SOURCE: OPEL International Inc. and OPEL Solar, Inc.

April 21, 2010 07:12 ET

A OPEL Solar, Inc. e a Tecneira, S.A. lançam parceria com uma central solar de um megawatt

Portugal congratula-se com a atribuição do projecto de energia solar para tecnologia de concentração fotovoltaica

SHELTON, CONNECTICUT e TORONTO, ONTARIO--(Marketwire - April 21, 2010) - OPEL International Inc. (TSX VENTURE: OPL) e OPEL Solar, Inc.

A OPEL Solar, Inc., promotor e fornecedor líder global de painéis solares fotovoltaicos ("HCPV") de alta concentração e de outros produtos solares, incluindo sistemas de seguimento no solo e no telhado, anunciou hoje a assinatura de um acordo com a Tecneira, S.A., a empresa portuguesa de energia renovável do Grupo ProCME. As empresas anunciaram igualmente a sua primeira conquista em termos de projecto solar HCPV.

Em meados de Março, o Governo português anunciou, em cerimónia pública, o compromisso do País para com os objectivos estabelecidos para as energias renováveis até 2020. Durante a cerimónia, presidida pelo Primeiro-Ministro português, José Sócrates, foi anunciada a atribuição à OPEL Solar e à Tecneira da participação na fase preliminar de projectos, a instalação de uma central solar de energia fotovoltaica de alta concentração ("CPV") de um Megawatt. Este projecto de energia solar será uma instalação HCPV de um megawatt elegível para a quota da contribuição ("FIT") portuguesa que irá proporcionar uma taxa de retorno de investimento garantida.

"A OPEL Solar está satisfeita pela parceria com a Tecneira, tendo em conta que Portugal está a entrar de forma decisiva na energia solar CPV", referiu Robert Pico, CEO da OPEL Solar, Inc. "Estamos cientes de que, para a atribuição do projecto, a tecnologia da OPEL Solar foi considerada como uma das mais inovadoras e expansível empresa de serviço público para alcançar os objectivos de energia solar de Portugal em termos de CPV."

"A Tecneira acredita nas vantagens competitivas que a tecnologia HCPV da OPEL Solar oferece à nossa Empresa. A colocação dos painéis HCPV em seguidores solares irá optimizar a produção eléctrica desta central solar," referiu Alda Delgado, CEO da Tecneira, S.A. "Esperamos trabalhar com a OPEL Solar nesta primeira instalação e em outros projectos no futuro."

A central solar de um megawatt ficará localizada em Alqueva, Moura, na zona sul de Portugal, um local privilegiado para o desenvolvimento solar.

A OPEL Solar irá construir a instalação com os seus painéis solares HCPV MK-I instalados em seguidores de eixo duplo. A combinação de painéis HCPV e seguidores de eixo duplo de precisão da OPEL resulta numa produção energética superior por unidade de terra (acre/hectare) à de painéis planos de película fina ou silicone com um potencial para aumentar a produção fotovoltaica em até 40 por cento.

Sobre a Tecneira, S.A. e o Grupo ProCME

A Tecneira, S.A. tem a sua sede em Porto Salvo, Portugal. Fundada em 2001, a Tecneira é a empresa de energias renováveis do Grupo ProCME. A sua actividade base é a produção de electricidade a partir de fontes de energias renováveis e a sua comercialização e fornecimento à rede eléctrica pública. A Tecneira centra-se no desenvolvimento de projectos solares fotovoltaicos, eólicos, de biomassa e de energia de ondas. A Empresa tem como principal objectivo a promoção, desenvolvimento, construção chave na mão, gestão de sistemas de energias renováveis, bem como o funcionamento e manutenção de centrais de energias renováveis. A Tecneira considera a utilização de tecnologias solares inovadoras como a HCPV vital para a energia solar tendo um impacto importante no mercado concorrente futuro e na taxa de retorno de investimentos em energia solar. A Tecneira desenvolve oportunidades em HCPV que vão da micro-regeneração até aos sistemas solares de serviço público de grande escala.

O Grupo ProCME é composto por empresas que operam no âmbito da engenharia de alta tecnologia. Trata-se de uma organização que faz parte do Grupo ACS espanhol. Presentemente, é uma das maiores empresas do mundo com actividade global nas áreas dos serviços e da construção. O ProCME tem a capacidade de efectuar a instalação de todo o tipo de central energética, quer seja de energia convencional ou renovável.

Sobre a OPEL Solar, Inc. e a OPEL International Inc.

Com operações sediadas em Shelton, CT e Toronto, Ontário, Canadá, a OPEL concebe, fabrica e comercializa painéis fotovoltaicos de alta concentração ("HCPV") para transformar energia solar em electricidade para aplicação a nível mundial. Os painéis fotovoltaicos de alta concentração geram até 40 por cento mais kilowatts-hora do que os painéis solares planos de película fina ou silicone, resultando em mais electricidade rentável gerada a partir do sol. A OPEL também comercializa uma linha completa de seguidores solares com eixo simples e duplo de precisão para instalar painéis para uma óptima produção de energia. A OPEL concebe igualmente produtos com sensor de infravermelhos para aplicações militares e industriais.

Líder na tecnologia fotovoltaica solar e de arsenieto de gálio, a Empresa foi galardoada com 39 patentes e tem mais 12 patentes pendentes. As acções comuns da OPEL são transaccionadas na TSX Venture Exchange com o símbolo "OPL". Para mais informações sobre a OPEL Solar, Inc., visite o website da Empresa em www.opelinc.com. A OPEL Solar, Inc. é uma filial da OPEL International Inc. (TSX VENTURE: OPL).

Data: 20 de Abril de 2010

EM NOME DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Michel Lafrance, Secretário

Os investidores são avisados de que, à excepção das declarações relativas a factos históricos, determinadas declarações contidas neste boletim informativo podem conter informações previsionais relativas à Empresa. Tais declarações ou informações previsionais baseiam-se em expectativas actuais, estimativas e projecções formuladas utilizando pressupostos que se crêem ser actualmente razoáveis e que envolvem um número de riscos e incertezas que podem originar resultados efectivos materialmente diferentes dos antecipados. A Empresa não assume qualquer obrigação de actualizar ou rever publicamente quaisquer declarações ou informações previsionais, quer sejam resultantes de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, a menos que tal seja exigido pela legislação aplicável relativa aos valores mobiliários.

O TSXV não reviu e não aceita responsabilidade pela suficiência ou precisão deste boletim.

Contact Information



  • Contactos:
    OPEL Solar, Inc.
    Pat V. Agudow
    Vice-Presidente, Relações Públicas
    (203) 612-2366 Ext 2612
    p.agudow@opelinc.com

    WT Blase & Associates, Inc.
    Bill Blase ou Stephanie Kuffner
    Media Relations
    (212) 221-1079
    solar@wtblase.com