SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

September 27, 2016 13:13 ET

Aeronave Bombardier CS100 recebe primeira declaração de produto ambiental da indústria

- Declaração de Produto Ambiental auditada por terceiros (EPD®) da CS100 publicada pela International EPD® System oferece informações detalhadas sobre o impacto ambiental da aeronave durante sua vida útil

- A EPD® da aeronave CS100 está disponível no http://cseries.com/environment e http://www.environdec.com/en/Detail/epd921

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwired - Sep 27, 2016) - A Bombardier Commercial Aircraft e a International EPD(R) System, um programa de declaração ambiental da Suécia, anunciaram hoje que pela primeira vez na indústria aeroespacial foi publicada uma Declaração de Produto Ambiental (Environmental Product Declaration - EPD(R)) para a aeronave CS100 da Bombardier. A EPD(R), baseada nos dados de Análise do Ciclo de Vida (Life Cycle Analysis - LCA), apresenta informações sobre o impacto ambiental da aeronave durante a sua vida útil e, por isso, oferece a base para uma comparação justa dos produtos e serviços no âmbito da performance ambiental.

A notícia foi publicada durante o 2016 World Aviation Forum realizado pela International Civil Aviation Organization (ICAO) em Montreal. O Forum deste ano se concentrou nas Parcerias da Aviação para o Desenvolvimento Sustentável (Aviation Partnerships for Sustainable Development) e foi realizado na véspera da 39a. Assembleia Geral Trienal da ICAO realizada entre 27 de setembro e 7 de outubro.

"A Bombardier tem grande prazer de receber a Declaração de Produto Ambiental para a aeronave CS100 durante o World Aviation Forum da ICAO", disse Fred Cromer, Presidente, Bombardier Commercial Aircraft. "A ICAO é amplamente conhecida como organização líder na busca de medidas unificadas e coordenadas para reduzir o impacto da aviação civil no meio-ambiente, e a Bombardier tem muito orgulho de ser a primeira da indústria a receber uma declaração da EPD(R). A sustentabilidade é um fator essencial para a orientação do nosso pensamento e processos comerciais, e a família de aeronaves da C Series é a prova do nosso compromisso para com um futuro mais verde para a aviação. Gostaríamos de agradecer nossos fornecedores pelas suas contribuições que são de imenso valor".

"A publicação da EPD(R) é outra grande conquista do programa da aeronave C Series que é um exemplo do foco da Bombardier na inovação, compromisso e práticas de negócios ambientalmente sustentáveis líderes do setor, e da sua determinação de exceder a expectativa do cliente", disse Francois Caza, Vice-Presidente, Desenvolvimento de Produtos, e Engenheiro Principal e Dirigente da Organização de Aprovação de Design da Bombardier. "Liderado pela nossa equipe Eco-Design, o processo de inovação dos nossos produtos - desde o design e manufatura da aeronave até o final da sua vida útil - foi aplicado durante o desenvolvimento da família de aeronaves C Series para minimizar o impacto da aeronave no meio-ambiente."

"Estamos muito contentes em receber o primeiro registro EPD(R) de uma empresa da indústria aeroespacial. Este é um grande exemplo de que as EPD(R)s são aplicáveis aos fabricantes de produtos complexos, quando eles se dedicam à comunicação limpa do desempenho ambiental", disse Elin Eriksson, Dirigente, EPD International AB.

A aeronave C Series consome o mínimo de dois litros de combustível por 100 km por passageiro(i). Isto significa que, durante a sua vida útil, a aeronave C Series reduzirá as emissões de dióxido de carbono na atmosfera em até 120.000 toneladas comparado com outras aeronaves de tamanho semelhante. Isto é o equivalente a retirar mais de 32.000 carros de tamanho médio das ruas por ano. O ruído da aeronave C Series e comparável com aeronaves menores, tais como aeronaves regionais, sendo a solução ideal para operações urbanas, e é a aeronave mais positivo para a comunidade na categoria de 100 a 150 assentos.

Aeronave C Series

A C Series é a única aeronave otimizada para o segmento de mercado de 100 a 150 passageiros, conduzindo a fenomenal proposta e performance econômica da aeronave, criando novas oportunidades para a operação da aeronave de um corredor.

Com as aeronaves CS100 e as aeronaves CS300 maiores, a família C Series representa a fusão da performance com a tecnologia. O resultado é uma aeronave que entrega uma performance e uma economia imbatíveis para o segmento de mercado de 100 a 150 passageiros, e um custo 18 por cento mais baixo por passageiro, sendo a candidata ideal para completar a aeronave maior de um corredor. As empresas aéreas agora podem operar em rotas que antigamente não eram lucrativas ou até mesmo possíveis. Podemos confirmar uma melhoria da autonomia de mais de 20 por cento nos aeroportos altos e quentes como Denver, Cidade do México ou Lhasa.

A Bombardier criou um novo padrão no design e flexibilidade da cabine para garantir uma experiência incomparável para o passageiro. Os assentos, compartimentos para bagagem e janelas mais amplas da aeronave proporcionam uma sensação de viagem em um avião de fuselagem larga para um conforto incomparável para o passageiro em uma aeronave de corredor único.

As aeronaves CS100 e CS300 compartilham mais de 99 por cento das peças, bem como a mesma classificação de tipo piloto. O motor Pratt & Whitney PurePower(R) PW1500G revolucionário, combinado com a aerodinâmica avançada da aeronave proporcionam uma queima menor de combustível, ruído e emissões, tornando a C Series a aeronave mais simplificada pela maioria das comunidades.

International EPD(R) System

O International EPD(R) System é um programa para a comunicação voluntária e transparente do impacto ambiental dos bens e serviços durante a sua vida útil. Com mais de 15 anos de experiência e uma biblioteca de declarações de produtos ambientais certificados de 31 países, a EPD(R) funciona como uma opção crível para comunicações B2B e B2C em conformidade com os padrões ISO 14025 e outros padrões internacionais. O operador do International EPD(R) System é a EPD International AB, registrada na Suécia.

Bombardier

A Bombardier é a principal fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability North America. No exercício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2015, apresentamos uma receita de $18,2 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os Editores

A EPD(R) da aeronave CS100 pode ser acessada no http://cseries.com/environment e http://www.environdec.com/en/Detail/epd921

Fotos da aeronave CS100 estão postadas no www.bombardier.com e http://news.commercialaircraft.bombardier.com/

Visite http://news.commercialaircraft.bombardier.com para mais informações sobre a Bombardier Commercial Aircraft.

Siga @BBD_Aircraft no Twitter para receber as mais recentes notícias da Bombardier Commercial Aircraft.

Para receber nossos press releases, visite a seção RSS Feed do website da Bombardier.

Bombardier, C Series, CS100, CS300 e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

(i) Equivalente a 118 milhas por galão (MPG) por passageiro ou 50 km por litro (km/l) por passageiro

Contact Information