SOURCE: WiMAX Forum

April 08, 2010 12:27 ET

WiMAX Forum® lança iniciativa do setor para acelerar planos da tecnologia para atender à demanda explosiva do mercado

Atendendo a demanda do cliente, o WiMAX Forum adicionará novos perfis de sistema para certificação no final do ano. Recursos inovadores dobram as taxas de pico de dados e aumentam a média e a performance do usuário final de celular em 50 porcento

Todo o ecossistema WiMAX deve acelera a disponibilidade do WiMAX Release 2

NOVA DÉLI, ÍNDIA--(Marketwire - April 8, 2010) -


DESTAQUES DE NOTÍCIAS:

  • Com centenas de redes comerciais em funcionamento hoje em dia, o WiMAX subiu mais rápido a rampa do mercado do que qualquer outra tecnologia de rede de área ampla sem fio da história.
  • Com a forte demanda pelos serviços WiMAX e um consumo de dados mensais médio entre 7-10 GB de algumas operadoras WiMAX, o WiMAX Forum está lançando uma iniciativa para acelerar os recursos adicionais mais avançados do Release 1 do certificado no segundo semestre de 2010.
  • O WiMAX Forum também está fazendo um rastreamento rápido de perfil e de planos de certificação para a próxima geração de WiMAX, o WiMAX Release 2 baseado no IEEE 802.16m, para preparar o produto para certificação no final de 2011.

Em resposta à intensificação da demanda pelas redes e serviços WiMAX 4G, o WiMAX Forum hoje lançou uma iniciativa global para acelerar os recursos avançados do WiMAX que aprimora a performance médica da tecnologia do seu atual Release 1 em mais de 50 porcento, e ao mesmo tempo permanecendo em conformidade com o padrão IEEE 802.16e. Baseado neste cronograma acelerado, os produtos certificados com estes aprimoramentos devem estar disponíveis no final de 2010.

Esta iniciativa não irá atrasar o desenvolvimento do WiMAX Release 2 (WiMAX 2). Em suporte à finalização esperada do padrão IEEE 802.16m no segundo semestre de 2010, o WiMAX Forum está acelerando as atividades de perfil e certificação, preparando-se para a certificação do produto WiMAX 2 no final de 2011.

As operadoras WiMAX estão fornecendo uma quantidade de dados sem precedentes, com algumas redes fornecendo 10 gigabytes por mês para o usuário médio. Mesmo sem o crescimento dramático da demanda do consumidor médio, a expansão da base de clientes pode ameaçar sobrecarregar a rede. O WiMAX Forum reconhece a necessidade que as operadoras têm de tecnologias mais avançadas preparadas para o futuro das redes diante destas tendências inexoráveis.

"Com a demanda global pelos serviços de banda larga sem fio em 4G experimentando um crescimento explosivo, os provedores de serviço WiMAX precisam de redes mais rápidas com maior capacidade e eficiência, e a comunidade WiMAX responde a essa demanda", disse Ron Resnick, presidente e chairman do WiMAX Forum. "Nenhum outro país apresenta este tipo de demanda como a Índia onde a penetração da banda larga é de menos de três porcento. O WiMAX pode responder a essa demanda e as crescentes necessidades em todo o mundo e ainda nos dedicamos em levar essa performance para o próximo nível em um prazo ímpar".

As melhorias em desenvolvimento incluem o apoio à adicional antena MIMO nas estações base (4 antenas transmissoras ao invés de 2), modulação de ordem mais alta (64 QAM) no uplink, downlink beamforming, e melhor reutilização da frequência fracionária (FFR) para aumentar a performance nos acionamentos de 1 reutilização, garantindo a interoperabilidade de vários fornecedores. Esses novos recursos têm o potencial de duplicar as taxas de picos de dados e aumentar a performance média e do celular do usuário final em 50 porcento.

O WiMAX Forum está lançando novos níveis de interoperabilidade e performance de rede aberta em 2010 com o avanço da tecnologia Release 1 para atender as necessidades das operadoras preocupadas com as futuras restrições causadas pelo seu próprio sucesso. Com a conclusão do padrão IEEE 802.16m ainda este ano, o WiMAX Forum também deve agilizar a tecnologia WiMAX 2 nas mãos das operadoras e consumidores. Pelo fato do mercado já estar vendo produtos 802.16m já em desenvolvimento, o WiMAX Forum está se preparando para a certificação dos produtos Release 2 no final de 2011.

"O intenso trabalho técnico no IEEE 802.16m se beneficiou de uma colaboração internacional dedicada por parte dos principais fabricantes de equipamento de telecomunicações, organizações técnicas e universidades, em apoio das exigências das operadoras em todo o mundo no futuro", disse Roger Marks, Vice-Presidente de Tecnologia do WiMAX Forum e Chair do IEEE 802.16 Working Group. "Organizações como Center of Excellence in Wireless Technology (CEWiT) Chennai, Indian Institute of Technology Bombay (IITB) e International Institute of Information Technology Bangalore (IIITB) contribuíram com grandes inovações que nos ajudaram a lançar essa tecnologia no mercado".

O WiMAX 2 é baseado no padrão IEEE 802.16m, que é documentado para atender os requisitos "IMT-Advanced" do International Telecommunications Union, apresentando melhorias significativas de cobertura e capacidade que servirão de alicerce para a próxima década da tecnologia 4G. O padrão prevê um enorme pico (zero path loss) nas taxas de transmissão -- por exemplo, até 300 Mbps em um canal de downlink de 20 MHz -- e latência ainda menor. A agregação de múltiplas operadoras de RF, é possível ter larguras de banda de canal de até 100 MHz. Os canais mais amplos e a configuração da antena MIMO de ordem mais alta viabilizam o escalonamento da capacidade muitas vezes mais do que os sistemas sem fio mais avançados de hoje em dia.

O WiMAX Forum atualmente rastreia 559 acionamentos WiMAX em 147 países que devem cobrir mais de 620 milhões de pessoas em todo o mundo. Mais de 130 e 60 estações base foram certificadas pelo WiMAX Forum para as bandas 2.3 GHz, 2.5 GHz e 3.5 GHz.

COMENTÁRIOS DE APOIO:

Prof. Paulraj da Stanford University observou que: "WiMAX é a primeira tecnologia 4G OFDMA-MIMO que testemunhou a implantação global em vários tipos de aplicativos, dos móveis ao fixos, urbanos e rurais, e de dados de IP até multimídia e voz. Essa rica experiência em campo tem motivado inúmeras inovações. Estou contente que o WiMAX Forum irá acelerar novos perfis até o final deste ano para atender a demanda deste mercado evolvente".

De acordo com o Dr. Bhaskar Ramamurthi, Diretor Honorário do CEWiT e Professor do IIT Madras: "A CEWiT tem participado ativamente da padronização do 4G e, pela primeira vez, os requisitos de banda larga específicos da Índia foram levados em consideração durante a padronização. Nisso estão incluídos a necessidade de uma produção para os usuários nômades internos que experimentam altos níveis de interferência devido à reutilização do espectro, e a necessidade de relés sem fio como substitutos das estações base femto com pouca utilização na Índia devido ao baixo nível de penetração da telefonia fixa. Os pesquisadores da CEWiT fizeram contribuições importantes (o modo CDR em particular) para o padrão IEEE 802.16m para abordar estes requisitos. Isto será parte do WiMAX Release 2.0, um sequência 4G da tecnologia WiMAX Release 1.0 madura e altamente usada que pode ajudar a penetração da banda larga na Índia".

"A demanda pelos serviços de banda larga sem fio 4G continua a aumentar em todo o mundo com os consumidores e empresas exigindo cada vez mais largura de banda", disse Mohammad Shakouri, vice-presidente corporativo de inovação e marketing da Alvarion. "Vemos isso como uma grande oportunidade para trazer novas melhorias para o WiMAX a curto prazo e esperamos trabalhar com os parceiros do ecossistema para lançar os produtos antecipadamente no mercado".

"Como a primeira tecnologia 4G, o Mobile WiMAX Release 1 baseado no padrão 802.16e tem sido utilizado comercialmente em todo o mundo e agora está tendo uma adoção em massa no mercado por milhões de assinantes. Para atender à demanda explosiva do mercado pela largura de banda móvel, o ecossistema está colaborando para acionar novos recursos através dos perfis WiMAX com potencial de dobrar as taxas de picos de dados, e aumentar a média e a performance do usuário de celular em 50 porcento", acrescentou Pouya Taaghol, CTO do Mobile Wireless Group da Intel.

"WiMAX é o único serviço 4G comercialmente disponível que viabiliza que as pessoas possam ter uma experiência nova e mais rica dos serviços de banda larga móvel de hoje em dia", disse Woonsub Kim, Vice-Presidente Executivo e Dirigente dos Negócios de Sistemas de Telecomunicações da Samsung Electronics. "Com a capacidade aprimorada do WiMAX baseado no padrão 802.16e disponível este ano e da solução WiMAX baseada no padrão 802.16m a ser lançada em 2011, os parceiros do ecossistema poderão oferecer para os Provedores de Serviço WiMAX produtos comprovados e tecnologia à prova do futuro".

"A tecnologia WiMAX passou a ser uma tecnologia bem estabelecida nos últimos três anos", disse Sean Cai, Vice-Gerente da ZTE WiMAX Product Line. "Ela pode ser uma opção imediata dos serviços de banda larga sem fio 4G. Como indústria, temos a oportunidade de aumentar a performance do WiMAX substancialmente".

WiMAX Forum(R)

O WiMAX Forum(R) é uma organização sem fins lucrativos, liderada por membros do setor e formada para certificar e promover a compatibilidade e a interoperabilidade dos produtos banda larga sem fio, baseados no padrão harmonizado IEEE 802.16/ETSI HiperMAN Uma das metas do WiMAX Forum é acelerar a introdução desses sistemas no mercado Os produtos WiMAX Forum Certified são interoperáveis e compatíveis com serviços de banda larga móveis e portáteis, nômades e fixos. O WiMAX Forum trabalha junto com provedores de serviços e reguladores para garantir que os sistemas WiMAX Forum Certified atendam às exigências governamentais e dos consumidores Através do WiMAX Forum Congress Events Series de eventos e feiras comerciais globais, a WiMAX Forum confirma seu compromisso de promover a educação, a formação e a colaboração para ampliar o alcance do ecossistema WiMAX. Para outras informações, acesse o link do trade show www.wimaxforum.org.

"WiMAX Forum", o logotipo WiMAX Forum e o logotipo WiMAX Forum Certified são marcas comerciais registradas do WiMAX Forum. "WiMAX", "Mobile WiMAX", "Fixed WiMAX", "WiMAX Certified" e "WiMAX Forum Certified" são marcas comerciais do WiMAX Forum. Todas as demais marcas registradas são de propriedade dos seus respectivos titulares.

Contact Information



  • Para mais informações, contate:
    Becca Harpham
    GolinHarris em nome do WiMAX Forum
    +1-972-341-2527
    bharpham@golinharris.com