SOURCE: Taconic

December 14, 2009 18:38 ET

Taconic adquire a Xenogen Biosciences, subsidiária da Caliper Life Sciences

Amplia soluções de fenotipagem e o portfólio animal geneticamente modificado

HUDSON, NY--(Marketwire - December 14, 2009) - A Taconic, uma das maiores provedoras de roedores de laboratório do mundo, divulgou que adquiriu recentemente a Xenogen Biosciences Corporation, uma subsidiária da Caliper Life Sciences, Inc. (NASDAQ: CALP). A Xenogen Biosciences é uma provedora de serviços de descoberta de drogas in vivo, incluindo avaliação de alvo e de compostos in vivo, e o design, produção e fenotipia de modelos animais geneticamente modificados. A aquisição foi finalizada no dia 11 de dezembro.

Esta ação viabiliza que a Taconic amplie sua capacidade de geração, produção e fenotipia de modelos geneticamente modificados, através do acesso a novos modelos e a inclusão de um site de produção nos EUA. Sob o acordo de distribuição independente, a Taconic também irá criopreservar, cultivar e distribuir Light Producing Transgenic Animals (modelos LPTA(R) - Animais Transgênicos que Produzem Luz) da Caliper, uma linha única de modelos que usam a tecnologia bioluminiscente para melhorar a pesquisa de doenças nas áreas de oncologia, inflamação, metabolismo e endocrinológica, e o estudo da toxicologia de medicamentos. Estudos de imagens que usam estes modelos serão realizados em um viveiro certificado pelo AAALAC em Cranbury, Nova Jersey - que faz parte de um local de 50.000 pés quadrados adquirido com o acordo.

A Taconic também adquiriu toda a linha de soluções de serviço in vivo da Xenogen Biosciences, incluindo gene targeting (gene alvo), perfis de compostos EffiPRO(TM), fenotipia SPCT(TM), e a capacidade de realizar estudos de imagens ópticas com o uso de tecnologias de imagens em tempo real sob licença da Caliper. A aquisição da Xenogen Biosciences aprimora substancialmente a capacidade que a Taconic tem de oferecer soluções avançadas com custo altamente eficaz para a descoberta de medicamentos. O acréscimo da plataforma de fenotipia compreensiva da Xenogen Biosciences -- com mais de 60 ensaios padronizados e validados farmacologicamente de várias áreas terapêuticas -- viabilizará que a Taconic ofereça para seus clientes as soluções mais compreensivas de geração e caracterização de modelos de roedores personalizados.

Há muito tempo a Taconic tem conhecimento do valor que os modelos de ratos e camundongos geneticamente modificados têm para o processo da descoberta de medicamentos. "O acréscimo da tecnologia de modelos LPTA(R), plataforma de fenotipia e os perfis de compostos fortalece ainda mais a posição que a Taconic tem de provedora líder de soluções inovadoras para melhorar a capacidade de obter dados translacionais dos estudos de descoberta de medicamentos", disse Todd Little, Presidente e CEO da Taconic.

"Esta aquisição é perfeita para as duas organizações -- tecnológica, operacional e filosoficamente", disse Stephen McAndrew, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Xenogen Biosciences. "As duas empresas contribuem com sua expertise científica, tecnologia avançada e locais de categoria internacional. E cada empresa se dedica a parcerias colaboradoras de longo prazo com as principais organizações dos setores farmacêuticos, biotecnologia, acadêmica e governamental".

"A integração dos serviços da Xenogen Biosciences com as soluções e capacidade de descoberta de medicamentos da Taconic cria uma oferta robusta altamente competitiva para assistir a comunidade biomédica com o alcance destes objetivos", disse David S. Grass, Ph.D., Vice-Presidente de Divisão de Operações Técnicas da Xenogen Biosciences. "Além disso, a capacidade de perfis compostos da Xenogen Biosciences terá um valor especial para os clientes da Taconic que buscam novos indicadores de doenças para terapias existentes, uma área de maior importância e interesse do setor farmacêutico".

Taconic

A Taconic Farms, Inc. foi fundada em 1952 como uma empresa da família no Hudson River Valley em Nova York. Desde então, a empresa se tornou o maior provedor de roedores de laboratório do mundo, conhecida pela sua produção consistente de ratos e camundongos bem definidos e de alta qualidade. O expertise da Taconic no design personalizado e na geração de camundongos geneticamente modificados, criação de camundongos e ratos, sistemas de barreiras, genética e saúde do animal suporta os pesquisadores concentrados no desenvolvimento de drogas com modelos in vivo. A Taconic possui seis locais de criação e três laboratórios de serviço nos EUA e na Europa, uma equipe de mais de 1.000 pessoas e se dedica à inovação tecnológica. Para mais informações sobre a Taconic, acesso o website corporativo www.taconic.com.

Caliper Life Sciences

A Caliper Life Sciences é uma principal fornecedora de tecnologias de ponta que viabilizam que os pesquisadores do setor de ciências da vida criem medicamentos que salvam e aprimoram a vida, e façam testes de diagnósticos mais rápida e eficientemente. A Caliper está criando agressivamente nova tecnologia para eliminar as diferenças entre os ensaios in vitro e os resultados in vivo, viabilizando a transformação desses resultados em curas para as doenças humanas. O portfólio da Caliper de ofertas inclui tecnologias de microfluídica avançada, automação de laboratórios e manuseio de fluidos, de imagem óptica, e soluções de outsourcing para descoberta e desenvolvimento. Para mais informação, acesse www.caliperLS.com.

Caliper e LPTA são marcas comerciais registradas da Caliper Life Sciences, Inc. EffiPRO e SPCT são marcas comerciais não registradas da Xenogen Biosciences Corporation.

Contact Information



  • Para perguntas de mídia da Taconic:
    Susan Fogt
    Comunicações de Marketing
    518.697.3962
    susan.fogt@taconic.com

    Para perguntas de mídia da Caliper:
    Melissa Bruno/Kristin Villiotte
    Schwartz Communications
    781.684.0770
    caliper@schwartz-pr.com