SOURCE: Taconic

February 03, 2010 20:45 ET

Taconic estabelece unidade em Edinburgh, Escócia, Reino Unido

HUDSON, NY--(Marketwire - February 3, 2010) - A Taconic anunciou hoje a criação de uma instalação especializada em criação em Edingburgh. A instalação será usada para o desenvolvimento e a produção de modelos mais tecnologicamente avançados disponibilizados para os cientistas de hoje, e para criar novos empregos localmente. O site destina-se à primeira etapa da criação de uma forte presença da Taconic na Escócia.

Desde 2005, a TaconicArtemis GmbH, uma subsidiária alemã da Taconic, vem trabalhando com a sua parceira escocesa CXR Biosciences Ltd (Dundee, Escócia) para oferecer modelos inovadores comercialmente viáveis que sejam mais previsíveis quanto aos efeitos farmacocinéticos e toxicológicos dos compostos candidatos a medicamentos e seus metabolitos no organismo humano. Este trabalho é apoiado pelo Intermediary Technology Institute, dedicado às ciências da vida (ITI Life Sciences), que foi formado como parte de um programa pioneiro pela Scottish Enterprise para ajudar a Escócia transformar sua pesquisa de classe mundial em ciências da vida em um sucesso comercial.

Baseado no sucesso do programa, a TaconicArtemis e a CXR Biosciences assinaram três licenças comerciais com a ITI Life Sciences que permite a comercialização conjunto de uma gama de modelos de seleção de medicamentos e serviços desenvolvidos com estas novas tecnologias. Mais de 40 variedades transgênicas geradas por este programa agora estão incluídas no programa transADMET das empresas.

Os modelos pré-clínicos existentes podem oferecer uma previsão incorreta da absorção, distribuição, metabolismo, excreção e toxicologia (ADMET) no homem. Esta incapacidade de traduzir os resultados animais para o homem é causada pelas profundas diferenças dos níveis e das funções das proteínas entre as espécies na ADMET, e é uma das principais causas do fracasso dos desenvolvimentos nas indústrias farmacêuticas e químicas. O programa transADMET oferece melhores meios pré-clínicos para a previsão da resposta humana à ADMET. Em cada modelo, os genes-chave foram geneticamente copiados ou substituídos pelo seu equivalente humano - melhorando a avaliação farmacocinética e de segurança dos candidatos a medicamentos através da produção de resultados de pesquisa mais previsíveis para o homem.

"Juntas, a Taconic e a CXR Biosciences estão capacitando os investigadores com novas ferramentas que podem revolucionar a descoberta de medicamentos e oferecer uma forte vantagem competitiva", disse Todd Little, Presidente e CEO da Taconic. "Nossos novos modelos transADMET viabilizarão que os pesquisadores possam avançar uma descoberta de medicamentos mais eficaz, minimizar as falhas nas fases avançadas e melhorar o tempo para a colocação das novas terapias no mercado".

"Os inovadores modelos transADMET irão transformar a pesquisa farmacêutica e a avaliação da segurança química ao permitir que os cientistas consigam reproduzir mais corretamente a situação humana nos estudos pré-clínicos e, com isso, reduzir a probabilidade da ocorrência de problemas durante as fases finais dos testes clínicos", disse Tom Shepherd, CEO da CXR Biosciences. "A decisão da Taconic de se estabelecer aqui para desenvolver esta plataforma com a CXR criará uma capacidade de investigação translacional líder única do mundo na Escócia".

Rhona Allison, diretora sênior de ciências da vida da Scottish Enterprise, disse: "Apesar da difícil situação econômica das ciências da vida na Escócia, o setor continuou a crescer e a se desenvolver nos últimos anos. O investimento da Taconic nesta unidade especializada é um forte indicador da confiança contínua na Escócia como um excelente local para as ciências da vida".

O programa transADMET é o resultado de um trabalho de cinco anos e de $13 milhões financiado pela ITI Life Sciences. A CXR Biosciences validou os modelos transADMET e a TaconicArtemis serviu como a principal geradora dos novos modelos.

Taconic

A Taconic Farms, Inc. foi fundada em 1952 como uma empresa da família no Hudson River Valley em Nova York. Desde então, a empresa se tornou o maior provedor de roedores de laboratório do mundo, conhecida pela sua produção consistente de ratos e camundongos bem definidos e de alta qualidade. O expertise da Taconic no design personalizado e na geração de camundongos geneticamente modificados, criação de camundongos e ratos, sistemas de barreiras, genética e saúde do animal suporta os pesquisadores concentrados no desenvolvimento de medicamentos com modelos in vivo. A Taconic possui seis locais de criação e três laboratórios de serviço nos EUA e na Europa, uma equipe de mais de 1.000 pessoas e se dedica à inovação tecnológica. Para mais informações sobre a Taconic, acesso o website corporativo www.taconic.com.

CXR Biosciences

Fundada em 2001, a CXR Biosciences tem usado a sua abordagem colaboradora, modelos proprietários e conhecimento de ponta para ajudar os clientes de todos os tamanhos a resolver problemas relacionados com a seleção de candidatos a medicamentos ou com a segurança dos compostos. A CXR desenvolve plataformas tecnológicas pré-clínicas que são mais previsíveis na resposta ao medicamento no homem, bem como oferece serviços pré-clínicos nas áreas de desenvolvimento de medicamentos e de toxicologia investigativa. A empresa tem relações comerciais com mais de 60 clientes e colaboradores, incluindo empresas farmacêuticas, empresas químicas, empresas de biotecnologia, principais universidades e instituições de pesquisa. A CXR Biosciences Ltd. está localizada em Dundee, Escócia. Para mais informação, acesse www.cxrbiosciences.com.

Contact Information