SOURCE: AgraQuest

May 13, 2008 11:34 ET

AgraQuest Inc. indica Marcus Meadows-Smith como CEO

Meadows-Smith deverá liderar a firma de proteção de safra em sua próxima fase de crescimento global

DAVIS, CA--(Marketwire - May 13, 2008) - A AgraQuest Inc., principal provedora de produtos naturais para um tratamento pesticida eficaz e seguro, anunciou hoje que Marcus Meadows-Smith foi indicado como o CEO da empresa. Meadows-Smith entra para a gerência executiva da AgraQuest e dá início a suas novas responsabilidades imediatamente.

Mike Miille, que atuou previamente como CEO/COO da AgraQuest, passou para sua nova função como presidente e COO da empresa. A entrada de Meadows-Smith fortalece ainda mais a equipe de gestão da empresa e incrementa a recente contratação de Ashish Malik, ex-Syngenta, como vice-presidente sênior de Marketing Global da empresa. A organização de vendas permanece inalterada e é comandada na América do Norte por Chris Coombs, vice-presidente; por Thierry Merckling, na Europa, Oriente Médio e África; e, na América Latina, por Jorge Cetti.

"Marcus é a pessoa ideal para levar a AgraQuest para a próxima fase de desenvolvimento", disse Miille. "Ele tem uma sólida história de liderança estratégica de negócios para crescimento global e já está há 20 anos na indústria de química agrária. Seus talentos, pontos fortes e experiência complementam perfeitamente os do restante da equipe de gestão. A AgraQuest está entrando em um período de expansão global, e a liderança de Marcus será parte integral do sucesso a longo prazo."

Em sua função, Meadows-Smith se concentrará em levar a AgraQuest para uma fase de alto crescimento, incluindo o lançamento de novos produtos formulados com ingredientes ativos patenteados, aumentando as parcerias estratégicas e obtenção de licenças exclusivas, focando nos novos mercados de safras globais.

"Como CEO, Marcus traz em si todos os traços necessários para incentivar e apoiar um rápido e substancial crescimento e melhorias contínuas da proposta de valor e da importância estratégica da AgraQuest", disse John Pasquesi, presidente, diretoria da AgraQuest. "Está comprovado que ele desenvolve as empresas da indústria de produtos químicos agrícolas, sua abordagem para com o desenvolvimento de mercado e sua harmonia com a equipe atual, que se encaixaram de forma excelente nas necessidades da AgraQuest. Estamos animados em ter alguém desse calibre entrando para a empresa."

Meadows-Smith chega à AgraQuest depois de uma carreira de 14 anos com a Chemtura Corporation USA (ex-Crompton, Uniroyal Chemical e Great Lakes), onde atuou recentemente como vice-presidente executivo responsável por um portfólio de negócios de $1,9 bilhão, incluindo as divisões Proteção de Safra, Produtos ao Consumidor e Aditivos de Plástico. Antes disso, ele esteve empregado por seis anos na Sumitomo Corporation, onde foi gerente de marketing para Produtos de Proteção de Safra e pesticidas para saúde pública, em Londres.

Com receitas recordes no primeiro trimestre de 2008, até 80% superior ao ano passado, além de vários novos produtos registrados nos EUA e outros registros nacionais para o fungicida SERENADE(R) na Europa e na América Latina, Meadows-Smith ficou impressionado com o ritmo de crescimento perpetrado pela AgraQuest.

"A AgraQuest fez um trabalho excelente de construção de uma plataforma para crescimento contínuo", disse Meadows-Smith. "A empresa tem um enorme pipeline de ingredientes ativos inovadores para uso como bio-pesticidas, produtos para saúde vegetal e fumigantes. Nossos produtos trarão a sempre necessária inovação e outros benefícios para clientes na agricultura convencional e orgânica, além de para os mercados de casa e jardim, tratamento de sementes, pós-colheita e segurança de alimentos. Nós teremos um crescimento rentável em todos esses setores e criaremos um verdadeiro valor para acionistas, fortalecendo ainda mais nossa posição como líderes globais de produtos biológicos para proteção da safra, saúde vegetal e tratamento pesticida."

Meadows-Smith, que é formado em Ciências Biológicas e Genética pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e é aluno do Programa de Gestão Avançada do curso de administração de Harvard, trabalhará fora da sede empresarial da AgraQuest, que fica em Davis, Califórnia.

A AgraQuest concluiu recentemente uma rodada de $20 milhões de "mezzanine financing", que dá à empresa os recursos financeiros para capitalizar sobre as crescentes oportunidades do mercado e ajudar a financiar o lançamento de novos produtos. O pipeline de produtos inclui bioinseticidas que complementam os biofungicidas existentes -- SERENADE, SONATA(R), BALLAD(R) e RHAPSODY(R) – para o mercado de proteção de safra pré-colheita, além de produtos inspirados na natureza para os mercados de pós-colheita, fumigação, tratamento de sementes e mercados de segurança alimentícia, entre outros.

Sobre a AgraQuest, Inc.

A AgraQuest é uma empresa de biotecnologia que se concentra em parcerias inovadoras com empresas agroquímicas e de segurança alimentícia pós-colheita. A AgraQuest bateu um recorde invejável de liderança nas competências centrais de descoberta, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos de tratamento pesticidas seguros, naturais e ecologicamente corretos para os mercados agrícola, institucional e residencial. A empresa vende os fungicidas SERENADE(R), RHAPSODY(R), SONATA(R) e BALLAD(R) e o inseticida BARITONE(TM) no mercado norte-americano e no restante do mundo. A AgraQuest recebeu o "Presidential Green Chemistry Award" da EPA norte-americana pela descoberta e comercialização do SERENADE. Em 2004, a AgraQuest recebeu o "Red Herring Top 100 Private Company Award" e o "World Technology Award for the Environment".

Foto disponível: http://media.marketwire.com/attachments/200805/MOD-433307_MMeadows-Smith200.jpg

Contact Information



  • Contato:
    Jake Mortensen
    Especialista em Comunicações de Marketing
    AgraQuest, Inc.
    530-750-0150 ramal 114 (escritório)
    530-383-7000 (celular)
    jmortensen@agraquest.com