fibra óptica existente e é totalmente compatível com os repetidores e outros equipamentos existentes.

Xtera Communications

A Xtera Communications é especializada em infraestrutura de rede que fornece a mais alta capacidade, alcance e densidade. A Xtera oferece um extenso portfólio de soluções de Transporte Óptico para redes de longa distância, regionais, metropolitanas e submarinas, além de soluções de Gestão de Tráfego WAN para empresas e companhias de telecomunicações. Com produtos instalados em cinco continentes, o portfólio de Transporte Óptico da Xtera ajuda os provedores de serviços de todo o mundo a alcançar novos mercados através de novas instalações e amplia a vida útil dos seus ativos de redes com upgrades econômicos. A Xtera oferece uma vantagem interessante para seus clientes através da maximização da capacidade, alcance e valor da rede.

Para maiores informações, acesse www.xtera.com.

Contact Information



  • Contatos para a mídia

    Lily Mak
    Xtera Communications
    T +1 972 649 5138
    E Lily.Mak@xtera.com