SOURCE: International Diabetes Federation (IDF)

November 02, 2009 12:30 ET

A Federação Internacional da Diabetes leva a cabo uma acção global antes do Dia Mundial da Diabetes - 14 de Novembro

Novembro acolhe as celebrações globais para marcar o mês da consciência da diabetes

BRUXELAS, BELGICA--(Marketwire - November 2, 2009) - Em muitos países, Novembro é o mês da consciência da diabetes, sendo 14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes - a data mais significativa no calendário da diabetes.

A necessidade de aumentar a consciência da diabetes cresce todos os anos com o impacto crescente da doença no mundo inteiro. Os dados mais recentes publicados pelo IDF na 4ª edição do Atlas da Diabetes, mostram que 285 milhões de pessoas no mundo inteiro vivem agora com a diabetes. O IDF prevê que o número total excederá os 435 milhões em 2030 se a taxa de crescimento actual continuar a não ser verificada.

Antes do Dia Mundial da Diabetes, o professor Jean Claude Mbanya, Presidente do IDF pediu um aumento da promoção da saúde e da acção política face à epidemia. A "diabetes está a retirar quatro milhões de vidas todos os anos," disse. "Está a devastar as comunidades e a ameaçar economias. Nós devemos melhorar os cuidados e parar os muitos milhões em risco de desenvolver a doença. Com um custo crescente de mais de 376 biliões de dólares todos os anos, ou fazemos escolhas de vida saudáveis disponíveis e acessíveis agora, ou pagamos mais biliões amanhã."

Dia Mundial da diabetes em todo o globo

Comemorado todos os anos, o Dia Mundial da Diabetes é uma campanha levada a cabo pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) e pelas suas mais de 200 associações em mais de 160 países e territórios. Criado pelo IDF e pela Organização Mundial de Saúde em 1991, o Dia Mundial da Diabetes transformou-se num Dia Oficial das Nações Unidas em 2007 graças a uma resolução da UN, resolução essa que solicita a todos os Estados-membros que organizem eventos para assinalar o dia.

Este ano é o primeiro de uma campanha de cinco anos dedicada à necessidade em crescimento para programas de instrução e de prevenção da diabetes para enfrentar as diabetes e as suas complicações de ameaça à vida. A campanha do Dia Mundial da Diabetes pretende estabelecer o acesso à instrução da diabetes como um direito para todas as pessoas com diabetes, de promover uma maior consciência dos factores de risco e os sinais de aviso da diabetes, e incentiva a melhor prática que compartilha na prevenção da diabetes.

A Federação Internacional da Diabetes está a pedir a todos os países para assinalarem o Dia Mundial da Diabetes e para aumentar a consciência da diabetes iluminando monumentos de azul em todo o mundo - a cor do círculo azul, o símbolo global para a diabetes. Mais de 400 monumentos e edifícios icónicos confirmaram já a sua participação a 14 de Novembro. Nomeadamente: Table Mountain na África do Sul, o London Eye em Londres no Reino Unido, o Burj nos Emirados Árabes Unidos, Cristo Redentor no Brasil, o Hofburg na Áustria, o Alamo nos EUA e Tokyo Tower no Japão. Por todo o Japão perto de 60 monumentos iluminar-se-ão de azul; 82 iluminar-se-ão na Argentina, 34 no Cazaquistão e 21 nos EUA.

Além das iluminações, ocorrerão centenas de eventos no mundo inteiro para assinalar o dia, desde actos individuais de celebração até actividades baseadas na comunidade, até eventos regionais tais como a reunião Pan-Africana nas Maurícias que verá o lançamento de uma declaração africana sobre a diabetes.

A campanha do Dia Mundial da Diabetes pode ser seguida online em www.worlddiabetesday.org; www.twitter.com/wdd; Facebook-http://tinyurl.com/o7o6kf e www.youtube.com/worlddiabetesday.

Nota aos Editores:

A Federação Internacional da Diabetes (IDF) é uma organização central de mais de 200 associações membro em mais de 160 países, representando mais de 285 milhões de pessoas com diabetes, as suas famílias, e os seus fornecedores de serviços de saúde. A missão do IDF é promover no mundo inteiro o cuidado, a prevenção e uma cura da diabetes. As suas actividades principais incluem a educação para pessoas com diabetes e profissionais de cuidados médicos, campanhas de sensibilização públicas e a promoção e a troca de informação. O IDF é uma organização não governamental em relações oficiais com WHO e associado ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas. O IDF organiza o Congresso Mundial da Diabetes a cada dois anos. Para mais informações, visite por favor www.idf.org e siga-nos no twitter.com/IntDiabetesFed

Acerca do Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de Novembro, uma data escolhida para assinalar o aniversário do senhor Frederick Banting, um dos pioneiros na pesquisa da diabetes. Dia Oficial das Nações Unidas, o Dia Mundial da Diabetes é representado pelo logótipo do círculo azul que é o símbolo global da diabetes. A campanha do Dia da Diabetes do Dundo é apoiada por 14 parceiros oficiais: Abbott Diabetes Care, AstraZeneca, Boston Scientific, Bristol-Myers Squibb, LifeScan, Eli Lilly, Medtronic, Merck Sharp & Dohme (MSD), Novartis, Novo Nordisk, Pfizer, Roche, Sanofi Aventis e Takeda.

Contact Information

  • Contacto dos meios de comunicação:
    Kerrita McClaughlyn
    Federação Internacional da Diabetes
    Escritório: +32-2-5431639
    Telemóvel: +32-487-530625
    E-mail: media@idf.org