SOURCE: Xtera Communications

January 18, 2010 08:01 ET

Consórcios Americas I North e Columbus 2b atualizam a rede de cabos submarinos entre EUA e Caribe com o Sistema de Comunicações NXT da Xtera

ALLEN, TX--(Marketwire - January 18, 2010) - A Xtera Communications, Inc. venceu a licitação de um contrato em 2009 dos consórcios The Americas I North e Columbus 2b para atualização do Sistema de Cabo Submarino America I North entre Vero Beach, Flórida e St. Thomas, USVI; e o Sistema de Cabo Submarino Columbus 2b entre West Palm Beach, Flórida e St. Thomas, USVI. Em 22 de dezembro de 2009 o trabalho e os testes de aceitação foram concluídos, permitindo que os sistemas fossem colocados em serviço. Os dois sistemas de cabos submarinos são os primeiros sistemas de amplificação óptica e foram acionados inicialmente em 1994 com um único canal de 2.5 Gbit/s. Uma série de sistemas de cabos submarinos conectam St. Thomas com o Caribe e as Américas Central e do Sul. Este projeto de atualização aumenta substancialmente a capacidade entre os EUA e o Caribe. As partes que participam do consórcio desta atualização são ANTELCOM, AT&T, SETAR, Tricom e Verizon Business.

A tecnologia Submarine Line Terminal Equipment (SLTE) de Differential Phase Shift Key (DPSK) avançado de 20 Gbit/s da Xtera foi selecionada para a atualização das Americas I North e Columbus 2b. Com uma capacidade máxima projetada de 320 Gbit/s por par de fibra para cada sistema, a capacidade inicial prevista para cada sistema é de 120 Gbit/s.

"O crescimento de serviços inovadores de PI, tais como os serviços de aplicações de vídeo nos obriga a colocar uma quantidade muito maior de largura de banda em serviço entre o Caribe, América Central e do Sul, e os Estados Unidos", disse Giovanni Garcia, Presidente do Grupo de Contratos Americas I North/Columbus 2b. "A solução técnica da Xtera viabiliza um aumento de capacidade de mais de 50 vezes, sem exigir a substituição da cara planta submersa. A Xtera também tem um histórico e experiência com execução de atualizações de redes submarinas em todo o mundo".

"Esta seleção por parte dos consórcios Americas I North e Columbus 2b confirma a nossa posição de provedor líder", disse Jon Hopper, Presidente e CEO da Xtera Communications. "Estes cabos são alguns dos primeiros sistemas submarinos com amplificação óptica, e foi bom ver que as nossas soluções funcionam tão bem. Isto mostra que atém mesmo os sistemas de cabos mais velhos, que apresentam difíceis desafios técnicos, podem receber uma nova base, e os equipamentos e serviços especializados da Xtera foram projetados para resolver estes desafios".

O sistema NXT é altamente otimizado para operações em ambientes submarinos e possui uma capacidade de monitoramento avançado que permite uma resposta rápida a falhas, baixo consumo de energia, pacotes de circuitos selados altamente confiáveis, e conformidade com NEBS Zona 4 para terremotos. O NXT usa DPSK de 20 Gbit/s, que aumenta substancialmente a capacidade da fibra existente e é totalmente compatível com a arquitetura existente do terminal.

Xtera Communications

A Xtera Communications é especializada em infraestrutura de rede que fornece a mais alta capacidade, alcance e valor. Com suas soluções para empresas e companhias de telecomunicações, a Xtera oferece um portfólio extenso de soluções de redes ópticas e de PI para aplicações submarinas, de longa distância, regionais, metropolitanas e de empresas. Com produtos instalados em cinco continentes, as soluções de transporte óptico da Xtera ajudam os provedores de serviços a alcançar novos mercados através de novas instalações e ampliam a vida útil dos seus ativos de redes com upgrades econômicos. As nossas soluções de rede de PI para gestão de tráfego WAN oferecem uma otimização de rede eficiente e flexível. As tecnologias inovadoras da Xtera proporcionam qualidade e performance excepcionais, trazendo sucesso para o cliente. Para maiores informações, acesse www.xtera.com.

Contact Information



  • Contatos para a mídia:
    Lily Mak
    Xtera Communications
    Tel.: +1 972 649 5138
    E-mail: Lily.Mak@xtera.com