SOURCE: Taconic

March 30, 2010 21:24 ET

Estudos que usam o rato Taconic HRN™ apresentados no North American Regional ISSX Meeting

Resultados agregam o crescente corpo de conhecimento de ferramentas inovadoras do ADMET Studies

HUDSON, NY--(Marketwire - March 30, 2010) - Os resultados dos estudos que usam o novo rato HRN(TM) (Hepatic Reductase Null) da Taconic foram apresentados no 16th North American Regional ISSX Meeting. O rato HRN(TM) faz parte do novo portfólio de modelos inovadores da Taconic usados para prever melhor a resposta humana ao ADMET.

Na reunião regional do ISSX (International Society for the Study of Xenobiotics) realizada em outubro em Baltimore, Maryland, pesquisadores da Genentech apresentaram dados dos estudos que usam o rato HRN(TM) lançado comercialmente pela Taconic em 2008 e licenciado pela CXR Biosciences. Este knockout condicional de Por não expressam redutase do citocromo P450 no fígado e, por isso, os citocromos P450s do fígado que têm um grande papel na disposição do medicamento, ficam inativos. Como resultado, ele é altamente útil para determinar o papel do metabolismo hepático P450 nos estudos ADME-Tox.

"O metabolismo do citocromo P450 é um grande fator de confusão na biodisponibilidade dos medicamentos, tornando seu estudo vital para o avanço da descoberta de medicamentos", disse Kevin Leak, Vice-Presidente Sênior de Relações com o Cliente da Taconic. A grande e diversa família de proteínas citocromo P450 nos seres humanos e animais pode ser inativada com a eliminação do gene do redutase P450. Com a eliminação da atividade do citocromo hepático P450, o rato Taconic HRN(TM) viabiliza que os pesquisadores demonstrem a eficácia do medicamento in vivo com mais clareza, usando quantidades menores dos principais compostos valiosos.

Pesquisadores da Genentech, liderados por Jason Boggs, Associado Sênior de Pesquisa, relatou os dados de validação do rato HRN(TM) durante a apresentação do pôster ISSX. A equipe da Genentech avaliou o modelo pelas mudanças de características farmacocinéticas dos artigos testados do rato HRN(TM) e de controles selvagens, usando compostos metabolizados por diferentes citocromos humanos P450s e os que refletem depuração baixa, média e alta.

A administração intravenosa resultou em uma maior diminuição da depuração e em um maior aumento da meia-vida do docetaxel, midazolam e teofilina no rato HRN(TM) quando comparado com os controles. A depuração e a meia-vida de nelfinavir foi semelhante nos dois grupos, indicando que poderia ser mediado pelos caminhos CYP e não-CYP extra-hepáticos. Ao comparar as rotas de doses do midazolam, os pesquisadores encontraram um maior aumento na área de valores de curva dos camundongos HRN(TM) vs. controles comparados com administração intravenosa, indicando que a primeira passagem hepática do metabolismo pode ser significante para o midazolam.

A equipe da Genentech também avaliou o metabolismo extra-hepático com a administração do aminobenzotriazole (ABT), um inibidor da atividade CYP no fígado e em outros tecidos. A co-administração do ABT com midazolam aumentou a exposição do midazolam nos camundongos HRN(TM), sugerindo que os CYPs extra-hepáticos têm algum envolvimento no metabolismo do composto. A co-administração do ABT com nelfinavir resultou em uma pequena mudança na exposição, sugerindo que as vias não-CYP são responsáveis pela sua depuração.

O resultado da pesquisa da Genentech é um acréscimo ao grande volume de dados do rato HRN(TM), uma valiosa ferramenta de pesquisa para os estudos ADMET. Os investigadores podem usar o modelo para testar a eficácia dos compostos que exibem alta depuração hepática e baixa biodisponibilidade nos modelos de ratos padrão, ou para avaliar os mecanismos de depuração através da análise do metabolismo hepático e extra-hepático dos compostos.

Desde o seu lançamento comercial, o modelo HRN(TM) tem sido usado por diversos pesquisadores em aplicações acadêmicas e comerciais. Oferecido com exclusividade pela Taconic, o rato HRN(TM) pode ser comprado em quantidades para o tamanho de estudo típico. A CXR Biosciences, que tem experiência na utilização do rato HRN(TM), também irá realizar estudos de contrato de investigação com o modelo.

Genentech
Fundada há mais de 30 anos, a Genentech é uma empresa de biotecnologia líder que descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos para tratamento de condições médias sérias ou que ameaçam as vidas dos pacientes. A empresa, membro do Roche Group, tem sua sede ao sul de San Francisco, Califórnia. Para mais informações sobre a empresa, acesse http://www.gene.com.

CXR
A CXR Biosciences Ltd. comercializa abordagens inovadoras para transformar o processo de desenvolvimento de medicamentos e de avaliação da segurança química. Além de lançar novas plataformas de tecnologia, a CXR também ajuda os clientes a conduzir o desenvolvimento de compostos com mais eficiência ou a resolver os problemas encontrados com o fornecimento de soluções customizadas. A empresa tem relações comerciais com muitas das principais empresas farmacêuticas, empresas químicas, empresas de biotecnologia, principais universidades e instituições de pesquisa do mundo. A CXR Biosciences Ltd. está localizada em Dundee, Escócia. Para mais informação, acesse www.cxrbiosciences.com.

Taconic
A Taconic é a provedora líder de soluções de ciências da vida para pesquisadores de todo o mundo, oferecendo modelos inovadores de animais de laboratório e serviços científicos que facilitam os estudos in vivo e o avanço da descoberta de medicamentos. Nas soluções avançadas da Taconic estão incluídas o design, geração e produção de modelo personalizado, repositórios de modelos de prateleira, perfis de compostos, pesquisa de contrato, reprodução de contrato, monitoramento genético e testes de saúde. Com sede no Hudson River Valley em Nova York, a Taconic opera sete locais de reprodução e três laboratórios de serviço nos EUA e Europa, e tem uma equipe de mais de 1.000 especialistas científicos dedicados à inovação tecnológica. Para mais informações sobre a Taconic, acesse www.taconic.com.

Contact Information