SOURCE: The Tech Museum

The Tech Museum

November 18, 2009 23:51 ET

O recebedor do Prêmio Nobel e ex-Vice-Presidente Al Gore ganha o Prêmio Humanitário Global James C. Morgan de 2009

O Tech Awards homenageia cinco inovadores internacionais com $250.000 por aplicarem a tecnologia para o benefício da humanidade

SAN JOSE, CA--(Marketwire - November 18, 2009) - O recebedor do Prêmio Nobel e ex-Vice-Presidente Al Gore recebeu hoje o Prêmio Humanitário Global James C. Morgan de 2009 concedido pelo Tech Museum como parte do seu programa internacional, o Tech Awards.

Apresentado pela Applied Materials, o Tech Awards celebra o poder da tecnologia de abordar os desafios globais do meio ambiente, desenvolvimento econômico, educação, igualdade e saúde. O Prêmio Humanitário Global, também patrocinado pela Applied Materials, homenageia as pessoas cuja ampla visão e liderança ajudam a construção de um mundo justo, humano e sustentável. O prêmio foi inspirado pela convicção do Chairman Emérito da empresa James Morgan de que a tecnologia pode ser uma ferramenta usada para transformar as idéias em soluções para um mundo melhor. Gore foi selecionado pelo seu trabalho internacional com assuntos do meio-ambiente -- em particular, disseminando o conhecimento global da mudança climática.

Durante o evento de gala no San Jose McEnery Convention Center, 15 inovadores de todas as partes também foram reconhecidos por aplicarem a tecnologia de forma prática para beneficiar a humanidade em todo o mundo. Cinco deles receberam prêmios em dinheiro no valor de $50.000 durante a cerimônia realizada para uma platéia lotada de mais de 1.500 pessoas, incluindo gigantes do Vale do Silício, filantropos e líderes políticos.

"As inovações inspiradoras dos premiados são um incentivo potente para que todos nós consideremos a nossa responsabilidade civil de contribuir para a mudança positiva em todo o mundo", disse Peter Friess, presidente do Tech Museum. "Hoje à noite presenciamos o que acontece quando utilizamos o que temos de melhor com o objetivo de desenvolver idéias inovadoras para um futuro mais promissor".

Desde que o Tech Awards foi fundado nove anos atrás, a Applied Materials fez uma parceria com o Tech Museum para celebrar as invenções extraordinárias dos premiados e aumentar a visibilidade dos trabalhos.

"Esta é a melhor noite do ano no Vale do Silício pois celebramos e damos suporte às equipes e pessoas extraordinárias que usam a tecnologia para enfrentar os maiores desafios do nosso planeta, com visão, impacto, criatividade e entusiasmo", disse Mike Splinter, CEO e Chairman da Applied Materials. "Os verdadeiros vencedores da noite são as milhões de pessoas de todo o mundo que se beneficiam diretamente do trabalho realizado pelos premiados do Tech Awards, cujas vidas mudaram para melhor".

Os recebedores de prêmio em dinheiro do Tech Awards de 2009 são:

Prêmio Intel Meio Ambiente

De Vacas a Kilowatts, Dr. Joseph Adelegan: O refugo dos matadouros é uma das fontes mais significantes de poluição da água e de emissão de gases causadores do efeito estufa na maioria das economias em desenvolvimento. O reator de filme fixo anaeróbico usado no projeto Vacas a Kilowatts descontamina o fluxo de refugo dos matadouros e transforma o refugo orgânico em gás metano que pode ser usado para gerar eletricidade ou gás de cozinha barato. http://www.un.org/esa/sustdev/publications/africa_casestudies/kilowatts.pdf

Prêmio BD Biosciences de Desenvolvimento Econômico

Energia Alternativa para o Fortalecimento, Alternative Energy Development Corp.: A célula de combustível evita em grande parte o refugo de chumbo-ácido das baterias de instalação solar ou eólia. As células de combustível baratas de zinco-ar podem ser usadas nas comunidades pobres sem acesso à grade de energia. Os anodos da célula de combustível podem ser removidos manualmente em cerca de 15 minutos e o refugo de óxido de zinco pode ser reciclado como fertilizante. www.aedc.co.za

Prêmio Microsoft de Educação

Programa de Merenda Escolar, Akshaya Patra Foundation: As refeições de alta qualidade e calóricas são a chave para o processo educacional das áreas carentes. O Programa de Merenda Escolar usa uma tecnologia de cozinha de alta performance integrada e adaptada e um sistema de entrega de alimentos de custo eficaz para servir uma refeição diária nutritiva para milhões de crianças indianas. http://www.akshayapatra.org/

Prêmio Katherine M. Swanson de Igualdade

Software de Guia de Salário Justo, World of Good Development Organization: Os trabalhadores artesanais de todo o mundo geralmente são pagos por peça, normalmente através de um baixo salário por hora. O software Calculador de Comércio Justo oferece avaliação de preços localizados dos bens feitos à mão para melhorar o salário dos trabalhadores informais. A plataforma de web gratuita determina a análise do preço localizado dos salários pagos aos artesãos, comparado com os padrões dos salários internacionais. http://www.fairtradecalculator.com/index.php

Prêmio Nokia de Saúde

Ultra Rice, PATH: Mais de um bilhão de pessoas das nações em desenvolvimento sofrem de deficiência alimentar de micronutrientes vitais, como ferro, zinco, ácido fólico e vitamina A. O Ultra Rice é um aditivo fortificante barato para o arroz normal, personalizado de acordo com as deficiências comuns das regiões onde ele é distribuído. http://www.path.org/projects/ultra_rice.php

O Prêmio Humanitário Global é patrocinado pela Applied Materials. Uma grande corporação ou fundação patrocina cada uma das cinco categorias dos prêmios: Meio Ambiente (Intel), Desenvolvimento Econômico (BD Biosciences), Educação (Microsoft), Igualdade (Swanson Foundation), e Saúde (Nokia). Outros grandes patrocinadores são a Polycom, SAP, Genentech e KPMG.

Outros patrocinadores do Tech Awards são: Santa Clara University's Center for Science Technology, and Society, Wells Fargo, Google, eBay, Qatalyst Partners e Accenture. Os parceiros são: World Federation of United Nations Associations, United Nations Development Programme, World Bank Institute, Catholic Relief Services, National Center for Technology, The CORE Group, Opportunity.org, Acumen Fund, NetHope, Ashoka Foundation, Schwab Foundation, Skoll Foundation, Global Giving, Lex Mundi, Social Enterprise Alliance, American Airlines, Ogilvy Public Relations Worldwide, The Fairmont San Jose, The Sainte Claire Hotel, The Hilton Hotel San Jose, The Crown Plaza Hotel, NBC Bay Area, San Jose Mercury News, Forbes, Stanford Social Innovation Review, Blue Planet Run Foundation e Bain & Company.

Para mais informações sobre o Tech Awards, acesse www.techawards.org.

Tech Museum

O Tech Museum é um museu prático de tecnologia e ciências para pessoas de todas as idades e backgrounds. O museu -- localizado na Capital do Vale do Silício -- é um recurso educacional sem fins lucrativos criado para engajar as pessoas na exploração e na experiência de tecnologias que afetam as suas vidas. Com programas educacionais como o Tech Challenge, nossa competição anual de design em equipe para jovens, e programas conhecidos internacionalmente como o Tech Awards apresentado pela Applied Materials, Inc., o Tech Museum celebra o presente e incentiva o desenvolvimento de idéias inovadoras para um futuro mais promissor.

Contact Information