SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

December 14, 2016 16:51 ET

Aeronave Bombardier CS300 entra oficialmente em serviço na airBaltic

- Empresa aérea dá início à transição para uma frota totalmente Bombardier; aeronave C Series é excelente para os outras 12 aeronaves Bombardier Q400

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwired - Dec 14, 2016) - A Bombardier Commercial Aircraft parabeniza a operadora inicial airBaltic pela excepcional estreia do voo comercial da aeronave CS300. Com 120 passageiros a bordo, inclusive a mídia local, o voo foi de Riga para Amsterdã. A airBaltic está operando a aeronave CS300 com uma configuração de 145 assentos e duas classes. A empresa aérea encomendou 20 aeronaves CS300.

"A airBaltic estava contando os minutos para este momento tão importante. Durante o primeiro voo comercial de hoje, a aeronave CS300 ultrapassou as expectativas e ofereceu um novo nível de experiência de viagem para os nossos clientes", disse Martin Gauss, CEO, airBaltic. "Queremos atender muitas comunidades nos mercados da Europa Ocidental e Oriental com a aeronave CS300 - a maior variante das aeronaves mais eficientes e benéfica para o ambiente".

"Como uma das Empresas Aéreas mais Inovadoras do Mundo, a estreia impecável da aeronave CS300 da airBaltic mostra o progresso da empresa aérea da sua estratégia de modernização da frota", disse Fred Cromer, Presidente, Bombardier Commercial Aircraft. "A entrada em serviço da aeronave CS300 também confirma o sucesso do compromisso da Bombardier no seu compromisso de entregar uma família nova de aeronaves de corredor único para o mercado de 100 a 150 assentos em 30 anos".

"O voo comercial de hoje é um exemplo da incrível jornada entre a airBaltic e a Bombardier com o lançamento da aeronave CS300 no mercado", disse Rob Dewar, Vice-Presidente, Programa da Aeronave C Series, Bombardier Commercial Aircraft. "Parabenizamos a airBaltic, nossos funcionários, fornecedores e interessados da indústria pela sua forte lealdade para o sucesso do programa da aeronave C Series".

Desde a estreia comercial na SWISS, a aeronave CS100 já fez mais de 1.600 voos -- com mais de 156.560 passageiros, mais de 1.181.500 km e 18 destinos.

Aeronave C Series

A C Series é a única aeronave otimizada para o segmento de mercado de 100 a 150 passageiros, conduzindo a fenomenal proposta e performance econômica da aeronave, criando novas oportunidades para a operação da aeronave de um corredor. A aeronave C Series é fabricada pela C Series Aircraft Limited Partnership, uma afiliada do segmento Bombardier Commercial Aircraft da Bombardier Inc.

Com as aeronaves CS100 e as aeronaves CS300 maiores, a família C Series representa a fusão da performance com a tecnologia. O resultado é uma aeronave que entrega uma performance e uma economia imbatíveis para o segmento de mercado de 100 a 150 passageiros, e um custo 18 por cento mais baixo por passageiro, sendo a candidata ideal para completar a aeronave maior de um corredor. As empresas aéreas agora podem operar em rotas que antigamente não eram lucrativas ou até mesmo possíveis. Podemos confirmar uma melhoria da autonomia de mais de 20 por cento nos aeroportos altos e quentes como Denver, Cidade do México ou Lhasa.

A Bombardier criou um novo padrão no design e flexibilidade da cabine para garantir uma experiência incomparável para o passageiro. Os assentos, compartimentos para bagagem e janelas mais amplas da aeronave proporcionam uma sensação de viagem em um avião de fuselagem larga para um conforto incomparável para o passageiro em uma aeronave de corredor único.

As aeronaves CS100 e CS300 compartilham mais de 99 por cento das peças, bem como o Mesmo Tipo de Classificação. O motor Pratt & Whitney PurePower(R) PW1500G revolucionário, combinado com a aerodinâmica avançada da aeronave proporcionam uma queima menor de combustível, ruído e emissões, tornando a C Series a aeronave mais simplificada pela maioria das comunidades.

airBaltic

Fundada em 1995, a airBaltic (AIR BALTIC CORPORATION) é a empresa aérea mais pontual do mundo da região do Báltico com 60 destinos na Europa, Oriente Médio e CIS. A airBaltic é uma sociedade anônima criada em 1995. Seu principal acionista é o estado da Letônia.

A frota da airBaltic conta com 25 aeronaves - 12 Boeing 737, 12 Bombardier Q400 e uma CS300. Outras 19 aeronaves CS300 foram encomendadas. A airBaltic recebeu inúmeros prêmios internacionais pelo seu serviço excelente e inovador, e avanços na renovação dos negócios. Em 2012, a airBaltic foi classificada entre as Top 10 da Airlinetrends em todo o mundo por sua inovação. A airBaltic alcançou a melhor performance em termos de pontualidade em todo o mundo em 2014 e 2015.

Bombardier

A Bombardier é a principal fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability North America. No exercício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2015, apresentamos uma receita de $18,2 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os Editores

Fotos da aeronave CS300 da airBaltic estão postadas neste press release em www.bombardier.com.

Para mais informação sobre a aeronave C Series, visite BCA Media Hub.

Siga @BBD_Aircraft no Twitter para receber as mais recentes notícias da Bombardier Commercial Aircraft.

Para receber nossos press releases, visite a seção RSS Feed do website da Bombardier.

Bombardier, CS100, CS300, C Series e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information