SOURCE: Bombardier Aerospace and Aeroports de Montreal and Porter Airlines

Bombardier Aerospace and Aeroports de Montreal and Porter Airlines

June 18, 2012 20:19 ET

Aeroports de Montreal, Bombardier Aerospace e Porter Airlines iniciam o ICAO Flightpath para um futuro sustentável

- Turboélice Porter Q400 primeiro a fazer o primeiro trecho de uma série de voos com biocombustíveis de Montreal

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwire - Jun 18, 2012) - Aeroports de Montreal (ADM), Bombardier Aerospace e Porter Airlines se uniram para lançar o voo inaugural de uma série de voos de biocombustíveis que levará Raymond Benjamin, o Secretário-Geral da Organização da Aviação Civil (ICAO) para o Rio de Janeiro para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Antes de partir do Montreal Pierre Elliott Trudeau International Airport para o Billy Bishop Toronto City Airport, os executivos das organizações destacaram a importância do investimento na aviação sustentável e no seu compromisso para com o trabalho na indústria para a redução do impacto ambiental da aviação.

"Como signatários da Aviation Industry Commitment to Action on Climate Change (Ação de Compromisso do Setor de Aviação para com a Mudança Climática), temos os mesmos objetivos", disse o Sr. James C. Cherry, Presidente e CEO, do Aeroports de Montreal. "Gostaria de aproveitar esta oportunidade para mencionar que o aeroporto Montreal-Trudeau foi o primeiro da América do Norte a vender créditos de carbono e que já fizemos várias mudanças inovadoras na área da redução do gás causador do efeito estufa", acrescentou o Sr. Cherry

Este é o segundo voo de biocombustível da Bombardier e da Porter este ano. Em abril, a Porter fez o seu primeiro voo de biocombustível no Canadá. Ao concluir um programa de teste lançado em 2010, a empresa aérea pilotou seus turboélices Q400 da sua base no Toronto City Airport para Ottawa usando uma mistura 50/50 de biocombustível e combustível Jet A1 em um dos seus motores. O voo de hoje está usando o mesmo tipo de combustível em um dos motores - certificado em conformidade com o novo padrão American Society for Testing and Materials (ASTM - Sociedade Americana de Testes e Materiais) D7566/D1655 obtido da semente de óleo de Camelina sativa(i) (49 porcento) e Brassica carinata(i) (um porcento). O outro motor da aeronave utiliza o combustível Jet A1.

A pesquisa de biocombustível é uma das muitas iniciativas da Bombardier nos últimos anos na área de aviação sustentável como esteio do programa de Responsabilidade Social Corporativa da empresa. A Bombardier também participa de vários projetos de redução da pegada ambiental nos seus locais e produtos utilizando uma abordagem de ciclo de vida, inclusive Design for Environment (Design para Ambiente) e a implementação dos padrões de construção Leadership in Energy and Environmental Design (LEED - Liderança na Energia e Design Ambiental) nos seus locais de manufatura.

"A Bombardier está orgulhosa de participar desta jornada simbólica do setor", disse Helene V. Gagnon, Vice-Presidente, Assuntos Públicos, Comunicações e Responsabilidade Corporativa, Bombardier Aerospace. "Como principal fabricante de aeronaves temos que agir como modelo para o setor na área do meio ambiente, com a projeção e construção de produtos inovadores e responsáveis, bem como trabalhar em parcerias com todo o setor para encontrar soluções benéficas para todos a longo prazo".

A Porter opera uma frota de 26 aeronaves Q400 na sua rede regional.

"O motivo que levou a Porter a escolher a aeronave Q400 foram as características da eficiência, inclusive a redução do uso do combustível e de emissões comparado com o jato", disse, Robert Cordes, Vice-Presidente Executivo e COO, Porter Airlines. "O biocombustível usado regularmente tem o potencial de grandes melhorias no futuro. Temos orgulho de contribuir para esta meta do trabalho do setor em geral".

Aeronave Q400

A aeronave turboélice Q400 construída na instalação da Bombardier em Ontário, Toronto, é a sucessora avançada da família de aeronaves Dash 8/Q da Bombardier. Otimizada para operações de longa distância, a aeronave Q400 "confortavelmente mais verde" de 70 a 80 assentos, é um turboélice grande, rápido, silencioso e com consumo eficiente de combustível. Ela oferece o equilíbrio ideal do conforto do passageiro e economia operacional com uma pegada ambiental reduzida.

Estabelecendo novos padrões ambientais, a aeronave Q400 usa 30 a 40 porcento menos de combustível e produz 30 a 40 porcento menos emissões nas rotas em que já substituiu os jatos mais velhos com capacidade semelhante. No geral, a aeronave Q400 é 15 decibéis mais silenciosa que os padrões de ruído ICAO Chapter 4; elevando o nível de todo o setor.

Mais de 380 aeronaves Q400 estão em serviço em aproximadamente 40 operadoras em 30 países de seis continentes. Esta aeronave transportou mais de 177 milhões de passageiros.

ADM

A ADM é a autoridade do aeroporto local responsável pela administração, operação e desenvolvimento dos aeroportos internacionais Montreal-Pierre Elliott Trudeau e Montreal-Mirabel desde 1992. A Corporação emprega 600 pessoas nos dois aeroportos e escritório central. A ADM foi certificada ISO 14001 em 2000.

Porter Airlines

Fundada em 2006, a Porter Airlines revolucionou o voo de curta distância com uma abordagem calorosa e simples da hospitalidade, restaurando o glamour e o refinamento da viagem aérea. Uma 4 Star Airline(R) oficial da World Airline Star Rating(R) da Skytrax, e a segunda do mundo na categoria Readers Choice Awards Top Small Airlines (Principais Pequenas Empresas Aéreas Escolhidas pelos Leitores) da Conde Nast Traveler, a Porter dedica-se a oferecer uma experiência de viagem de luxo. Dentre as amenidades gratuitas estão incluídas lounges de luxo em aeroportos, café Starbucks, lanches de luxo, e vinho e cerveja a bordo.

A empresa aérea atualmente voa para Toronto, Ottawa, Montreal, Quebec City, Moncton, Halifax, St. John's, Thunder Bay, Sault Ste. Marie, Sudbury, Timmins, Windsor, Nova York (Newark), Chicago (Midway), Boston (Logan), Washington, D.C., e tem voos de temporada para Mt. Tremblant, Que., Myrtle Beach, S.C., e Burlington, Vt. Visite www.flyporter.com ou ligue para (888) 619-8622 para mais informação.

Bombardier

A Bombardier é a única fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability World and North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2011, apresentamos uma receita de $18,3 bilhões de dólares. Para notícias e informações, acesse www.bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os editores

Imagens da aeronave Porter Airlines Q400 estão disponíveis na seção de press releases no: www.bombardier.com.

Siga @Bombardier_Aero no Twitter para receber as mais recentes notícias e atualizações da Bombardier Aerospace.

(i)Camelina sativa e Brassica carinata pertencem à família de plantas com flores conhecida como Brassicaceae. A Brassicaceae também inclui plantas conhecida como brócoli, repolho, couve-flor e nabo.

Bombardier, Dash 8, NextGen, Q400 Q-Series são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information


  • Contatos:
    Christiane Beaulieu
    Aeroports de Montreal
    +1-514-394-7304

    Brad Cicero
    Porter Airlines
    +1-416-619-8593

    Haley Dunne
    Bombardier Aerospace
    +1-514-855-7595
    www.bombardier.com