SOURCE: AMD Alliance International

April 18, 2011 22:16 ET

Aliança AMD Lança Pedido Global de Ação Para Melhorar o Atendimento aos Pacientes Com Degeneração Macular Molhada Relacionada com a Idade (AMD), Principal Causa da Perda de Visão no Mundo Desenvolvido

Novo Relatório Ressalta as Consequências de Tratar AMD Intensamente e a Importância de Reconhecer AMD Molhada Como uma Doença Crônica Com Intervenção Regular e Repetida Para Minimizar Perda de Visão

NOVA YORK, NOVA YORK--(Marketwire - Apr 18, 2011) - A AMD Alliance International (AMDAI) lançou hoje um pedido global de ação para a comunidade de cuidados da visão, para garantir acesso apropriado no atendimento aos pacientes afetados pela wet age-related macular degeneration (AMD) (degeneração macular molhada relacionada com a idade), um estado onde novos vasos sanguíneos crescem no fundo do olho causando sérios danos à visão, e para dar apoio a pesquisa que está sendo realizada para melhores opções de tratamento. O pedido global de ação surgiu de um relatório pendente que destaca a necessidade de reconhecer a AMD molhada como uma doença crônica e os grandes problemas emocionais, físicos e econômicos associados com o tratamento da doença como um estado agudo. Um webcast discutindo detalhes do relatório será realizado hoje às 10h horário do leste /15h horário de verão britânico/16h horário de verão da Europa Central e pode ser acessado aqui: www.videonewswire.com/event.asp?id=78349.

Doença crônica é definida como persistente, duradoura e geralmente incurável e requer tratamento contínuo; mesmo assim em alguns países, a AMD molhada é tratada e paga como um acesso menor a uma doença aguda, limitando os resultados do paciente e potencialmente causando danos à vista.

Degeneração macular relacionada com a idade é a maior causa de cegueira no mundo desenvolvido e duas vezes tão prevalente quanto a doença de Alzheimer, afetando aproximadamente 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Alguns sistemas de assistência médica, incluindo nos países desenvolvidos, focam em atendimento informal para os pacientes com episódios de doença aguda, um modelo que não é econômico para o tratamento da AMD molhada e de outras doenças crônicas. De fato, dados sobre a asma e insuficiência cardíaca congestiva indicam que as economias de custo e melhoras em qualidade resultam de tratamento de longo prazo das doenças crônicas fora do hospital, impedindo a ocorrência de episódios agudos.(1) Globalmente, o custo dos danos causados à visão devido à AMD em 2010 é estimado em US$ 343 bilhões.(2) Isto é devido não apenas aos custos diretos do tratamento da doença, mas também aos perigos associados que surgem com uma visão diminuída. Além disso, as pessoas sofrendo de AMD foram privadas do equivalente a cerca de seis milhões de anos com uma vida saudável devido à invalidez e morte prematura.

"Para os envolvidos e preocupados com os cuidados da visão, este relatório destaca a necessidade de continuar promovendo acesso para os pacientes a atendimento contínuo necessário para a prevenção da perda de visão devido à AMD molhada", disse Narinder Sharma, CEO da AMDAI. "O peso que esta doença impõe nos pacientes, profissionais do setor de saúde, sistemas de assistência médica e na sociedade em geral pode atualmente ser aliviado somente através de diagnóstico adequado, intervenção rápida e principais práticas de terapia sustentável para tratar estados crônicos até que haja tratamentos novos e melhores e esperançosamente um dia a cura".

O relatório incorpora comentários de um painel especializado de patronos dos pacientes e de política, bem como grupos focados em pacientes abrangendo toda a Europa e Estados Unidos. Baseada nos resultados, a AMDAI irá liderar os seus mais de 70 grupos de pacientes em todo o mundo para ajudar aqueles que sofrem com AMD molhada, promover acesso para atendimento apropriado e terapias aprovadas e seguras para ajudar os pacientes com AMD a manterem a visão pelo máximo de tempo possível e terem uma vida mais longa e produtiva através de:


--  Diagnóstico adequado e acesso a tratamento regularmente: 
    Detecção rápida é crucial para salvar a visão.
    A AMD molhada progride rapidamente, mas o seu progresso pode ser 
    diminuído com acesso direto a tratamento apropriado. 
--  Maior conhecimento do paciente e do médico: Conhecimento 
    público sobre a AMD molhada precisa ser melhorado para que os
    sinais e sintomas sejam mais facilmente reconhecidos, principalmente
    entre as populações em risco.  
--  Tratamentos novos e melhores para a AMD molhada: Medicamentos em 
    desenvolvimento precisam ter segurança clínica comprovada,
    eficácia de longo prazo, disponibilidade para todos que sofrem 
    com AMD molhada e finalmente impedir o progresso da doença e 
    restaurar a visão. 
--  Um modelo integrado de assistência que inclui prevenção,
    diagnósticos, tratamento e reabilitação: Equipes de 
    assistência médica deveriam educar a si mesmas e os seus 
    pacientes sobre a AMD molhada para intervir e preservar a visão da
    melhor maneira possível, bem como fornecer recursos de atendimento
    e reabilitação. 

O relatório afirma que tratar AMD molhada como uma doença crônica ajudará os pacientes afetados a receberem atenção médica mais rápida e o tratamento que necessitam para terem uma vida longa, saudável e mais independente, reduzindo assim a necessidade de assistência médica e serviços sociais de alto custo. O relatório cobre o desafio global da AMD; tratamentos atuais e em desenvolvimento; intervenção necessária, tratamento, reabilitação e ajuda emocional; melhorando a capacidade dos médicos de educarem e cuidarem dos pacientes com AMD molhada; ajudando os pacientes a promoverem em seu próprio nome.

Não existe cura para a AMD molhada, mas existem várias terapias aprovadas no mercado para o seu tratamento. Os tratamentos aprovados para esta doença incluem cirurgia a laser, terapia fotodinâmica, e a mais recente, a terapia anti-VEGF que é administrada com uma injeção com medicamento no olho. Este último tratamento pode parar e em alguns casos, reverter a perda da visão.

Apesar de a terapia anti-VEGF representar um avanço significativo no tratamento da AMD molhada, ainda não existe cura. Os especialistas em cuidados dos olhos e líderes globais destacam necessidades restantes que ainda não foram atendidas :(3) melhores métodos no fornecimento de medicamentos, maior eficiência dos medicamentos injetados no olho, frequência reduzida de tratamento e dosagem, terapias combinadas que podem melhorar a eficiência e o peso do tratamento nos médicos e pacientes, medicamentos que revertem o processo da doença e o que é mais importante, um paradigma de tratamento padronizado e integrado responsável pelo tratamento crônico da AMD molhada.

Sobre a AMD

Degeneração macular relacionada com a idade é a maior causa de cegueira no mundo desenvolvido e duas vezes tão prevalente quanto a doença de Alzheimer, afetando aproximadamente 30 milhões de pessoas no mundo todo. A AMD se desenvolve e gradualmente diminui a visão central necessária para ver objetos claramente e para realizar tarefas comuns tais como ler e dirigir. Em alguns casos, a AMD avança tão vagarosamente que as pessoas notam apenas uma pequena mudança na visão; em outros, a doença pode rapidamente resultar em perda da visão em ambos os olhos. Apesar de a AMD ocorrer durante a meia-idade, as pessoas com mais de 60 correm risco maior do que os jovens.

A AMD ocorre de duas maneiras: seca e molhada. A AMD seca é a primeira fase da doença que ocorre quando as células sensíveis à luz da mácula vagarosamente começam a falhar e gradualmente obscurecem a visão central do olho afetado. Isto pode ser resultado do envelhecimento e afinamento dos tecidos maculares. Com o passar do tempo, mais funções da mácula deixam de funcionar e a visão central é gradualmente perdida no olho afetado. O paciente com AMD seca provavelmente terá visão obscurecida, terá dificuldade para reconhecer rostos e precisará de mais luz para ler e para realizar outras atividades. A AMD seca geralmente afeta ambos os olhos, mas a visão pode ser perdida em apenas um olho enquanto o outro olho parece não ter sido afetado.(4)

Em 10 a 15 por cento dos casos, a AMD seca avança para AMD molhada. A AMD molhada é a maior causa de cegueira nas pessoas de mais de 65 anos nos Estados Unidos e Europa. Na AMD molhada, vasos sanguíneos anormais desenvolvem atrás da mácula permitindo que sangue e fluído vazem causando danos na visão. A AMD molhada pode causar perda na visão em menos de 3 meses.

Sobre a AMDAI

A AMD Alliance International é a única organização internacional do mundo dedicada exclusivamente em promover conhecimento, tratamento e pesquisa sobre degeneração macular, principal causa da perda de visão no mundo desenvolvido. Somos uma organização composta de membros das maiores organizações do mundo voltadas para visão, seniores e pesquisas de 25 países.

(1) Thrall, James H., MD, Prevalência e Custos de Doença Crônica do Sistema de Assistência Médica Estruturado para o Tratamento de Doenças Agudas, Radiologia, 2005

(2) Custo Econômico Global de Dano Visual, Economia de Acesso, preparado pela AMD Alliance International, Março de 2010 (custos reportados em 2008 em dólares dos Estados Unidos).

(3) DataMonitor: Oftalmologia: Opiniões dos Acionistas – Marcas Principais Ameaçadas, Março de 2010

(4) Instituto Nacional do Olho, Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, www.nei.nih.gov

Contact Information