SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

June 20, 2011 16:31 ET

Aeronave da Bombardier Faz Voo de Demonstração de Tecnologia no Alasca

PARIS, FRANÇA--(Marketwire - Jun 20, 2011) - A Bombardier Aerospace anunciou hoje que completou uma outra grande realização na execução do seu programa de Tecnologia Estratégica para aviação civil: uma aeronave de testes Bombardier Global 5000 realizou uma série de testes de voo com condições de congelamento conhecidas esquipada com um avançado sistema de proteção contra gelo com asa eletrotérmica composta.

"Uma das prioridades estratégicas da Bombardier Aerospace é desenvolver produtos inovadores que protegem o meio ambiente e que atendem as necessidades dos clientes em âmbito mundial e temos muito orgulho deste compromisso com inovação de aviões", disse Francois Caza, vice-presidente e engenheiro-chefe da Bombardier Aerospace. "Estes testes de voo de grande êxito destacam o compromisso da Bombardier para com o avanço da tecnologia na aviação. Eles fazem parte de um abrangente programa de desenvolvimento de tecnologia cobrindo várias áreas, incluindo produtos da aviação, sistemas para aeronaves e estruturas e métodos de fabricação avançados", disse ele.

Os testes de voo Electro-thermal Ice Protection System (EIPS) (Sistema de Proteção Contra Gelo Eletrotérmico) duraram mais de 35 horas, sendo que sete horas foram completadas com o Electro-thermal Ice Protection System em "on" tanto em condições de ar seco como com gelo natural. Os principais componentes do EIPS são uma solução térmica Meggitt com uma estrutura de slat de tecnologia de ponta com material avançado Fokker, incorporando aquecedores Meggitt e controladores ICE Corporation. Testes extensivos de túnel de vento e de gelo foram realizados previamente para garantir segurança no voo.

A bordo do avião de teste estavam Sam Gamar e Frank Magnusson, pilotos de Teste de Engenharia; Jeff Hyde e Laura Hilboldt, engenheiros de Teste de Voo e Eduardo Freitas e Kheira Aboubi, engenheiros de Termodinâmica.

"Testamos o EIPS tanto em condições com ar seco como em gelo natural no sul de Anchorage, Alasca, com grande êxito. O sistema demonstrou integridade estrutural e performance de proteção contra gelo de sucesso como esperado de um sistema elétrico mais eficiente", disse Peter Rawlinson, engenheiro-chefe de Sistema da Bombardier Aerospace.

"A demonstração de um sistema Electro-thermal Ice Protection é um outro passo à frente para um "Avião Mais Elétrico" que terá energia elétrica como principal meio de operar sistemas que normalmente rodam com sangramento de ar de compressor de motor menos eficiente", disse Avraham Ardman, engenheiro-chefe de Sistemas da Bombardier Aerospace.

Menos de dois anos atrás, a Bombardier realizou um teste de voo com o sistema de breques totalmente elétrico com grande êxito. Desta vez, a aeronave demonstradora da tecnologia estratégica da Bombardier foi modificada com a remoção do sistema de dutos de sangramento de ar e de detecção de vazamento do slat mais distante, um comprimento de onze pés em ambas as asas. Em seu lugar, um bordo de ataque de composto eletrotérmico, incorporando aquecedores Meggitt e uma armadura de energia associada foi instalado em cada asa.

Os principais benefícios desta nova tecnologia são: um aumento esperado em confiabilidade na eficiência do avião; eliminação de dutos de sangramento de ar, válvulas e detecção de vazamentos associados com falhas no duto de sangramento do ar quente. A nova tecnologia simplificará os processos de fabricação e montagem das aeronaves, resultando em custos de manutenção reduzidos para os operadores. Ela irá economizar energia e reduzir as emissões da aeronave, resultando em um produto ambientalmente mais amigável.

Sobre a Bombardier

Fabricante líder mundial de soluções de transportes inovadoras, desde aviões comerciais e jatos executivos a equipamento, sistemas e serviços para a rede ferroviária, a Bombardier Inc. é uma corporação global com matriz localizada no Canadá. As suas receitas para o exercício fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2011 foram de US$ 17,7 bilhões e as suas ações são negociadas na Toronto Stock Exchange (BBD). A Bombardier está listada como componente dos índices Dow Jones Sustainability World e North America. Notícias e informações estão disponíveis no www.bombardier.com ou siga-nos no Twitter @BombardierInc.

Aviso para os editores

Siga @Bombardier_Aero no Twitter para receber as últimas notícias e atualizações da Bombardier Aerospace.

Bombardier e Global 5000 são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information