SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

June 19, 2012 12:36 ET

Bombardier Aerospace divulga previsão anual para o mercado

- previsão de entrega de 24.000 jatos entre 2012 e 2031 com um valor de $648 bilhões de dólares

- previsão de entrega de 12.800 aeronaves executivas de 20 a 149 assentos com valor de mercado de mais de $630 bilhões de dólares

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwire - Jun 19, 2012) - A Bombardier Aerospace publicou hoje a sua previsão de 20 anos para os mercados executivo e comercial durante o evento de mídia anterior ao Farnborough realizado na sua sede em Dorval, Quebec, que teve um webcast simultâneo.

Com os mercados de aeronaves executivas e comerciais em recuperação da queda da indústria, os indicadores são diversos, porém com uma tendência positiva. Os novos pedidos de aeronaves são suportados pela contínua demanda dos mercados desenvolvidos e o crescimento potencial dos mercados emergentes, que deverão ter um papel cada mais importante no mercado global de aviação. Os operadores de toda a indústria permanecem concentrados na otimização da frota e na eficiência das aeronaves preocupados com o aumento dos preços dos combustíveis o meio ambiente.

"Conquistamos a nossa posição de líder na aviação com a nossa constante extrapolação dos limites do desenvolvimento de produtos para melhor atender às necessidades dos nossos clientes, tanto os que operam a aeronave quanto os que usam a aeronave como meio de transporte", disse Mairead Lavery, Vice-Presidente de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Finanças Estruturadas, Bombardier Aerospace. "Continuaremos a oferecer soluções de mobilidade líderes do setor e estamos posicionados para o período de crescimento com a busca da nossa estratégia de expansão internacional de aproximação do cliente nos mercados tradicionais e emergentes".

Previsão do mercado de aeronaves executivas

A Bombardier está confiante no potencial de longo prazo da indústria de aeronaves executivas e prevê a entrega de um total de 24.000 jatos executivos de 2012 a 2031 em todos os segmentos nos quais a Bombardier participa(i), representando aproximadamente uma receita de $648 bilhões de dólares(ii). A previsão do mercado de aeronaves executivas da Bombardier é de 9.800 aeronaves no valor de $266 bilhões de dólares entre 2012 e 2021 e de 14.200 aeronaves no valor de $382 bilhões de dólares entre 2022 e 2031.

Mesmo com a recuperação do mercado de aviação executiva, os indicadores continuam conflitantes. A confiança no mercado precisa ser totalmente restaurada para que a entrega de jatos executivos aumente substancialmente permitindo que a indústria alcance o seu completo potencial. As entregas dos pedidos devem ser atrasadas com os fabricantes tentando manter um nível aceitável de reservas, e as entregas do setor de jatos executivos em 2012 devem ser comparáveis a 2011. A Bombardier acredita que as entregas da indústria de jatos executivos deve retornar a um crescimento sustentável a partir de 2013, com a categoria de aeronaves Grandes apresentando o crescimento mais rápido.

Durante o período abrangido, a Bombardier prevê que a América do Norte irá receber o maior número de entrega de jatos executivos novos entre 2012 e 2031, com 9.500 aeronaves, seguida da Europa com 3.920 aeronaves. Devemos destacar que a China deverá ser o terceiro maior mercado para entregas de jatos executivos, com 2.420 entregas entre 2012 e 2031. A Bombardier também espera que os principais mercados de crescimento, inclusive Brasil, Índia, Rússia e a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Indonésia, México, Coreia do Sul e Turquia tenham uma participação substancial das entregas de jatos executivos nos próximos 20 anos.

Com o seu investimento em soluções de transportes inovadores, a Bombardier continua a liderar a evolução do setor de aviação executiva. Os programas de desenvolvimento de novas aeronaves, inclusive Learjet 70, Learjet 75, Learjet 85, Global 7000 e os jatos Global 8000, posicionam a Bombardier para uma liderança de longo prazo no mercado e a Empresa permanece comprometida para com a expansão internacional do seu portfólio de serviços para o melhor atendimento dos seus clientes.

Previsão do mercado de aeronaves comerciais

A visão da Bombardier Aerospace para os próximos 20 anos do mercado de aeronave comercial de 20 a 149 assentos prevê 12.800 entregas de 2012 a 2031, com a geração de mais de $630 bilhões de dólares em vendas. Isto representa uma queda de 300 unidades (2,3 porcento) comparada com a previsão do ano passado, principalmente devido à menor previsão do PIP e ao acentuado aumento da previsão do preço do petróleo.

As entregas da indústria previstas pela Bombardier por segmento são:


--  20 a 59 assentos: entrega de 300 aeronaves 
--  60 a 99 assentos: entrega de 5.600 aeronaves 
--  100 a 149 assentos: entrega de 6.900 aeronaves

No mercado de aeronaves comerciais de 60 a 99 assentos, a Bombardier espera que as cláusulas de escopo nas operações da América do Norte e da Europa continue a reduzir a crescente demanda deste segmento de mercado com um valor de mais de $180 bilhões de dólares no período previsto de 20 anos. No segmento de 100 a 149 assentos, uma mudança do foco para aeronaves otimizadas para seu segmento deve ser o catalizador da demanda com as empresas aéreas deixando os derivativos das aeronaves maiores projetadas para uma maior capacidade. As entregas entre 2012 a 2031 in no segmento de 100 a 149 assentos devem alcançar o valor de mais de $449 bilhões de dólares.

A demanda global de viagem aérea e de novas aeronaves continua a mudar para os mercados emergentes. Em 2011, a Bombardier aumentou o tamanho da sua equipe de vendas de aeronaves comerciais, destacando estas regiões para atender esta demanda. No entanto, como na indústria de aeronave executiva, a América do Norte deve liderar a entrega de aeronaves durante o período previsto, recebendo 4.730 novas aeronaves, seguida da China, com 2.220 aeronaves e da Europa, inclusive a Rússia e a CEI com 2.240 aeronaves.

A Previsão do Mercado de Aeronave Comercial da Bombardier é de que mais da metade da frota atual de aeronaves comerciais será substituída nos próximos 20 anos - um porcentual ligeiramente melhor do que o esperado no ano passado. A obsolência técnica, a ineficácia dos custos e a idade estão acelerando a aposentadoria das aeronaves mais velhas, e isto terá um impacto positivo na demanda de novas aeronaves. Além disso, embora os preços altos do petróleo continuem a desafiar os lucros das empresas aéreas, a chegada de aeronaves tecnologicamente avançadas que ofereçam reduções diretas do custo operacional irá acelerar a aposentadoria das aeronaves mais velhas com consumo de combustível menos eficiente.

Com suas aeronaves comerciais Q400 NextGen, CRJ NextGen e CSeries otimizadas, a Bombardier está extremamente bem posicionada para atender a demanda de soluções de transporte sustentáveis que unam a tecnologia avançada, eficácia operacional e atração do passageiro.

Bombardier

A Bombardier é a única fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability World and North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2011, apresentamos uma receita de $18,3 bilhões de dólares. Para notícias e informações, acesse www.bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os editores

Siga @Bombardier_Aero no Twitter para receber as mais recentes notícias e atualizações da Bombardier Aerospace.

(i) Segmentação competitiva da Bombardier inclui as categorias Leve, Média e Grande. Exclui os jatos muito leves e os grandes aviões corporativos.

(ii) Valores das unidades baseados nos preços de lista de 2012 da revista B&CA em US$

Bombardier, CRJ, CSeries, Global 7000, Global 8000, Learjet 70, Learjet 75, Learjet 85, NextGen e Q400 são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

DECLARAÇÕES DE PREVISÃO

Este press release inclui declarações de previsão que podem envolver, mas não estão limitadas a: declarações a respeito dos nossos objetivos, orientação, metas, prioridades, mercados e estratégias, posição financeira, opiniões, prospectos, planos, expectativas, antecipações, estimativas e intenções; previsão econômica e dos negócios em geral, prospectos e tendências de uma indústria; crescimento esperado da demanda de produtos e serviços; desenvolvimento de produto, inclusive o projetado design, capacidade ou performance; entrada programada ou prevista em serviço dos produtos e serviços, pedidos, entregas, testes, leads, certificações e execução de projetos em geral; nossa posição competitiva; e o impacto esperado do ambiente legislativo e regulatório nos nosso negócios e operações. Estas declarações de previsão normalmente podem ser identificadas pelos termos "poder", "ir", "esperar", "pretender", "estimar", "antecipar", "planejar", "prever", "acreditar" ou "continuar" ou as negativas destes termos, suas variantes e outras expressões semelhantes. As declarações de previsão são por natureza suposições e estão sujeitas a riscos e incertezas, que podem fazer com que os resultados e performance reais de futuros períodos sejam substancialmente diferentes de quaisquer resultados previstos. Embora nossas suposições sejam razoáveis e apropriadas baseadas na informação disponível no momento, existe o risco de que elas não sejam corretas. Para mais informação sobre as suposições nas quais estas declarações de previsão são baseadas neste press release, consulte as seções de Orientação e de declarações de previsão na Visão Geral,seções Bombardier Aerospace e Bombardier Transportation da Management's Discussion and Analysis ("MD&A" - Discussão e Análise da Administração) no relatório anual da Corporação do exercício fiscal encerrado no dia 31 de dezembro de 2011.

Certos fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes dos resultados previstos por tais declarações de previsão são os riscos associados com as condições econômicas em geral, riscos do nosso ambiente de negócios (tais como a condição financeira da indústria de empresas aéreas e as principais operadoras ferroviárias), riscos operacionais (tais como o do desenvolvimento de novos produtos e serviços; negociação com sócios; garantia de performance do produto e mortes por acidentes; processo regulatórios e legais; meio ambiente; dependência de certos clientes e fornecedores; recursos humanos; compromissos com preço fixo, e produção e execução de projeto), riscos de financiamento (tais como os riscos de liquidez e acesso aos mercados de capital, exposição ao risco de crédito, certos acordos de restrição de débito, suporte de financiamento para o benefício de certos clientes e dependência no suporte do governo) e riscos do mercado (tais como o risco da flutuação da taxa de câmbio, mudança das taxas de juros, queda do valor residual e aumento dos preços das commodities). Para mais detalhes, veja a seção de Riscos e incertezas em Outros. Os leitores devem estar cientes de que a lista acima de fatores que podem afetar o crescimento, resultado e performance futuros não é completa e não devem depositar confiança indevida nessas declarações de previsão. As declarações de previsão neste documento indicam as expectativas válidas até a data da MD&A da Corporação e estão sujeitas a mudanças após esta data. Exceto se exigido pela lei de papéis negociáveis aplicáveis, negamos expressamente qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar qualquer declaração de previsão, quer como resultado de novas informações, eventos futuros ou outro tipo de acontecimento. As declarações contidas neste são expressamente qualificadas por esta declaração de alerta.

Contact Information