SOURCE: Sempra Energy

October 09, 2007 14:52 ET

Sempra Commodities Assina Acordo de Marketing com a Etanalc S.A. Tendo em Vista o Etanol Brasileiro

STAMFORD, CT--(Marketwire - October 9, 2007) - A Sempra Commodities, a divisão de marketing para mercadorias da Sempra Energy (NYSE: SRE), anunciou hoje que firmou um acordo válido por 20 anos com a Etanalc S.A. para comercializar a produção de etanol proveniente de três novas destilarias desenvolvidas pela Etanalc.

A Etanalc espera que cada instalação de etanol seja abastecida por 30.000 hectares de terra e 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, bem como a geração conjunta de energia elétrica usando o bagaço da cana. As três primeiras destilarias serão localizadas em Pedro Afonso, Colinas e Guarai no estado do Tocantins, no Brasil, com a produção de etanol devendo começar em 2010.

Segundo o acordo, a Etanalc abastecerá a Sempra Commodities com aproximadamente 190 milhões de galões (o equivalente a 4,5 milhões de barris) de etanol por ano, depois que as três fábricas mencionadas anteriormente estiverem em funcionamento por três anos.

A Sempra Commodities reserva o direito de compra de todo o etanol produzido acima do previsto. A Sempra Commodities também espera participar do projeto.

"Como os Estados Unidos e os demais países dão apoio ao desenvolvimento de todas as formas de energia renovável, esperamos que o mercado de etanol cresça rapidamente e seja um componente importante no mix energético mundial na próxima década", disse Bryan Keogh, vice-presidente e tesoureiro da Sempra Commodities. "Isso representa uma oportunidade de crescimento que a Sempra Commodities pode buscar ativamente como parte da joint venture que a empresa está firmando com o Grupo Royal Bank of Scotland."

A joint venture, RBS-Sempra Commodities LLP, que foi anunciada em julho de 2007 e que deve estar concluída até o quarto trimestre de 2007, deve ampliar de maneira significativa as oportunidades de mercado da Sempra Commodities com novas linhas e um maior alcance geográfico.

O etanol é um combustível rapidamente biodegradável, não tóxico e solúvel em água que, quando misturado à gasolina, ajuda na redução das emissões de veículos a motor. Ele é responsável por cerca de 3,5 por cento do consumo anual total de gasolina nos Estados Unidos de 140 bilhões de galões. Aproximadamente 46 por cento de toda a gasolina nos Estados Unidos contêm etanol, de acordo com fontes do setor.

Com sede no Rio de Janeiro, a Etanalc S.A. foi fundada por Aureo Luiz de Castro com o objetivo de desenvolver esse projeto. O Brasil é o maior exportador de etanol do mundo. Com sede em Stamford, Conn., a Sempra Commodities (formada pela Sempra Energy Trading LLC e por suas empresas administradas) é uma das principais empresas no marketing e na comercialização de produtos com valor de mercadoria, inclusive gás natural, energia elétrica, carvão, petróleo, produtos relacionados e metais-base.

A Sempra Commodities integra a experiência na comercialização e na administração de riscos à experiência em mercadorias físicas com o objetivo de fornecer soluções inovadoras a seus clientes em todo o mundo.

A Sempra Energy, com sede em San Diego, é uma empresa de investimentos do setor de energia elétrica presente na lista Fortune 500 com uma receita próxima dos 12 bilhões de dólares registrados em 2006. Os 14.000 funcionários das empresas da Sempra Energy atendem a mais de 29 milhões de clientes em todo o mundo.

Este press release contém declarações que não são fatos históricos e que constituem declarações de intenções futuras de acordo com o Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Quando a empresa usa palavras como "acredita", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "estima", "pode", "iria", "poderia", "deve", ou expressões semelhantes, ou quando a empresa aborda sua estratégia ou planos, ela está usando declarações de intenções futuras. As declarações de intenções futuras não são garantia de desempenho. Elas envolvem riscos, incertezas e pressuposições. Os resultados futuros podem ser materialmente diferentes dos expressados nas declarações de intenções futuras. As declarações de intenções futuras são necessariamente fundamentadas em várias pressuposições que envolvem análises em relação ao futuro e aos demais riscos, inclusive: condições e elaborações locais, regionais, nacionais e econômicas internacionais, de concorrência, políticas, legislativas e regulatórias; ações feitas pela California Public Utilities Commission, pela California State Legislature, pelo California Department of Water Resources, pela Federal Energy Regulatory Commission, pelo Federal Reserve Board, pela U.K. Financial Services Authority e demais órgãos ambientais e regulatórios nos Estados Unidos e em outros países; condições de capitalização do mercado, índices inflacionários, taxas de juros e taxas de câmbio; mercados de energia elétrica e de ações, inclusive o cronograma e a extensão das mudanças nos preços das mercadorias; a disponibilidade de gás natural e gás natural liquefeito; condições climáticas e iniciativas de conservação; guerras e ataques terroristas; decisões e exigências relacionadas a negócios, leis, meio-ambiente; o status da ausência de regulação para o gás natural no varejo e abastecimento de energia elétrica; o cronograma e o êxito da tentativa de desenvolvimento comercial; a resolução de processos e outras incertezas, todas as quais são difíceis de prever e muitas das quais estão além do controle da empresa. Esses riscos e incertezas são mais abordados nos relatórios da empresa fornecidos à Comissão de Valores Imobiliários disponibilizados pelo sistema EDGAR gratuitamente em seu site, www.sec.gov e no site da empresa, www.sempra.com.

A Sempra Energy Trading, realizando negócios como Sempra Commodities, e a Sempra Generation não são a mesma empresa como prestadoras de serviços públicos, SDG&E ou SoCalGas, e a California Public Utilities Commission não regula os termos dos produtos e dos serviços.

Contact Information



  • Atendimento à Imprensa:
    Doug Kline/Art Larson
    Sempra Energy
    (877) 866-2066 (ligação gratuita nos Estados Unidos)
    (619) 696-4303
    www.sempra.com

    Contato Financeiro:
    Glen Donovan
    Sempra Energy
    (877) 736-7727 (ligação gratuita nos Estados Unidos)
    (619) 696-2901
    investor@sempra.com