SOURCE: Webtel.mobi Limited

December 08, 2009 18:16 ET

Declaração do Presidente da Webtel.mobi Limited sobre o recente Desafio Intercontinental Webtel.mobi

NEW YORK, NEW YORK and LONDON, UNITED KINGDOM--(Marketwire - December 8, 2009) - O meu nome é Stuart Sterzel, e sou o Presidente e CEO da Webtel.mobi Limited, empresa que levou a cabo recentemente o Desafio Intercontinental da Webtel.mobi -- a primeira travessia intercontinental tentada pelo homem utilizando jet-wings, de África à Europa.

Devido ao número extremamente elevado de pedidos dos meios de comunicação e do público internacional para que a empresa emitisse uma declaração sobre vários aspectos deste evento, fornecemos o seguinte documento.

Este documento tenta cobrir todas as áreas das principais perguntas que nos foram apresentadas, e é, consequentemente, longo. Como tal, se o ler, negligencie por favor as secções que não são do seu interesse/sobre as quais não levantou questões.

1. Contexto da Webtel.mobi e do Desafio Intercontinental Webtel.mobi

Webtel.mobi é um Fornecedor Global Especializado em Telemóveis. Tem uma página Web bastante clara em www.webtel.mobi/pc que fornece toda a informação relevante sobre a empresa.

The Webtel.mobi Intercontinental Challenge foi um evento que a Webtel.mobi executou para demonstrar fisicamente como o produto da empresa liga o mundo de uma maneira nova e inovadora, tentando realmente ligar os continentes Africano e Europeu de uma forma nova e inovadora.

Os objectivos subsidiários do evento eram -- como parte dos princípios de marketing da Webtel.mobi -- exercer marketing íntegro fornecendo exemplos inspiradores como parte do evento; neste caso para demonstrar como a dedicação, a perseverança e a exibição da excelência pessoal podem originar sucesso; e também como a grandeza pode ser alcançada pelas pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias.

Pode encontrar mais detalhes sobre o Desafio Intercontinental Webtel.mobi na página Web bastante clara www.challenge.webtel.mobi

O Desafio Intercontinental que ocorreu a 25 de Novembro de 2009, foi planeado durante mais de três anos. O Desafiador Webtel.mobi -- Yves Rossy -- Foi-lhe apresentado há seis meses, e a equipa que participou na sua execução teve conhecimento há quatro meses atrás.

A Webtel.mobi tenta sempre combinar técnicas de gestão tradicionais com a inovação do século XXI, e esforça-se por ser inovadora em todas as suas actividades, incluindo marketing. Como tal, todo o evento do desafio intercontinental foi planeado, implementado e gerido dentro da empresa pelo pessoal da Webtel.mobi, incluindo a provisão da transmissão televisiva mundial para antena livre pelos rádio-difusores, de forma a permitir a maior audiência internacional possível para ver um evento inspirador.

À excepção do esforço de ser inovador, a empresa também aplica um planeamento e gestão exaustivos e meticulosos a todas as suas actividades -- incluindo este evento. O resultado disto foi que a empresa pôde implementar e gerir com sucesso um dos maiores e mais complexos eventos transnacionais na história recente (que foi em simultâneo uma estreia mundial), transmitir o seu marketing e mensagem inspiradora global através de todas as formas de meios de comunicação a uma das maiores audiências de todos os eventos na história, e bater múltiplos recordes ao fazê-lo, e também para controlar com sucesso qualquer eventualidade que pudesse ocorrer durante o evento, em tempo real.

2. Princípios de Marketing da Webtel.mobi

A Webtel.mobi não tem um departamento de Responsabilidade Social Corporativa. A nossa visão é que se a empresa tiver um excedente de fundos suficiente para financiar programas sociais (seleccionados arbitrariamente), provavelmente já terá falhado na sua responsabilidade primordial -- que é permitir que os seus clientes retenham o máximo de dinheiro possível para eles, enquanto a empresa continua a ter um lucro razoável.

Assim sendo, a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da Webtel.mobi está integrada nas suas operações de telecomunicações móveis principais, ao manter os custos o mais baixo possível para permitir que os seus clientes mantenham os seus fundos para eles. Além disto, integra princípios socialmente responsáveis nas suas campanhas de marketing, conforme descrevemos abaixo:

A. Promoção da excelência pessoal -- querendo isto dizer que a empresa irá encorajar quaisquer acções que permitam que as pessoas exprimam as suas capacidades inatas, e alcancem o seu potencial máximo sem qualquer limitação artificial financeira, geográfica, de género ou ética, ou,

B. Provisão de mensagens e exemplos que sirvam de inspiração, exemplos esses que, antes de mais, promovam as virtudes do êxito através da determinação e perseverança, e que ilustrem que os grandes êxitos são alcançados por pessoas normais que fazem coisas extraordinárias -- que qualquer pessoa é capaz de fazer, desde que estejam determinadas e que não desistam do que fazem.

Um recente Desafio de Vídeo Viral online incorporava princípios de marketing da Webtel.mobi conforme expresso no ponto A mencionado acima. O Desafio Intercontinental da Webtel.mobi incluía os princípios de marketing da Webtel.mobi conforme expresso no ponto B mencionado acima.

3. O Desafio Intercontinental da Webtel.mobi

O Desafio Intercontinental da Webtel.mobi é apenas um entre uma série de Desafios da Webtel.mobi, que começou por ser um desafio de vídeo online, e que se irá prolongar por vários Desafios Intercontinentais e durante bastante mais tempo.

O Desafio Intercontinental foi concebido e implementado de forma a ilustrar a forma como o serviço de telefones móveis da Webtel.mobi liga o mundo de uma maneira única e inovadora, ao ligar fisicamente os Continentes de uma maneira única e inovadora.

Ao seguir os princípios de marketing da empresa, um componente importante deste evento foi igualmente apresentar uma acção que pudesse servir de inspiração para as pessoas -- ao demonstrar que praticamente nada é possível se os princípios de perseverança e determinação não forem seguidos, e que os grandes êxitos são alcançados por pessoas normais que fazem coisas extraordinárias.

4. Êxitos de Marketing -- Uma marca global através do marketing baseado em princípios

O Desafio Intercontinental da Webtel.mobi é -- conforme nos informaram -- considerado por profissionais de marketing como o evento independente de comunicação com mais êxito levado a cabo por uma empresa privada jamais registado, em todo o mundo. Isto deve-se ao facto de o evento ter sido apresentado na televisão, e através da Video News Release (VNR), na televisão, virtualmente em todos os países do mundo, em horário nobre, e em muitos canais de TV durante mais de uma hora ininterruptamente. Também foi mencionado em -- conforme nos informaram -- milhares de jornais em todo o mundo, e em milhares de artigos online e postings, e foi visto numa transmissão ao vivo pela internet por pessoas de todo o mundo. Fomos informados pela Associated Press Television News que a potencial audiência do evento no APTN Global Video Wire foi superior a 2 biliões de pessoas, e que este número não incluía a transmissão ao vivo contínua -- que foi transmitida em várias centenas de estações de televisão globalmente durante mais de uma hora e meia, incluindo nas maiores cadeias televisivas do mundo, tais como a Sky News, a CNN International e a BBC World. Quanto à validade ou não destas informações, não podemos comentar de forma peremptória, porque a empresa não realizou qualquer esforço planeado para as estabelecer de acordo com os factos, nem o irá fazer. Como a Webtel.mobi é uma empresa de telecomunicações móveis e não uma empresa de gestão de eventos, o facto de ter tido um grande êxito é suficiente, e nós não devemos, nem iremos, desviar o nosso foco de atenção nas nossas actividades principais focalizando-nos em aspectos que não são primordiais. De qualquer das formas, preferimos assumir visões conservadoras, e só iremos comentar factos que são do nosso conhecimento. O que sabemos é que a filmagem televisiva da Webtel.mobi foi transmitida em mais de 140 estações de televisão internacionalmente, e que o número potencial de pessoas envolvidas neste evento através da televisão, imprensa e meios de comunicação online é um dos mais elevados em todo o mundo registado para a história como tendo sido um evento independente de uma empresa privada -- e isto é o máximo que iremos explorar relativamente ao assunto. Todavia, se algum profissional da indústria de marketing tiver interesse ou capacidade para nos informar das estatísticas totais (aproximadas), teremos todo o interesse em conhecê-las de um ponto de vista de interesse humano.

Fomos ainda informados de que, em termos comparativos (sendo isso o valor comparativo do tempo televisivo obtido pela empresa em transmissão editorial relativa ao que teria sido pago em publicidade à mesma escala), o valor publicitário deverá ser na ordem dos altos biliões de dólares. Para nós, isto parece ser um número elevado, e repito, como nos inclinamos para seguir perspectivas conservadoras, a Webtel.mobi não irá fazer publicações que confirmem este número. Contudo, estamos em posição para declarar que a nossa avaliação é que o valor comparativo se encontra certamente em baixas centenas de milhões de dólares, e suspeitamos que o verdadeiro valor comparativo possa estar algures entre a nossa avaliação e o número bastante elevado que nos foi reportado. Mais uma vez, como esta não é a actividade principal da empresa, não nos iremos alongar muito mais sobre o tema, mas na eventualidade de algum profissional da indústria de marketing tenha interesse ou aptidão para confirmar ou desmentir a validade destas informações que recebemos quanto ao valor comparativo, seria igualmente do interesse da empresa de um ponto de vista de interesse humano.

Para além do mencionado acima, no dia 25 de Novembro de 2009, a Webtel.mobi tornou-se, durante um período de tempo, a maior transmissora de televisão no mundo por pegada geográfica, uma vez que a sua filmagem televisiva foi revisitada e retransmitida por centenas de estações de televisão por todo o mundo. Mais uma vez, apesar de se tratar de uma estatística interessante, a nossa empresa é uma empresa de telecomunicações móveis e não uma transmissora televisiva, por isso esta estatística não é relevante para as nossas actividades principais. No entanto, é indicativa das capacidades de gestão da empresa e do seu pessoal para planear, gerir e implementar de forma competente e profissional, actividades profissionais altamente complexas à escala global. No entanto, como se espera que actuem assim de uma forma contínua para o nosso serviço de telecomunicações móveis -- que também tem a maior pegada geográfica por disponibilidade de uma operadora móvel no mundo -- não é caso para felicitações, mas antes para a implementação daquilo que se espera deles e de mim, enquanto parte integrante dos nossos deveres e responsabilidades corporativos.

De um modo geral, a empresa tem consciência do facto de ter batido, ou estabelecido, mais de 10 recordes mundiais em diversas áreas da actualidade. Todavia, uma vez que a empresa também bateu ou estabeleceu vários recordes do mundo na realização das suas actividades principais, nenhum desses recordes ultrapassados ou estabelecidos como resultado do Desafio Intercontinental da Webtel.mobi, ou das actividades principais da empresa, serão discutidos neste documento. Tal como mencionado anteriormente, a cultura corporativa da empresa requer uma revisão dos erros cometidos de forma a podermos aprender e progredir, e não despender tempo com êxitos que muitas vezes são temporários.

5. Êxitos de Marketing -- Transmissão de mensagens de inspiração

Todas as actividades de marketing implementadas pela Webtel.mobi são implementadas com integridade e princípio. Isto significa especificamente que não são meramente exercícios de marketing, mas que também deverão comunicar os princípios de marketing da Webtel.mobi, tal como referido previamente neste documento. Como tal, todas as pessoas envolvidas no evento foram informadas de que deveriam ser elas próprias, e que deveriam dizer sempre o que quisessem.

Todas as partes estão cientes da razão pela qual o evento estava a decorrer, e dos princípios da empresa e da aversão a acções programadas, e o seu ponto de vista de que as pessoas deverão ser quem são e dizer aquilo que pensam a qualquer pessoa, sem restrições.

A visão da Webtel.mobi é que a sua marca e atribuição de marca deverão ser modestas, pois esta deverá ser suficientemente forte para ser projectada através das acções do evento, e isso não se verificar, não vale a pena existir.

Dessa forma, apesar de todas as filmagens televisivas transmitidas por todas as transmissoras durante todo o dia em todo o mundo tenham sido a filmagem da Webtel.mobi, a empresa não associou o seu nome à filmagem e forneceu a mesma gratuitamente e sem quaisquer condições ou restrições.

No próprio dia, a coragem do Desafiador da Webtel.mobi ao tentar essa travessia, e o exemplo da tranquila dignidade e o constante comportamento demonstrado pelo Desafiador e pelos Mergulhadores de Busca e Salvamento que, apesar de terem passado por uma experiência muito stressante com todo o mundo a assistir, não tendo sido seguido posteriormente de nenhum comportamento que demonstrasse qualquer tipo de inquietação, como se se tratasse de um dia perfeitamente normal; transmitiram, na nossa opinião, um exemplo inspirador de uma conduta admirável às pessoas que estavam a assistir ao evento.

Não obstante a aterragem marítima forçada do Desafio no Oceano Atlântico Norte, o Desafiador e todas as partes que cooperaram com a Webtel.mobi não encontraram quaisquer dificuldades, e afirmaram que, não obstante na primeira tentativa não se ter conseguido completar a distância na íntegra, eles voltariam a tentar. Isto demonstrou novamente valores de coragem, perseverança e determinação, e representou um exemplo para todos aqueles que assistiram ao evento.

Por fim, apesar de o evento ter sido implementado por e para a Webtel.mobi, a empresa também teve o prazer de apoiar o Desafiador da Webtel.mobi, Yves Rossy, com a busca da sua visão pessoal através da sua participação no nosso evento. Sob a sua própria bandeira de Jetman, conseguiu -- devido à pegada global da transmissão televisiva da Webtel.mobi -- estabelecer uma consciencialização mais ampla do seu jet-wing e da perspectiva que tinha conseguido alcançar anteriormente, que ele espera que o ajudará na sua missão de tornar o Voo Livre em jet-wing disponível para as pessoas por todo o mundo. Como apoio adicional, a Webtel.mobi criou um website para ele onde se explica a sua formação e visão. Poderá encontrar detalhes relativos a este website no fim deste documento.

6. Desafios enfrentados para o êxito da implementação do evento

Além do planeamento, da implementação e da gestão do Desafio, a Webtel.mobi teve de ultrapassar outros desafios para que este evento se pudesse concretizar com êxito. A estruturação e implementação de um evento global desta natureza de forma que se assegurasse uma implementação bem-sucedida de mais de 100 actividades concorrentes desenvolvidas por 26 empresas à escala global são tarefas extremamente complexas, e uma descrição completa dos requisitos seria demasiado longa para ser incluída neste documento. De seguida, apresentamos um breve resumo dos maiores desafios:

- Implementar uma transmissão televisiva e na Internet a nível mundial, incluindo simultaneamente várias centenas de pessoas em diversos países, bem como 9 câmaras em directo em dois países, e uma num helicóptero, numa situação dinâmica, desde as câmaras a um avião com transmissores de microondas, para a recepção e transmissão para o Satélite Eutelsat e a Torre BT em Londres, para uma transmissão progressiva para as transmissores televisivas globalmente.

- Negociar os diversos e inúmeros requisitos e autorizações impostos pelo governo e pela legislação em vários países, e para o espaço aéreo entre dois países.

- Localizar, designar e juntar uma equipa de 26 empresas e organizações de 12 países, que falavam várias línguas, abrangendo mais de 60 áreas de especialização profissional.

- Ensaiar todos os aspectos do evento -- incluindo o voo à distância, voo em formação, perfurações de Busca e Salvamento, etc.

- Planear e cumprir todos os requisitos logísticos multinacionais requeridos.

- Para o Desafiador da Webtel.mobi tentar o voo do Desafio.

Felizmente, a Webtel.mobi designou e trabalhou com equipas compostas por profissionais líderes no mundo em todas as áreas requeridas, que trabalharam todos muito bem uns com os outros sob a liderança da empresa, numa Equipa de Desafio Intercontinental harmoniosa da Webtel.mobi.

7. A razão pela qual oferecemos a Yves Rossy a oportunidade de ser o Desafiador da Webtel.mobi

Após a concepção, o planeamento e o início da implementação do Desafio Intercontinental, a Webtel.mobi abordou a pessoa que tinha escolhido como sendo o candidato mais apropriado para aceitar o Desafio da Webtel.mobi.

Havia duas possibilidades para o nosso Desafiador.

Um era uma empresa grande que construiu um jet-wing com recursos financeiros e técnicos ilimitados, para uso das Forças Especiais. Tem um alcance de mais de 200 km e é tão sofisticado que consegue realizar o Desafio com facilidade.

A outra era Yves Rossy, que tem um jet-wing que construiu sozinho ao longo dos anos, sem qualquer apoio para além da sua própria dedicação, perseverança contra todos os obstáculos, e o apoio e a assistência de apenas um grupo de amigos privados e apoiantes que lhe eram muito próximos. Fê-lo primeiro a seu cargo, e ao seu ritmo; e a busca da sua visão foi muito dispendiosa para ele em termos de sacrifício pessoal. No entanto, através da aplicação consistente de dedicação e perseverança, ele conseguiu transformar a sua visão em realidade.

A sua abordagem e filosofia reflectem a da Webtel.mobi, e reflectem a evolução da empresa da visão inicial até à realidade do seu próprio produto. Como resultado disto, a Webtel.mobi ofereceu a Yves Rossy a oportunidade de se tornar o Desafio da Webtel.mobi. Ele aceitou o nosso Desafio, e consequentemente tornou-se o Desafiador n. degrees 1 da Webtel.mobi para o primeiro Desafio Intercontinental da Webtel.mobi.

8. O próximo Desafio Intercontinental da Webtel.mobi

De acordo com os seus princípios de perseverança e determinação, e de acordo com os princípios do Desafiador que reflectem os nossos, a Webtel.mobi e o Desafiado da Webtel.mobi, Yves Rossy, irão efectuar o Desafio Intercontinental da Webtel.mobi 2010, a uma data a anunciar em breve, para realizar um voo Intercontinental por um homem num jet-wing, entre a África e a Europa.

Qualquer pessoa ou organização que queira receber informações prévias sobre este evento, deverá enviar um e-mail para mim para ceo@webtel.mobi e eu tomarei todas as providências para que lhe seja enviada toda a informação inicial relativamente à data de implementação do próximo Desafio Intercontinental.

9. Momento sem preço

Todos os eventos têm os seus momentos de preço inestimável, que acontecem longe da vista da exposição ao público; e este evento não foi diferente neste aspecto.

Um destes momentos sem preço envolveu o regresso do Desafiador e dos Mergulhadores de Salvamento ao continente espanhol onde, devido à insistência das autoridades de imigração, tiveram que passar pelo controlo de imigração convencional no Aeroporto International de Jerez.

Como resultado, tiveram que ficar numa fila tal como toda a gente -- só que tinham vestidos macacões de piloto e fatos de mergulho encharcados com dispositivos de flutuação de emergência à volta dos pescoços, com enormes poças de água do Atlântico Norte no chão lustrado -- enquanto os oficiais de imigração de olhos arregalados faziam os possíveis por agir como se fosse perfeitamente normal as pessoas estarem com fatos de mergulho e macacões de piloto completamente molhados, com nada mais nas mãos além do passaporte, estarem à espera numa fila para que os seus passaportes fossem conferidos, e para entrar no país.

Apesar de as fotografias nunca reflectirem adequadamente a atmosfera surreal e hilariante deste momento -- merecedoras de uma publicidade para o "Momento Sem Preço da Mastercard" -- não quisemos deixar de incluir duas das fotografias desta situação, tiradas com um telemóvel, na nossa secção de recursos fotográficos, indicada no fim deste documento.

10. Agradecimentos

Gostaria de expressar a minha gratidão e apreço para com a Equipa do Desafio Intercontinental da Webtel.mobi -- composta por membros da Webtel.mobi Limited e empresas e profissionais de todo o mundo -- pelo seu trabalho tranquilo, profissioal e inspirador e conduta durante o Desafio. Foi um prazer e um privilégio trabalhar convosco como colegas. Os dados destas pessoas e empresas encontram-se na página "Equipa" do website www.challenge.webtel.mobi

A empresa também gostaria de agradecer aos muitos membros do público de todo o mundo que nos contactaram desde o Desafio com as suas felicitações sinceras e comoventes.

Por fim, a empresa gostaria de agradecer aos membros dos meios de comunicação, especialmente à equipa da Sky News, que se comportaram de uma forma extremamente profissional e com consideração quanto à situação invulgar que ocorreu no dia do Desafio.

11. Êxito geral

Os eventos que ocorreram durante o Desafio Intercontinental da Webtel.mobi no dia 25 de Novembro de 2009 ofereceram muitos exemplos de excelentes virtudes e características, mas a mais incrível foi, na minha opinião, esta -

Homens, mulheres e crianças, de todas as idades, de todas as nacionalidades, de todas as culturas, em todos os países -- desprovidos de quaisquer considerações artificiais ou limitações, e envolvendo-se apenas com os seus sentimentos de humanidade e compaixão -- pararam o que estavam a fazer, e juntos, como um, desejaram e rezaram pela saúde de um seu semelhante sob tensão, e que precisava disso; e como um, se regozijaram quando ele foi encontrado.

Isto demonstrou, tão claro como água, que a um nível fundamental somos todos muito mais parecidos do que diferentes, e que quando nos unimos através de alguma forma de comunicação aberta -- seja ao assistirmos em todo o mundo e em simultâneo ao drama de um ser humano na televisão, seja apenas duas pessoas a falarem tranquilamente uma com a outra -, essa comunicação aberta entre as pessoas poderá sempre fazer brotar o melhor em nós, seja onde for, e sejamos nós quem formos.

Isto, para mim pessoalmente, foi o maior êxito desse dia, e eu sinto-me privilegiado por ter tido um pequeno papel nele.

Os meus melhores cumprimentos,

Stuart

Stuart Sterzel
CEO - Webtel.mobi Limited

Recursos e meios de comunicação

O website da empresa Webtel.mobi http://www.webtel.mobi/pc

O website do Desafio Intercontinental da Webtel.mobi http://www.challenge.webtel.mobi

Fotografias do evento http://challenge.webtel.mobi/english/Photos_Images.html

Vídeos do Desafio Intercontinental da Webtel.mobi http://challenge.webtel.mobi/english/Challenge_Viewer.html

Website com informações sobre o Desafiador da Webtel.mobi, e a sua visão -- Yves Rossy http://challenger-one.webtel.mobi/

Contact Information