SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

February 17, 2016 14:49 ET

Air Canada e Bombardier fecham um pedido histórico de até 75 aeronaves Bombardier C Series

- Bombardier e Air Canada assinam carta de intenção de compra de 45 aeronaves CS300 com opção de compra de mais 30 aeronaves CS300

- Air Canada passa a ser a primeira transportadora de rede internacional principal da América do Norte a usar a aeronave C Series

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwired - Feb 17, 2016) - A Bombardier Commercial Aircraft e a Air Canada anunciaram hoje que assinaram uma Carta de Intenção (Letter of Intent - LOI) de compra e venda de 45 aeronaves CS300 com opção de compra de outras 30 aeronaves CS300, inclusive o direito de conversão de aeronaves CS100.

A Air Canada passa a ser a primeira transportadora de rede internacional da linha principal da América do Norte a usar a família de aeronaves C Series.

Baseado no preço de lista da aeronave CS300, o pedido confirmado de 45 aeronaves tem o valor aproximado de $3,8 bilhões de dólares.

Em uma conferência coletiva realizada hoje em Saint-Laurent, Quebec, Calin Rovinescu, Presidente e CEO, Air Canada, juntamente com membros da equipe de liderança Benjamin Smith, Presidente, Passenger Airlines e Michael Rousseau, Vice-Presidente Executivo e Diretor Financeiro foram recebidos por Alain Bellemare, Presidente e CEO, Bombardier Inc. juntamente com o sr. Bellemare para a cerimônia de assinatura que inicia um novo capítulo de parceria das empresas. Estavam presentes também seus colegas da Bombardier Commercial Aircraft, Fred Cromer, Presidente e Rob Dewar, Vice-Presidente, C Series Aircraft Program e membros das equipes de liderança.

"Analisamos cuidadosamente a capacidade e o progresso da aeronave C Series da Bombardier há algum tempo e é com prazer que anunciamos a assinatura para a compra da aeronave CS300 para a nossa frota da linha principal", disse o sr. Rovinescu. "As aeronaves C Series serão um elemento principal para a renovação da frota para que a Air Canada possa operar uma das frotas mais jovens e com consumo mais eficiente de combustível do mundo. Com a performance ideal da linha principal, economia superior e maior capacidade de passageiros, a aeronave CS300 construída no Canadá podemos concorrer com mais eficiência, oferecer um serviço ponto-a-ponto maior para os mercados domésticos e internacional, além de atender a nossa rede."

"Estamos contentíssimos em ter a Air Canada como a nossa transportadora internacional de linha principal na América do Norte. Um pedido histórico destes de um cliente de nome e icônico como a Air Canada torna-se uma estratégia significativa para o programa da aeronave C Series e queremos aprofundar ainda mais o nosso relacionamento que já dura 30 anos", disse o sr. Cromer. "A aeronave C Series tem metas comprovadas e ampliadas de performance e está pronta para ser usada como conexão de linha principal costa-a-costa ou para voos direto para destinos carentes. A sua performance e o custo operacional extremamente baixo são a receita do sucesso deste avião e a Air Canada reconhece que a aeronave C Series foi projetada de acordo com as exigências do mercado em constante evolução".

"O nosso recente foco foi adicionar uma grande transportadora internacional norte-americana para complementar nossos pedidos na Europa e Ásia e, com a Air Canada, atingimos nossa meta de criar uma forte presença global para a aeronave C Series", disse o sr. Bellemare. "Estamos fortalecidos e energizados pela confiança que a Air Canada depositou no programa de aeronave C Series e muito confiantes que o compromisso da transportadora - uma das maiores até o momento para esta aeronave - será um catalisador para pedidos futuros na América do Norte e no mundo. Temos a melhor aeronave no segmento de 100 a 150 assentos e as oportunidades continuam a aumentar com a apresentação da C Series para clientes em potencial".

Aeronave C Series

A família de aeronaves C Series representa a fusão da performance com a tecnologia, tem um design 100 por cento novo que oferece para os operadores um valor extra de até US$13 milhões por aeronave.

Concentrada no segmento de mercado de 100 a 150 assentos, Bombardier projetou a aeronave C Series para oferecer uma vantagem econômica sem paralelo para as operadoras e criar novas oportunidades para operações de aeronaves com corredor único.

Com o uso de materiais avançados, tecnologia de ponta e aerodinâmica moderna, juntamente com o motor Pratt & Whitney PurePower(R) PW1500G revolucionário, a aeronave C Series tem uma vantagem de custo unitário de mais de 10 por cento, comparado com as aeronaves re-projetadas de tamanho semelhante.

Além de oferecer os melhores fatores econômicos da sua categoria na aeronave C Series, a Bombardier se concentrou bastante no design da cabine para garantir uma experiência superior para o passageiro. A aeronave tem assentos de 19 polegadas de largura que estabelecem um novo padrão do setor, compartimentos para bagagens maiores na cabine que acomodam uma bagagem de mão de cada passageiro, e as maiores janelas do mercado em uma aeronave de corredor único. Todos estes atributos em conjunto dão a sensação de um avião de fuselagem larga, oferecendo para o passageiro um nível de conforto incomparável.

Estamos contentíssimos com o resultado do teste de ruído da aeronave CS100 que confirmou que o seu nível de silêncio é o mais alto de um jato comercial em produção da sua categoria. O ruído da aeronave e sua excelente capacidade em campo curto são ideais para diversos tipos de operações.

A autonomia de voo máxima da aeronave C Series foi confirmada em 3.300 NM (6.112 km), 350 NM (648 km) a mais do que o previsto originalmente.

A Bombardier já recebeu encomendas e compromissos de 678 aeronaves C Series, incluindo pedidos firmes de 243 aeronaves.

Air Canada

A Air Canada é a maior empresa aérea doméstica e internacional do Canadá, atendendo mais de 200 aeroportos em seis continentes. A principal empresa aérea do Canadá está entre as 20 maiores empresas aéreas do mundo e em 2015 atendeu mais de 41 milhões de clientes. A Air Canada oferece serviço de passageiros comercial direto para 63 aeroportos no Canadá, 56 nos EUA e 86 na Europa, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália, Caribe, México, América Central e América do Sul. A Air Canada é membro fundadora da Star Alliance, a rede de transporte aéreo mais abrangente do mundo servindo 1.330 aeroportos em 192 países. A Air Canada é a única transportadora de rede internacional da América do Norte a receber Quatro Estrelas pela Skytrax, firma de pesquisa independente do Reino Unido. Para mais informação, acesse: www.aircanada.com, siga @AirCanada no Twitter e a Air Canada no Facebook.

Bombardier

A Bombardier é a maior fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2015, apresentamos uma receita de $ 18,2 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os Editores

Fotos da aeronave CS300 estão postadas neste press release em www.bombardier.com.

Para mais informação sobre a aeronave C Series, visite http://news.commercialaircraft.bombardier.com.

Siga @BBD_Aircraft no Twitter para receber as mais recentes notícias da Bombardier Commercial Aircraft.

Para receber nossos press releases, visite a seção RSS Feed do website da Bombardier.

Bombardier, CS100, CS300, C Series e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information