SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

September 08, 2014 08:15 ET

Aeronave Bombardier CSeries de volta no ar

- Fotos do voo serão postadas em www.bombardier.com e www.cseries.com

- B-roll disponível em bcamediafootage.com

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwired - Sep 8, 2014) - A Bombardier Commercial Aircraft confirmou que a aeronave CSeries voltou a fazer os testes de voo com o veículo de teste de voo dois (FTV2) levantando voo hoje nas instalações da Bombardier em Mirabel, Quebec.

O voo de hoje dá seguimento à uma profunda revisão e análise do incidente com o motor ocorrido durante um teste de manutenção em terra de uma aeronave CSeries FTV1 no dia 29 de maio nas instalações de Mirabel. Tanto a Pratt quanto a Whitney, juntamente com a Bombardier, tomaram as medidas apropriadas para abordar o problema, incluindo modificaram o sistema de lubrificação do motor.

"É com prazer que vemos a aeronave CSeries de volta no ar. O motor geared turbofan (GTF - Turbofan com Engrenagens) tem mais de 10.000 horas de testes em terra e de voo e temos certeza de que entrará em serviço atendendo ou superando as especificações de queima de combustível, emissões, empuxo e de ruído, de acordo com o prometido pela Pratt & Whitney", disse Rob Dewar, Vice-Presidente, CSeries Aircraft Program, Bombardier Commercial Aircraft.

"Os programas de testes de voo de aeronaves são complexos e envolvem testes extremos com o objetivo de causar qualquer problema em potencial para corrigi-los antes da sua entrada em serviço", acrescentou o Sr. Dewar.

A entrada em serviço da aeronave CSeries continua dentro do cronograma para o segundo semestre de 2015.

Aeronave CSeries

A Bombardier está criando o futuro com suas aeronaves CSeries - a única nova família 100 por cento de aviões projetados especificamente para o mercado de 100 a 149 assentos de corredor único. Beneficiando-se de um design arrojado com tecnologia de ponta, integração de sistemas, materiais avançados e aerodinâmica de última geração, as aeronaves CSeries oferecem 15 por cento (i) de vantagem de custo operacional de caixa, vantagem de 20 por cento de queima de combustível(i), flexibilidade operacional excepcional, conforto de fuselagem larga e uma pegada ambiental e sonora incomparáveis.

A aeronave CS100 oferece flexibilidade incomparável para muitos modelos de negócios de empresas aéreas e é uma solução ideal para operações aeroportuárias quentes-e-altas e no centro da cidade.

A aeronave CS300 oferece o melhor custo de assento-milha da sua categoria, tornando-o a solução mais lucrativa para os mercados de tamanho médio de até 150 passageiros por voo, ideal para os mercados de rotas de curta a longa distância. Com a opção de até 160 assentos extra, a produtividade da aeronave CS300 melhora ainda mais -- oferecendo para as empresas aéreas uma média de 4 por cento de vantagem adicional de custo operacional em dinheiro por assento.

A Bombardier já recebeu encomendas e compromissos de 513 aeronaves CSeries, incluindo pedidos firmes de 203 aeronaves CSeries.

Bombardier

A Bombardier é a única fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability World and North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2013, apresentamos uma receita de $ 18,2 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os editores

Siga a @Bombardier_Aero no Twitter para receber as mais recentes notícias e updates da Bombardier Aerospace.

(I) A aeronave CSeries está em fase de desenvolvimento. Todos os dados e especificações são estimativas, sujeitas a mudanças na estratégia, branding, capacidade e desempenho da família durante o processo de desenvolvimento, fabricação e certificação. Todas as referências de performance são estimativas com base em um ambiente operacional norte-americano de 500 nm e as comparações são de aeronaves em produção.

Bombardier, CS100, CS300, CSeries e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information