Primeira Pesquisa Global CCIE Prevê Crescimento em Virtualização, Segurança e Colaboração

Pesquisa celebra mais de 15 anos da certificação CCIE da Cisco e destaca as qualificações nas quais profissionais de TI precisarão investir


SAN JOSE, CA--(Marketwire - April 13, 2010) - Marcando mais de 15 anos de sua certificação CCIE® (Cisco Certified Internetwork Expert) e para entender melhor como serão as infra-estruturas digitais ao longo dos próximos cinco anos, a Cisco (NASDAQ: CSCO) anuncia os resultados da mais abrangente pesquisa de cliente final já conduzida na comunidade internacional CCIE.

Encomendado como parte da comemoração do Aniversário de 25 anos da Cisco, a pesquisa foi conduzida pela Illuminas, uma empresa de estudos estratégicas, para explorar a perspectiva singular de alguns dos mais respeitados e qualificados profissionais de tecnologia da informação na indústria de redes. O estudo revela as principais tendências que estão impulsionando a inovação, incluindo virtualização, gestão de segurança e risco, comunicações unificadas, vídeo e colaboração em tempo real. Um total de 970 profissionais com qualificação CCIE de 79 países participaram; seus empregadores variaram de empresas da Fortune 500 até organizações pequenas e de médio porte, representando uma ampla diversidade de indústrias.

Destaques da Pesquisa:

Adoção rápida de virtualização

  • Mais de dois terços dos profissionais com CCIE disseram que a virtualização será o principal investimento de rede nos próximos cinco anos, conforme executivos-chefes continuam a se concentrar com afinco na redução de custos de TI.

  • As organizações estão cada vez mais adotando a virtualização como medida para economizar energia, espaço e custos. Uma estratégia abrangente e holística de virtualização pode oferecer vantagens competitivas significativas para organizações, ao ampliar eficiência operacional e simplificar o gerenciamento.

  • Profissionais com certificação CCIE acreditam que a eficiência energética no centro de processamento de dados será a principal iniciativa de rede "verde" dos próximos cinco anos.

Requisitos mais exigentes de segurança para redes mais sofisticadas

  • Profissionais com CCIE acreditam que é crítico que profissionais de rede permaneçam atentos para evitar um volume crescente de violações internas e externas de segurança que ameaçam as redes atualmente. Ao longo dos próximos três a cinco anos, a gestão de risco e segurança serão as qualificações de rede mais requisitadas, de acordo com 64 por cento dos participantes do estudo. Um em cada três entrevistados acredita que violações de segurança da informação e rede permanecerão como principal preocupação de CIOs nos próximos cinco anos.

  • Conforme organizações implementam tecnologias de colaboração integrando fronteiras geográficas e de negócio, a segurança de rede continuará a ser componente crítico da estratégia de TI. Vulnerabilidades de rede e ameaças à segurança de rede, bem como a qualificação e sofisticação de criminosos, estão constantemente evoluindo.

Colaboração via vídeo e comunicações unificadas

  • As comunicações unificadas produzirão colaboração ampliada entre a força de trabalho, de acordo com 47% dos profissionais com CCIE. Trinta por cento dos entrevistados acreditam que lidar com as necessidades de uma força de trabalho global e altamente colaborativa será a principal preocupação de CIOs nos próximos cinco anos.

  • Soluções de colaboração e conferência por Web terão papel essencial conforme as empresas se preparam para lidar com as complexidades desse ambiente global de negócios altamente móvel e colaborativo.

  • Cinquenta e dois por cento dos entrevistados acreditam que soluções de vídeo em tempo real, tais como a TelePresença Cisco, serão uma das principais iniciativas "verdes" com impacto em redes e engenheiros de rede. Profissionais com CCIE concordam que o uso de vídeo para colaboração está crescendo, com 25% dos entrevistados declarando que vídeo será a principal tendência de rede nos próximos cinco anos.

Certificação CCIE:

  • A Cisco introduziu a certificação CCIE em 1993 para ajudar a indústria a distinguir a camada mais alta de especialistas de interligação de redes no mundo inteiro. Hoje, profissionais de rede com certificações CCIE ativas são valorizados por empregadores e clientes graças à sua qualificação especializada de engenharia de rede e conhecimento de produtos e soluções Cisco.

  • De acordo com os entrevistados, a empregabilidade como certificado CCIE na área de redes tem sido muito positiva. 98% dos entrevistados está atualmente empregado, e mais de 70 % acredita que são bem ou muito bem valorizados por suas organizações. De fato, dois terços recomenda uma carreira em redes para pessoas interessadas em tecnologia.

  • 80% estão muito ou extremamente satisfeitos com sua escolha de carreira e 40 % dizem ter estado envolvido no design e implementação de um projeto de rede que melhorou as vidas e bem-estar de cidadãos em sua comunidade.

  • Além disso, dois em cada três acreditam ter sido capazes de oferecer uma experiência positiva de orientação para pessoas interessadas em desenvolver sua própria qualificação em redes.

Citações:

  • Jeanne Beliveau-Dunn, gerente-geral da Learning@Cisco, disse: "Profissionais CCIE estabeleceram uma reputação de liderar a indústria de rede em conhecimento técnico profundo de redes, e tipicamente foram alocados para lidar com os projetos de rede mais desafiantes em termos técnicos. Como resultado, possuem uma profundidade única de conhecimento e experiência. Esses são os profissionais de TI de rede líderes mundiais, com conhecimento singular e perspectivas práticas sobre a direção e aplicações estratégicas de redes. Eles trabalham todo dia na ponta da nossa indústria com grandes implementações globais de virtualização, vídeo, colaboração e redes sem fronteiras em suas organizações".

  • Antônio Odair Zabotto, CCIE 3895, técnico especialista em Net IP, Telefônica Brasil, um dos maiores fornecedores de banda larga da América do Sul, disse: "Ao longo de minha carreira, a certificação CCIE abriu portas para diversas oportunidades. Sempre observei que fui valorizado pela certificação e pelo valor que traz para a minha empresa. A certificação CCIE estabelece credibilidade e melhora o conhecimento profissional".

  • Blair Buchanan, CCIE 1427, fundador da Sherwood Cameron Associates, fornecedor líder de serviços de consultoria profissional no Canadá, disse: "A certificação CCIE tem sido um fator muito importante e valioso na evolução da minha carreira, mesmo em situações em que meu trabalho estava mais distante das atividades típicas CCIE. Jamais deixaria meu CCIE perder a validade. Os clientes vêem a certificação CCIE e imediatamente ganham confiança de que a solução que estão estudando será planejada, implementada e suportada por um profissional altamente qualificado. Com dois terços dos profissionais CCIE prevendo que CIOs continuarão a se concentrar na redução de custos de TI ao longo dos próximos três a cinco anos, estamos singularmente posicionados para apoiar essa e outras tendências importantes da indústria".

  • Gao JunFeng, CCIE 12121, CEO, Node Network Technology Co. Ltd., fornecedor de treinamento de TI autorizado pela Cisco na China, disse: "Trabalhar com a Cisco e ter um CCIE me ajudou a permanecer na ponta das tecnologias emergentes ao longo da minha carreira. As tendências e conhecimento revelados através da pesquisa CCIE destacam as áreas de crescimento que devem ser foco nos próximos anos, tais como tecnologias de colaboração e virtualização. Com 67% dos profissionais CCIE prevendo crescimento em virtualização, está claro que essa é uma área na qual profissionais de rede devem considerar aprofundar suas qualificações".

  • Marjan Bradesko, CCIE 1556, gerente de desenvolvimento de negócios da Learning and Consulting Services, NIL, Parceiro de Soluções de Aprendizado da Cisco e Parceiro Certificado Gold da Cisco na Europa, disse: "Conforme novas tecnologias convergem com modelos de negócio em evolução, profissionais de rede estão adotando novas maneiras de desenhar, implementar e gerenciar redes levando em consideração o componente humano. A certificação CCIE ajuda significativamente na construção de confiança e estabelecimento de credibilidade, tanto com clientes quanto com parceiros".

Endereços de Mídia Social:

Tags Technorati: Desenvolvimento de Talentos, CCIE, Pesquisa CCIE, Certificações, Certificações de TI, Cisco, Rede de Aprendizado Cisco, Colaboração, Treinamento, Learning@Cisco, Segurança, Virtualização, Colaboração, Comunicações Unificadas, 2010, Tendências, Pesquisa, Vídeo, Telepresence, Learning@Cisco

RSS Feed da Cisco: http://newsroom.cisco.com/

Sobre a Cisco Systems

A Cisco (NASDAQ: CSCO), líder mundial em redes que transformam o modo como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram, celebra esse ano 25 anos de inovação tecnológica, excelência operacional e responsabilidade social corporativa. Informações sobre a Cisco podem ser encontradas no endereço http://www.cisco.com/br

Informação de contacto: Cisco do Brasil Gerência de Relações Públicas Fernando Ordones - fevascon@cisco.com - (11) 5508-2411 Informações para imprensa Porter Novelli Technologies - Assessoria de Imprensa Cisco Maira Escovar - maira.escovar@inpresspni.com.br (11) 3323-3794 Célia Nogueira - celia.nogueira@inpresspni.com.br (11) 3323-1601