Tailândia observa crescimento promissor do setor de auto-peças e apresenta TAPA 2010


BANGKOK, THAILAND--(Marketwire - March 29, 2010) - Tailândia prevê o crescimento do setor de auto-peças com o aumento da demanda de veículos e auto-peças no sudeste asiático.

A receita com peças, produtos, acessórios, equipamento automotivo e indústria maquinaria em 2010 deve aumentar 12 porcento ao ano e alcançar um valor estimado de US$16,8 bilhões ou 560 bilhões de bahts.

A Sra. Srirat Rastapana, Diretora Geral do Department of Export Promotion (DEP - Departamento de Promoção de Exportação), do Ministry of Commerce (Ministério do Comércio) da Tailândia, disse que o país deve produzir 2 milhões de veículos em 2012 e 2,5 milhões de veículos em 2015, dos quais mais de 50% serão para exportação.

Ela acrescentou que o setor de auto-peças da Tailândia também deve se beneficiar com a eliminação do imposto de importação dos automóveis e peças estabelecido pela Legislação ASEAN Free Trade Area (AFTA - Área de Comércio Livre da ASEAN). A taxa de 5 porcento sobre CKDs e peças comerciados nos 6 países da ASEAN -- Tailândia, Malásia, Indonésia, Brunei, Cingapura e Filipinas -- foi eliminada no dia 1 de janeiro de 2010.

"A remoção do obstáculo fiscal deve gerar novas oportunidades e desafios no comércio internacional para o setor de auto-peças tailandês. Em particular, deve haver novas oportunidades de expansão da exportação de auto-peças dos OEM e REM da Tailândia para mercados bem maiores em 2010", disse a Sra. Rastapana.

O DEP, juntamente com a Thai Auto-Part Manufacturers Association (Associação Tailandesa de Fabricantes de Auto-Peças), organizarão a exibição Thailand Auto Parts & Accessories (TAPA) 2010 de 28 de abril a 2 de maio no Bangkok International Trade & Exhibition Center.

Os organizadores da TAPA 2010 também inauguraram o Pavilhão ASEAN, dedicado à promoção da ASEAN como um centro regional de auto-peças e acessórios. As principais empresas de peças e acessórios automotivos da Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Vietnã já confirmaram sua presença.

O DEP prevê que a TAPA 2010 irá gerar um total de vendas de US$650.000 durante os cinco dias de exibição. A exibição deste ano espera mais de 16.000 visitantes da ASEAN, Sul da Ásia, Japão, Taiwan, Austrália, África, Europa e Oriente Médio, um aumento de 10 porcento sobre 2008.

"Esperamos que a TAPA 2010 promova a Tailândia como uma fonte regional de peças e acessórios automotivos na ASEAN", disse a Sra. Rastapana.

"Gostaria de convidar as empresas que buscam fontes de qualidade para auto-peças e acessórios por preços competitivos a visitar a TAPA 2010", ela acrescentou.

Para mais informações, acesse: www.thailandautopartsfair.com ou contate sasikarn.watt@frost.com

Informação de contacto: Contato: sasikarn.watt@frost.com