SOURCE: Alliance for Financial Inclusion

Alliance for Financial Inclusion

20 mars 2013 16h06 HE

Alliance for Financial Inclusion atinge total de 100 instituições membros

BANGKOK, THAILAND--(Marketwire - Mar 20, 2013) - A Alliance for Financial Inclusion (AFI) atingiu um marco esta semana quando o Central Bank of Trinidad and Tobago passou a ser a centésima organização membro. A rede de instituições da AFI estão espalhadas em todo o mundo, com representações em cada região. Juntos, os membros da AFI agora abrangem mais de 95 por cento da população sem acesso aos bancos.

A AFI foi fundada em 2008 como um projeto financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation para avançar o desenvolvimento de políticas inteligentes de inclusão financeira em países em desenvolvimento e emergentes. Um grupo principal de seis membros da AFI, incluindo o Bank of Indonesia, Bank of Thailand, Central Bank of Kenya, BSP Philippines, SBS Peru e CNBV Mexico acredita que a inclusão financeira pode avançar através de trocas e compartilhamento de conhecimento de colegas. A ideia de um grupo de iguais se unindo para encontrar os melhores métodos para tirar 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo da pobreza foi disseminada rapidamente e a AFI Network se estabeleceu como a maior aliança do mundo de legisladores de inclusão financeira.

Em 2011, os membros da AFI adotaram a Declaração Maia, uma declaração de intenção de tornar a inclusão financeira uma peça central dos trabalhos nacionais para a redução da pobreza e estabilidade econômica. Mais de 30 membros da AFI deram um passo à frente ao anunciar compromissos específicos e mensuráveis. Reconhecendo estes desenvolvimentos, o G20 e o G24 destacaram o modelo de aprendizado da AFI e a Declaração Maia como etapas principais com foco no desenvolvimento econômico.

"A inclusão financeira deixou de ser uma questão menor do debate econômico global", disse Alfred Hannig, Diretor Executivo da AFI. "Ela agora é um lugar permanente e importante da discussão global sobre o desenvolvimento e estabilidade econômica. E com a AFI, essas nações com maior interesse nessa discussão agora têm voz mais ativa".

A AFI cresceu mais do que o previsto por seus fundadores, e a próxima etapa da evolução da AFI já está a caminho. No 2012 Global Policy Forum (GPF), os membros da AFI Network deram início no processo para transformar a AFI de um projeto de curto prazo em uma organização internacional permanente financiada pelos membros.

Com 100 instituições membros e presença em todo o mundo, muito mudou desde os primeiros dias dos seis membros originais da AFI. No entanto, a missão principal da AFI permanece a mesma, adotar e expandir a política inteligente de inclusão financeira para tirar da pobreza as pessoas sem acesso aos bancos.

Renseignements