SOURCE: Computer History Museum

October 14, 2006 01:38 ET

Principais Pioneiros da Computação, Sir Tony Hoare, Robert Kahn, Butler Lampson e Marvin Minsky, Prestes a Serem Homenageados pelo Museu

Os Diversos Feitos dos Homenageados Vão desde a Co-fundação do Campo de Inteligência Artificial até o Desenvolvimento do Algoritmo Quicksort como Contribuições Pioneiras Permanentes à Internet e à Pesquisa Científica

MOUNTAIN VIEW, CA -- (MARKET WIRE) -- October 14, 2006 -- O Museu da História do Computador anunciou hoje os mais recentes indicados aos Amigos do Museu. No dia 17 de outubro, os pioneiros do setor, Sir Antony Hoare, Robert Kahn, Butler Lampson e Marvin Minsky, serão oficialmente indicados no Fellow Awards Dinner & Ceremony a ser realizado no prédio modelo Silicon Valley do Museu, em 1401 N. Shoreline Boulevard, Mountain View, Califórnia.

Cumprindo sua missão de preservar e apresentar para a posteridade os produtos e as histórias da Idade da Informação, o Computer History Museum Fellow Awards reconhece publicamente os indivíduos de grande mérito que tenham dado contribuições significativas, pessoais, para o desenvolvimento da computação. A tradição do Museum Fellow Awards começou em 1987 com seu primeiro Fellow, Grace Murray Hopper, amplamente conhecido por ter cunhado o termo "bug". Os Fellows são indicados por um painel composto de historiadores em computação, o Museum Fellows, seus pares, equipe e curadores.

"Por meio do Fellow Awards, o Museu da História do Computador reverencia as histórias e o histórico propriamente dito desses pioneiros inovadores. E nós asseguramos a permanência de seus legados dentro da ampla coleção do Museu e de seus programas em andamento", disse John Toole, diretor-executivo e CEO do Museu da História do Computador. "O evento nos dá a oportunidade de refletir a respeito das contribuições dadas por esses pioneiros, compreender o contexto de sua inovação e aprender como eles continuam exercendo impacto sobre o nosso cotidiano."

Para poder avaliar adequadamente a importância histórica de uma contribuição dos Fellows, devem se passar pelo menos 10 anos entre o período do feito e a indicação. O feito deve ter influenciado fortemente as bases intelectual, disciplinar ou industrial da computação.

Entre os homenageados Fellow de 2006 estão:

* Sir Antony Hoare, pelo desenvolvimento do algoritmo Quicksort e pelas contribuições permanentes para com a teoria das linguagens de programação

* Robert Kahn, pelas contribuições técnicas pioneiras para com a Internet e a liderança no uso de redes para pesquisas científicas

* Butler Lampson, pelas contribuições fundamentais para a ciência da computação, inclusive workstations pessoais em rede, sistemas operacionais, segurança em computador e a publicação de documentos e

* Marvin Minsky, pela co-fundação do campo da inteligência artificial, pela criação da primeira rede neural artificial, sistemas robóticos iniciais e pelo desenvolvimento da teoria "Sociedade da Mente" de inteligências humana e artificial

Mais de quatrocentos convidados, inclusive líderes de negócios do Vale do Silício, empresários, tecnólogos e acadêmicos, são aguardados para esse evento anual. A renomada colunista do Wall Street Journal, Kara Swisher, e a lenda do setor de softwares e CHM Fellow em 1996, Mitch Kapor, serão os mestres-de-cerimônia do programa da noite. O comediante de Chicago, Greg Schwem, apresentará o evento da noite. "Comedy with a Byte" de Schwem aborda com humor as mais recentes ferramentas tecnológicas e a forma domo fazemos os negócios hoje.

Entre os patrocinadores do 2006 Fellow Awards Dinner & Ceremony estão 1185 Design, Bill e Roberta Campbell, Cisco, Carol e Chris Espinoza, Four Seasons Hotel -- Silicon Valley, Google, Hewlett-Packard, Hunter Events, Madison Tyler Technology, Microsoft Corporation, SanDisk, San Jose Mercury News, SRI, SwiftPartners, LLC, Upright Marketing e assessoria em mídia, Sammy Yip.

Os lucros sustentam a preservação e a missão educacional do Museu da História do Computador. Para obter mais informações, visite o nosso site em www.computerhistory.org ou ligue para 650.810.1005.

Sobre o Museu da História do Computador

O Museu da História do Computador (Computer History Museum, CHM) em Mountain View, na Califórnia, uma organização beneficente pública 501(c)3 com um histórico de 25 anos como parte do antigo Boston Computer Museum, preserva e apresenta para a posteridade os produtos e as histórias da idade da informação. Dedicado à exploração do impacto social da tecnologia da computação, o CHM é o centro da maior e mais significativa coleção de objetos, softwares, documentos, imagens estáticas e em movimento, além de histórias pessoais históricos e relacionados a computadores.

O Museu comemora a história da computação e suas pessoas por meio de uma série aclamada de oradores, um site dinâmico e outros eventos públicos. O CHM também oferece visitas individuais e guiadas a "Visible Storage", uma exibição de 600 itens da sua coleção. A mais recente exposição, "Mastering the Game: A History of Computer Chess", aberta em setembro de 2005, em conjunto com a outra exposição bastante conhecida, "Innovation in the Valley." As fases futuras contarão com exposições e programas educacionais completos, inclusive a marca do Museu, "Timeline of Computing History", com a inauguração prevista para o segundo semestre de 2009, galerias de temas, um centro de pesquisa e muito mais. Visite www.computerhistory.org ou ligue para 650.810.1010 para saber os horários de funcionamento e da visita. A entrada é gratuita.

Contact Information