SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

September 14, 2015 10:13 ET

A aeronave comercial Q400 da Bombardier teve a certificação de tipo emitida para a operação no Brasil

A Certificação de Tipo da aeronave Q400 abre caminho para as operações do turbo-hélice mais avançado no Brasil

TORONTO, ON--(Marketwired - Sep 14, 2015) -  A Bombardier Commercial Aircraft anunciou hoje que a Agência Nacional de Aviação Civil brasileira, conhecida localmente como ANAC, aprovou a operação da aeronave Q400 da Bombardier no país, com até 86 assentos, por meio da certificação de tipo.

O Certificado de Tipo possibilita a aeronavegabilidade local do maior turbo-hélice comercial em serviço no mundo e foi concedido à Bombardier em uma cerimônia realizada na ANAC, em São José dos Campos, no Brasil.

"Expandir a nossa presença com aeronaves comerciais no mercado latino-americano é chave para a nossa estratégia de expansão global, e obter a certificação de tipo da aeronave Q400 marca uma etapa importante para o retorno da Série Q na região", diz Alex Glock, vice-presidente regional de vendas na América Latina e Caribe da Bombardier Commercial Aircraft. "Com sua capacidade e versatilidade operacional, a aeronave Q400, que é moderna, confiável e eficiente, atenderá as necessidades em expansão da indústria aérea do Brasil e provará ser um excelente ativo no portfólio de operadores locais, que visam expandir as rotas, melhor dimensionar sua frota e desenvolver sua malha-aérea".

"A adição da certificação de tipo da aeronave Q400 é importante para o Brasil, que continua a evoluir com o crescimento orgânico e com o investimento local em infraestrutura", disse Dino Ishikura, Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC. "Estamos contentes em certificar a aeronave, o que reflete os avanços sendo feitos no panorama da aviação regional do Brasil."

Em julho de 2015, o Canadá e o Brasil assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) em Aviação Civil para promover e expandir a cooperação para benefícios mútuos de ambos os países. Esse MOU ajudará a aproximar agentes públicos e privados estratégicos do Canadá e do Brasil para discutir a colaboração e a cooperação em áreas como desenvolvimento de aeroportos, navegação e segurança aérea.

A Bombardier Commercial Aircraft possui um Departamento de vendas e marketing regional (RSMO) e um depósito logístico e de peças em São Paulo, com suporte de uma equipe dedicada de especialistas nacionais e internacionais. As equipes de vendas, marketing e serviços ao cliente da América Latina será ainda mais fortalecida, já que o escritório central está totalmente habilitado para atender a região.

A estimativa de mercado de aviação comercial da Bombardier para 20 anos projeta a entrega de 1.150 unidades na categoria de 60 a 150 assentos para a América Latina e Caribe até 2034. São esperadas 450 unidades no segmento da Série Q de 60 a 100 assentos, enquanto a maioria das demais unidades será na categoria de 100 a 150 assentos, o segmento para o qual a nova tecnologia avançada da Bombardier, a aeronave Série C de corredor único, foi projetada.

Sobre a aeronave Série Q
Projetada como um turbo-hélice avançado do século 21, a aeronave Q400 é o desenvolvimento mais recente da família Série Q de aeronaves. Ela oferece performance incomparável, flexibilidade operacional e conforto aos passageiros. Além de ser bastante ágil para aproximações íngremes, a aeronave Q400 também é robusta o suficiente para fazer pousos em pistas não pavimentadas. Também está certificada para uso em aeroportos de alta altitude, como o de La Paz, na Bolívia, um dos mais altos do mundo.

Graças à combinação dos atributos de um turbo-hélice, recursos de jato, experiência de passageiro e impacto ambiental líder, a aeronave Q400 é excepcionalmente versátil e pode ser adaptada para uma variedade de modelos de negócios. Oferecendo uma redução de 30 por cento no consumo de combustível em relação aos jatos que ela tipicamente substitui, a aeronave Q400 reduz significativamente as emissões de carbono e melhora a relação custo-benefício. Sua alta velocidade de cruzeiro (160 km/h mais rápida que turbo-hélices convencionais) posiciona a aeronave a minutos da programação dos jatos, com o mesmo custo por assento dos jatos maiores de corredor único. Seus grandes propulsores operam em um RPM mais baixo, gerando mais potência com menos ruído, fazendo dela uma opção menos poluente para centros urbanos.

A família de aeronaves Q400 inclui mais de 60 proprietários e operadores em quase 40 países no mundo todo, e sua frota mundial registrou mais de 6 milhões de horas de voo. O modelo já transportou mais de 370 milhões de passageiros em todo o mundo. A Bombardier já registrou pedidos firmes de um total de 546 aeronaves Q400.

Sobre a Bombardier
A Bombardier é a fabricante líder mundial de aeronaves e trens. Olhando para o futuro ao mesmo tempo em que entrega hoje, a Bombardier está desenvolvendo mobilidade em todo o mundo, atendendo à necessidade de transporte mais eficiente, sustentável e agradável em todos os lugares. Nossos veículos, serviços e, acima de tudo, nossos funcionários são o que nos tornam uma líder mundial nos transportes.

A Bombardier tem sua sede em Montreal, no Canadá. Nossas ações são negociadas na Bolsa de Toronto (BBD), e estamos listados nos Índices Dow Jones Sustainability World e da América do Norte. No ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2014, obtivemos uma receita de US$ 20,1 bilhões. As notícias e informações estão disponíveis em bombardier.com ou no Twitter @Bombardier.

Sobre a ANAC
A Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC é responsável pela regulamentação da aviação civil e supervisão de sua segurança no Brasil. Fundada em março de 2006, a ANAC incorporou pessoal, estrutura e atribuições do Departamento de Aviação Civil (DAC), o órgão competente da aviação civil anterior. Como uma autarquia federal especial com o estatuto de uma agência reguladora, a ANAC é a Autoridade de Aviação Civil vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República Federativa do Brasil.

Notas para os editores
 
As imagens da aeronave Q400 estão publicadas neste comunicado para a imprensa em www.bombardier.com.

Informações adicionais sobre a aeronave Q400 estão disponíveis em http://news.commercialaircraft.bombardier.com/

Acompanhe @BBD_Aircraft no Twitter para receber as últimas notícias e atualizações da Bombardier Commercial Aircraft.

Para receber os comunicados para a imprensa, visite a seção RSS Feed do site da Bombardier.

Bombardier, Q400, Série Q e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information