Belo Sun Mining contrata Aconex para o projeto da mina de ouro Volta Grande

Plataforma Aconex apoia estudo de viabilidade anterior à licitação e construção


BELO HORIZONTE, BRAZIL--(Marketwired - Aug 12, 2014) - A Aconex, provedora número 1 de solução de nuvem para a gestão dos maiores projetos do mundo de construção e engenharia, foi contratada pela Belo Sun Mining Corp. para a engenharia do Projeto Volta Grande, uma mina de ouro do estado do Pará, Brasil. A Belo Sun, uma empresa de exploração de minérios do Canadá, está usando a plataforma Aconex para gerenciar a informação e os processos de um estudo de viabilidade do projeto e usar a plataforma nas fases de licitação e de construção no próximo ano.

De acordo com o COO da Belo Sun, Ian Pritchard, a empresa escolheu a Aconex pelo seu histórico de sucesso em grandes projetos de mineração no Canadá. Durante o estudo de viabilidade do Projeto Volta Grande, cerca de 180 pessoas de 15 empresas do Canadá, Brasil e Austrália estão usando o sistema. Pritchard citou a neutralidade da nuvem para o acesso de diferentes organizações, facilidade de uso, segurança e trilha de auditoria acumulada como as principais vantagens da Aconex.

"Muitas empresas usam software de engenharia in-house para gerenciar projetos complexos", disse Pritchard. "Mas é necessário um sistema independente quando diversos consultores em locais geográficos diferentes precisam ter acesso imediato à informação do projeto e a mais recente versão dos documentos. Com a Aconex, os dados do projeto são protegidos e acessíveis na nuvem, as revisões dos documentos são registradas automaticamente e toda a correspondência é guardada para sempre. Existe um único registro da história do que foi enviado, do que foi recebido, das atualizações feitas e do que foi aprovado -- com nomes, horas e datas. A plataforma é fácil de aprender e usar, proporcionando flexibilidade para a entrada de novos membros na equipe. Diferentes fases do projeto têm diferentes consultores em cada momento, mas os dados estão sempre na Aconex. Todas estas capacidades reduzem substancialmente o risco do projeto".

Localizado a aproximadamente 60 km da cidade de Altamira (população de 100.000) no norte do Brasil, Volta Grande tem um recurso de ouro de 5,1 milhões de onças (medida e indicada) com uma classificação média de 1,69 gramas por tonelada (g/t) Au e 2,5 milhões de onças (inferido) com uma classificação média de 1,75 g/t Au.(1)

Desde 2010, a Belo Sun perfurou 204.937 metros (785 orifícios) na exploração do Projeto Volta Grande. O estudo de viabilidade teve início em 2013. O processo de permissão ambiental já está em andamento com a coleta de dados geotécnicos e hidrológicos para apoio do plano de mineração.

"Apesar do ambiente global desafiante no setor de mineração, continuamos a conquistar novos negócios na América Latina, Canadá e EUA, bem como em outras partes do mundo", disse Frank Kopas, gerente geral para as Américas da Aconex. "Estamos muito contentes com a oportunidade de ajudar a Belo Sun a concluir todas as fases do Projeto Volta Grande dentro dos prazos".

Aconex
A Aconex é a provedora número 1 de solução de nuvem para a gestão da informação e processos dos maiores projetos do mundo de construção e engenharia. A Aconex proporciona para os proprietários e empreiteiros dos setores de construção, infraestrutura, e energia e recursos uma visibilidade total do projeto e o controle das diferentes organizações que colaboram nos seus projetos. Com mais de 500.000 usuários e mais de US$1 trilhões em projetos em 70 países, a Aconex é a plataforma mais adotada e confiável da indústria. A base de clientes mundiais da empresa inclui nove das dez empresas principais de engenharia, aquisição e construção (EPC/EPCM), 23 das 25 maiores empresas de projetos do mundo e quase todas as empresas de construção e de engenharia da Fortune 500. Fundada em 2000, a Aconex tem 40 escritórios em todo o mundo, incluindo a sua sede em Melbourne, Austrália e San Francisco, Califórnia.

(1) Estas métricas de recursos foram preparadas em conformidade com o National Instrument (NI) 43-101 dos Standards of Disclosure for Mineral Projects do Canadá, e a Belo Sun protocolou um relatório técnico na SEDAR no www.sedar.com, com o título de "Preliminary Economic Assessment, NI 43-101 Volta Grande Project, Pará, Brasil", (Avaliação Econômica Preliminar, NI 43-101, Projeto Volta Grande, Pará, Brasil), de 31 de março de 2014, preparado por Oy Leuangthong, PhD., P.Eng.; Lars Weiershäuser, P.Geo.; Jean-Francois Couture, PhD., P.Geo; Gordon Zurowski, P.Eng.; Lyn Jones, P.Eng.; e Justin Taylor, P.Eng., todas "pessoas qualificadas" independentes de acordo com o National Instrument 43-101. Carlos Costa, P.Geo., uma Pessoa Qualificada de acordo com o NI 43-101, analisou e aprovou a informação científica e técnica deste press release.

Recursos de Apoio

Para mais informação, visite Aconex:

Informação de contacto:



Contatos da Aconex:

Tod Bottari
Diretor de Comunicações
+1 650 538 3309
tbottari@aconex.com

Citadel Communications
Matthew Gregorowski
+61 2 9290 3033
mgregorowski@citadelpr.com.au