SOURCE: Harvard Business School

May 04, 2010 23:41 ET

Nitin Nohria nomeado próximo reitor da Harvard Business School

BOSTON, MA--(Marketwire - May 4, 2010) - Nitin Nohria, o Professor de Administração de Business Richard P. Chapman da Harvard Business School (HBS), será o décimo reitor da Faculdade, divulgou a Presidente Drew Faust no dia 4 de maio de 2010.

Um acadêmico de liderança e mudança organizacional, Nohria foi reitor associado sênior da Faculdade de desenvolvimento do corpo docente e presidente da unidade de comportamento organizacional. Atual co-presidente da Iniciativa de Liderança HBS e membro do corpo docente da HBS desde 1988, ele assumirá o seu novo cargo no dia 1 de julho.

Nohria é sucessor de Jay Light, que em dezembro anunciou que pretendia se aposentar no final do ano letivo de 2009-10 após cinco anos como reitor e quatro décadas de serviço distinto no corpo docente da HBS.

"Em um momento crucial para a Harvard Business School e para a educação de business em geral, estou felicíssima com o fato de Nitin Nohria ter concordado em levar a HBS adiante", disse Faust. "Ele é um excelente acadêmico, professor e mentor, com uma visão geral global e um instinto de colaboração além das fronteiras tradicionais. Ele conhece profundamente a Faculdade e tem um grande desejo de inovação. Ele se preocupa profundamente com o compromisso da Faculdade para com o rigor e a relevância -- com bolsas sérias que têm um impacto potente na prática. Ele é uma pessoa que estuda a liderança e que também incorpora as qualidades de um líder na forma como ele atrai as pessoas e as ideias, em como ele pensa sobre a mudança organizacional e como ele vê os desafios consequenciais do futuro".

"Agradeço à Presidente Fausto por esta oportunidade e tenho a humildade e o privilégio de acompanhar muitos excelentes reitores, incluindo Jay Light", Nohria disse. "Tenho uma grande responsabilidade de dar continuidade ao legado orgulhoso da Harvard Business School de ideias inovadoras e experiências educacionais transformacionais. Com a educação de business em um ponto de inflexão, devemos nos esforçar para equipar os futuros líderes com a competência e o caráter para que eles possam enfrentar os desafios de negócios e sociais globais emergentes. À medida que entramos no segundo século, espero trabalhar com o corpo docente, funcionários, estudantes e ex-alunos da Faculdade para criar uma visão para a Harvard Business School que permita que ela continue as ser um farol que ilumina a educação de business nos próximos 100 anos".

"Nitin Nohria será um excelente reitor da Harvard Business School", disse Light. "Ele é muito respeitado dentro da nossa grande comunidade como um acadêmico de liderança perspicaz e um líder acadêmico dedicado e capaz. Ele acredita profundamente na missão distinta da Faculdade e no seu papel no mundo. Ele vai levar adiante os objetivos e as estratégias que tornam esta instituição um lugar muito especial".

Nohria recebeu formou-se em engenheiro químico em 1984 pelo Indian Institute of Technology, Bombaim, que lhe concedeu sua medalha de aluno distinto em 2007. Ele recebeu seu Ph.D. em administração em 1988 da Massachusetts Institute of Technology's Sloan School of Management, onde ele defendeu sua excelente tese em comportamento e ciências políticas. Ele entrou para o corpo docente da HBS como professor assistente em 1988, foi nomeado professor associado em 1993, tomou posse do cargo em 1997, e passou a pertencer ao Richard P. Chapman Professor of Business Administration em 1999.

Seus atuais interesses são a teoria e a prática de liderança, o estudo da motivação humana, a análise das práticas de gerenciamento críticas para o sucesso corporativo, e os desafios estratégicos e organizacionais da globalização.

Ele co-escreveu ou co-editou 16 livros e é autor de mais de 50 artigos e dezenas de casos e notas de ensino. Seu mais recente livro: "Handbook of Leadership Theory and Practice" (2010, co-editado com Rakesh Khurana), reflete um colóquio organizado por ele como parte do centenário da HBS em 2008 para estimular a pesquisa acadêmica série sobre a liderança.

Outros livros recentes abordaram como os novos líderes de origens diferentes subiram ao poder nas empresas americanas ("Paths to Power", 2006, com Anthony Mayo e Laura Singleton); que práticas de gerenciamento diferenciam as organizações de sucesso ("What Really Works", 2003, com William Joyce e Bruce Roberson); o que podemos aprender com o declínio das empresas industriais no último trimestre do Século XX ("Changing Fortunes", 2002, com Davis Dyer e Fred Dalzell Jr.); o que basicamente impulsiona a motivação e a escolha humana ("Driven", 2001, com Paul Lawrence); e como a ambição molda as pessoas de sucesso ("The Arc of Ambition", 2000, com James Champy). Seu livro de 1997: "The Differentiated Network: Organizing Multinational Corporations for Value Creation", recebeu o prêmio Management's George R. Terry Book Award concedido anualmente ao livro que tenha feito a maior contribuição para o avanço do gerenciamento do conhecimento.

Nohria atuou em várias funções seniores na HBS ao longo dos anos: presidente da unidade de comportamento organizacional de 1998 a 2002, diretor da divisão de pesquisa de 2003 a 2004, e reitor associado sênior do desenvolvimento do corpo docente de 2006 a 2009. Ele foi co-presidente da Iniciativa de Liderança da HBS em julho de 2009, e é membro do comitê executivo da iniciativa do corpo docente sobre a liderança avançada da Universidade.

Nohria foi professor de M.B.A., doutorado e programas educacionais executivos da Universidade de Business. Ele é o anterior dirigente do curso de "Leadership and Organizational Behavior" obrigatório do primeiro ano, e co-dirigiu o curso obrigatório do primeiro ano "Leadership and Corporate Accountability". Recentemente, ele foi professor de programas educacionais executivos como "Building a Global Enterprise in India" e "New CEO Workshop". Um mentor para muitos doutorandos da HBS nos últimos vinte anos, durante anos ele também foi professor do programa interfaculty Ph.D. em comportamento organizacional e foi diretor de forças-tarefas da HBS sobre escrita de casos e desenvolvimento de cursos, além do currículo de liderança. No início deste ano, ele foi um dos quatro instrutores das Faculdades Harvard que co-projetou e deu aula em um workshop em janeiro sobre "Faith and Leadership in a Fragmented World".

Em uma carta à comunidade da HBS anunciando a nomeação, Faust disse que ela "se beneficiou com os extraordinários conselhos durante a busca", e ela expressou sua gratidão às "muitas pessoas que compartilharam da sua opinião -- não somente sobre os possíveis candidatos a reitor, mas sobre as questões mais amplas que as faculdades de business enfrentam em geral e a nossa em particular". Ela também agradeceu ao grupo consultor do corpo docente que a auxiliou na pesquisa. "A pesquisa foi um processo educacional inestimável para mim", ela disse, "e confirmou que a HBS avança de uma posição de força, impulsionada por uma comunidade remarcavelmente participante e energética composta do corpo docente, estudantes, funcionários e ex-alunos".

Harvard Business School

Fundada em 1908 como parte da Harvard University, a Harvard Business School está localizada em um campo de 40 acres em Boston. Seu corpo docente de mais de 200 pessoas oferece programas em tempo integral que levam às graduações de M.B.A. e de doutorado, e a mais de 140 programas educacionais executivos abertas e personalizadas. Durante um século, o corpo docente da HBS aproveitou a pesquisa, sua experiência com trabalho com organizações em todo o mundo, e a sua paixão pelo ensino para educar os líderes que moldaram a prática dos negócios em todo o mundo.

Contact Information