SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

March 21, 2014 22:23 ET

Avião Bombardier Q400 da Próxima Geração Inicia sua Tour no FIDAE Air Show no Chile

- A tour inclui paradas no Caribe; para mais informação, visite https://www.facebook.com/BombardierAero e siga no Twitter em #Q400DemoTour

- Com a sua recém-anunciada configuração de extra capacidade, a aeronave Q400 NextGen oferece até 17 por cento de vantagem de custo por assento para as operadoras

TORONTO, ONTÁRIO--(Marketwired - Mar 21, 2014) - A Bombardier Aerospace anunciou hoje que seu avião regional tecnologicamente avançado Q400 NextGen parte este fim de semana para uma tour de demonstração de três semanas em vários países da América Latina, com paradas no Peru, Chile, Uruguai, Brasil, Panamá e México. A tour inclui paradas no Caribe - Ilhas Cayman e Bahamas.

A aeronave Q400 NextGen, recém-pintada com um desenho especial para comemorar a tour, começa sua parte na América Latina com um display estático no 2014 FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio) Air Show em Santiago, Chile de 25 a 28 de março. A FIDAE é o maior show aéreo da América Latina.

Desde a última tour de demonstração da aeronave Q400 NextGen na região em 2012, a Bombardier Commercial Aircraft lançou uma versão com capacidade opcional extra para até 86 passageiros - ou seja, mais 14 assentos que qualquer outro avião turbo comercial. A capacidade extra da aeronave proporciona uma vantagem assento-custo de 17 por cento para as operadoras.

"A aeronave Q400 NextGen já é conhecida por sua eficiência de combustível, flexibilidade operacional, operação de baixo custo, impacto ambiental reduzido, e experiência incomparável do passageiro", disse Ray Jones, Vice-Presidente Sênior de Vendas, Marketing e Gerenciamento de Ativos da Bombardier Commercial Aircraft. "A disponibilidade imediata da configuração de capacidade extra é mais uma vantagem que coloca a aeronave Q400 NextGen bem à frente da concorrência em termos de receita potencial e geração de lucros".

"Para as empresas aéreas do Chile e outras áreas montanhosas, o avião turbo Q400 NextGen oferece uma taxa de elevação duas vezes mais rápida que os aviões turbos da concorrência e é o único avião turbo certificada para operar em campos de pouso com elevações de até 14.000 pés (4.267 m) e inclinações de campos de pouso de até 4,6 por cento. Ele tem um generoso serviço de motor único no teto e um sistema de oxigênio de queda opcional. A velocidade da aeronave Q400 NextGen e a confiabilidade de despacho de até 99,5 por cento também oferece para as operadoras a flexibilidade de substituir os jatos das gerações antigas em rotas de curta a média distância", observou Kevin Smith, Vice-Presidente de Vendas para as Américas da Bombardier Commercial Aircraft.

A América Latina está tendo um crescimento econômico robusto que deve continuar com os eventos da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de Verão em 2016 no Brasil. Estes grandes eventos esportivos internacionais estão incentivando o crescimento regional, incluindo o investimento em uma estrutura secundária de aviação, e o desenvolvimento de transportadoras de baixas tarifas, oferecendo maior acesso às viagens aéreas acessíveis economicamente.

A previsão do mercado de aviação comercial de 20 anos para a Bombardier mostra uma projeção de entregas de 1.120 unidades na categoria de 20 a 149 assentos na América Latina e Caribe (incluindo o México) até 2033. Mais de 60 por cento das entregas devem ser do segmento de 100 a 149 assentos - o segmento do novo jato de transporte de corredor único CSeries de tecnologia avançada da Bombardier - enquanto o restante ficará no segmento de 60 a 99 assentos. Atualmente, cerca de 60 aviões turbo Bombardier Dash 8/Q-Series e jatos regionais CRJ estão em serviço na América Latina e no Caribe.

Aeronaves Q400 e Q400 NextGen

A aeronave Q400 NextGen, construída na instalação da Bombardier em Ontário, Toronto, e o mais recente desenvolvimento da evolução da aeronave Q400 com design totalmente novo que entrou em operação em 2000 para atender as necessidades do mercado em evolução. Otimizada para operações de longa distância, a aeronave Q400 é grande, rápida, silenciosa e tem consumo eficiente de combustível. Ela oferece o equilíbrio ideal do conforto do passageiro e economia operacional com uma pegada ambiental reduzida. Sua configuração de capacidade extra, com assentos para até 86 passageiros, a aeronave Q400 oferece até 17 por cento de vantagem de custo por assento para as operadoras.

O avião Q400 é a mais nova tecnologia turbo mais rápida, oferecendo velocidade de jato e eficiência de combustível de turbo. A aeronave oferece a melhor flexibilidade e economia operacional em gera no seu segmento de mercado, permitindo que as empresas aéreas a implementem em diversos mercados desde os turbo típico de curta distância às oportunidades de reposição de jatos de distâncias maiores.

Embora a aeronave Q400 opere tradicionalmente em rotas de menos de 500 NM, é o único turbo com velocidade e autonomia para uso em rotas de mais de 1.000 NM. A velocidade de cruzeiro máximo da aeronave Q400 de 360 nós permite horários flexíveis comandados pela demanda dos jatos. Mas, reduza para 280 nós e a aeronave Q400 tem consumo tão eficiente quanto outros turbos por assento, e ainda mantém a vantagem da velocidade.

Estabelecendo novos padrões ambientais, a aeronave Q400 usa 30 a 40 por cento menos de combustível e produz 30 a 40 por cento menos emissões nas rotas em que já substituiu os jatos mais velhos com capacidade semelhante. E, também importante, a Auxiliary Power Unit (APU) do turbo Q400, localizado na cauda da aeronave, ventila seu escapamento e o ruído para cima, resultando em um melhor ambiente operacional para a tripulação em terra. No geral, a aeronave Q400 é 15 decibéis mais silenciosa que os padrões de ruído ICAO Chapter 4; elevando o nível de todo o setor. A aeronave Q400 também participa de programas de teste de biocombustível que podem fazer contribuições significantes para a redução da pegada de carbono da aviação.

A aeronave Q400 é o único turbo aprovado para a categoria motor único em abordagens com condições de tempo Cat. IIIa quando equipado com um Head-up Guidance System. A aeronave Q400 também é o único turbo em conformidade com os padrões Required Navigation Performance (RNP), que é vantajoso em operações em regiões montanhosas e espaços aéreos confinados.

O avião Q400 NextGen tem um ambiente de cabine aprimorado com o lançamento da iluminação LED, novos painéis no teto, paredes laterais nas janelas, e compartimentos maiores para a bagagem na cabine. Isto tudo, juntamente com o sistema Active Noise and Vibration Suppression (ANVS) da aeronave, oferecem uma experiência excelente para os passageiros na cabine.

A Bombardier recebeu um total de 486 pedidos confirmados de aeronaves Q400 e Q400 NextGen. Em todo o mundo, a aeronave Q400 e Q400 NextGen transportaram mais de 295 milhões de passageiros e voaram mais de 4,7 horas e mais de 5 milhões de decolagens e aterrissagens. O programa da aeronave Q400 e Q400 NextGen inclui mais de 50 clientes e operadoras em mais de 30 países em cinco continentes. Esta operação de sucesso em diversos ambientes, incluindo o clima frio do Canadá e Europa Oriental; ambientes áridos do Oriente Médio e Norte da África; e ambientes úmidos no Oeste da América do Norte, ilustra a versatilidade da aeronave Q400. Há muito reconhecida como um ativo de alto valor por parte das operadoras, a aeronave Q400 também está atraindo o interesse da comunidade de leasing.

Bombardier

A Bombardier é a única fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability World and North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2013, apresentamos uma receita de $ 18,2 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os editores

Fotos da aeronave Q400 NextGen na sua tour de demonstração postadas neste press release em www.bombardier.com.

Para mais imagem e informação da aeronave Q400, CRJ e CSeries, visite www.q400nextgen.com, http://www.crjnextgen.com e www.cseries.com.

Siga @Bombardier_Aero no Twitter para receber as mais recentes notícias e atualizações da Bombardier Aerospace.

Active Noise and Vibration Suppression, Bombardier, CRJ, CSeries, NextGen, Q400 e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou suas subsidiárias.

Contact Information