SOURCE: Octasic

February 08, 2010 09:00 ET

Octasic lança segunda geração de Core DSP para Aplicativos de Porta Sem Fio e de Mídia de ponta

Octasic oferece ambiente de desenvolvimento do Core Opus2 DSP para avaliação por parte dos Designers de Produtos Sem Fio 3G/4G

MONTREAL--(Marketwire - February 8, 2010) - A Octasic Inc., inovadora líder de processamento de mídia e soluções sem fio, anunciou hoje o lançamento da segunda geração do core Opus2 DSP, uma arquitetura DSP assíncrona de alta performance e ultra-baixo consumo de energia otimizada para processamento de banda básica e de transcodificação de multimídia. Para facilitar a avaliação do core por parte dos clientes, a Octasic está disponibilizando um ambiente de desenvolvimento integrado com suporte para aplicativos de infraestrutura celular de multi-padrão.

O core Opus2, baseado na arquitetura Opus DSP assíncrona única da Octasic, oferece o consumo de energia mais baixo disponível em um DSP de alta performance totalmente programável. O Opus2 é um código compatível com o atual core Opus1 disponível. O Opus1, o processador DSP usado nos dispositivos Vocallo da Octasic, é altamente utilizado como um processador de mídia nas portas de mídia de voz e vídeo para session border controllers (SBCs - Controladores de Limite de Sessão) com e sem fio, IPBXs e um processador de banda básica em estações básicas de GSM de multi-transportadoras.

Incorporando a experiência adquirida com o desenvolvimento de extensos aplicativos do Opus1 e as melhorias no design assíncrono, a Octasic dobrou o desempenho da plataforma e melhorou a sua eficiência energética. Por exemplo, um único dispositivo baseado no Opus2 pode fornecer todo o processamento necessário para 64 usuários de estação básica HSPA+/LTE com um consumo de menos de 2,5W.

"Para todos os nossos clientes -- seja para o desenvolvimento de porta de mídia ou estações básicas sem fio -- a melhora da potência e da performance passou a ser a principal prioridade", disse Robert Blake, CEO da Octasic. "O Opus2 amplia ainda mais a nossa liderança no desenvolvimento de plataformas que fornecem para os designers a flexibilidade e a escalonabilidade necessárias para maximizar o investimento em comunicações sem fio de multi-padrão".

Opus2 para Aplicativos Sem Fio

Além das melhorias da arquitetura básica, o Opus2 foi otimizado para ser compatível com as interfaces aéreas dos padrões 2G e 3G existentes, bem como dos padrões 4G/LTE emergentes. Foram acrescentadas instruções para melhorar a potência e o desempenho dos algoritmos de camada de W/CDMA e OFDMA físicas e media access control (MAC), para correspondência de taxas, codificação turbo, geração de código, equalização, processamento de taxa de chip e criptografia. Também foram feitos aprimoramentos para compatibilidade com um acelerador de hardware reconfigurável dinamicamente, intimamente acoplado com o core Opus2, para melhorar o desenvolvimento e manter a flexibilidade do software para funções como: pesquisa Random Access Channel (RACH); FFT/DFT; e algoritmos de correção avançada de erros, como decodificação turbo e Convolutional Turbo Code (CTC).

"Com toda uma linha de produtos sem fio criados com base em uma única arquitetura é possível reduzir drasticamente os custos de desenvolvimento e o tempo de lead do produto para suporte com os padrões em evolução", disse Will Strauss, presidente e analista principal da Forward Concepts. "Para abordar o mundo voltado para a tecnologia e aplicativos que vivemos hoje em dia, a Octasic criou uma plataforma flexível com longevidade que pode ser escalonada para iterações com as tecnologias que ainda estão por vir".

O Opus2 é completamente compatível com um rico ambiente de desenvolvimento de software altamente integrado que inclui um compilador C otimizado e simulador de timing preciso. Os dispositivos baseados no Opus2 serão disponibilizados pela Octasic ainda este ano, para uso em: banda básica sem fio, porta de mídia, PBX e produtos de Vídeo.

"Dada a amplitude da sua capacidade e juntamente com os seus requisitos de baixo consumo de energia e de silício pequeno, o Opus2 é ideal para criar soluções escalonáveis que atendam aos desafios do design de um femtocell residencial de baixo custo, bem como os requisitos de alta performance de um macro BTS de multi-padrão", disse Emmanuel Gresset, vice-presidente de rádio definido por software da Octasic. "Trabalhamos arduamente para garantir que nossos clientes possam desenvolver produtos superiores para uma ampla gama de aplicações em uma arquitetura DSP unificada de voz, vídeo e banda básica".

Para os desenvolvedores de dispositivos sem fio à procura de aplicativos 3G de alta performance e baixo consumo de energia, a Octasic fará a demonstração de uma plataforma de referência integrada com os parceiros Continuous Computing e Analog Devices Inc. no Mobile World Congress, entre 15 e 18 de fevereiro em Barcelona, Espanha, no Canadian Pavilion, Estande 2A97 (veja assunto relacionado). Para mais informação ou para marcar uma hora, contate Natalie Mountain no natalie.mountain@octasic.com ou (514)282-8863.

Octasic

A Octasic Inc. é uma fornecedora global de soluções de silício e de software para processamento de mídia e de modem sem fio para provedoras de comunicações convergentes, empresas e mercados de equipamentos terminais para comunicação. A alta qualidade das soluções de VoIP e estações base DPS multi-standard wireless são baseadas na Opus, uma arquitetura DSP sem clock única. A Octasic viabiliza que a próxima geração de fabricantes de equipamentos reduza substancialmente os custos, oferecendo performance sem igual em termos de densidade e de consumo de energia. Fundada em 1998, a Octasic é uma empresa privada com sede em Montreal, Canadá.

Contact Information