SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

December 15, 2010 00:11 ET

Bombardier apresenta primeiros jatos Air Nostrum e Brit Air CRJ1000 NextGen

MIRABEL, QUEBEC--(Marketwire - December 15, 2010) - A Bombardier Aerospace apresentou os primeiros dois jatos regionais CRJ1000 NextGen destinados a serem lançados pelos clientes Air Nostrum de Valencia, Espanha e Brit Air de Morlaix, França. Durante a uma festa da Bombardier em Quebec, Mirabel, onde a aeronave CRJ1000 NextGen é fabricada, dois aviões ficaram lado a lado na pintura da fuselagem dos dois clientes antigos da Bombardier.

As equipes dos dois clientes comemoraram juntas. O contingente da Air Nostrum foi liderado por Miguel Angel Falcon, Gerente Geral da Air Nostrum, enquanto Marc Lamidey, Chairman e CEO Brit Air, liderou a equipe da sua empresa aérea. Vários executivos seniores e funcionários da Bombardier, bem como fornecedores, representantes de sindicatos e da mídia, também participaram do evento.

A Air Nostrum é cliente da Bombardier desde 1998 e já encomendou 19 turboélices Q-Series e 81 jatos regionais CRJ Series. Brit Air entrou para a família Bombardier em 1994 e encomendou 49 jatos comerciais CRJ Series. Brit Air também foi o cliente que lançou o jato regional CRJ700.

"O lançamento do jato regional CRJ1000 NextGen é mais um exemplo da nossa inovação, inspiração e ingenuidade", disse Guy C. Hachey, Presidente e COO da Bombardier Aerospace. "No período de apenas 25 anos, a Bombardier Aerospace passou a ser a terceira maior fabricante de aeronaves civis do mundo e todos nós da Bombardier temos muito orgulho no fato de que a cada três segundos, em algum lugar do mundo, uma aeronave da Bombardier está decolando ou aterrissando".

O Sr. Lamidey e Sr. Falcon basearam as expectativas positivas da aeronave CRJ1000 NextGen na experiência que eles tiveram com os jatos regionais menores da Bombardier. "O custo operacional, confiabilidade, vasta aceitação por parte dos passageiros e a capacidade de oferecer uma conexão total com os vôos principais da Air France/KLM são grandes pontos positivos", disse o Sr. Lamidey. "A aeronave CRJ1000 NextGen pode ajudar a aprimorar estas vantagens competitivas ao reduzir as nossas despesas com os menores custos de assento por milha, o maior conforto do passageiro e proporcionar serviço ponto-a-ponto de alta qualidade, eficiente e de custo eficaz".

A Brit Air pretende utilizar a sua primeira aeronave CRJ1000 NextGen no trecho Lyon-Roma durante a próxima temporada de férias.

"Os elogios que a Air Nostrum tem recebido desde a sua fundação em 1994 são um testemunho da nossa expertise operacional, satisfação do cliente, performance e confiabilidade na nossa frota de mais de 60 aeronaves Bombardier", disse o Sr. Falcon. "Estamos muito animados em colocar em ação a nossa aeronave CRJ1000 NextGen e acreditamos que os nossos passageiros irão aproveitar totalmente esta aeronave".

"Valorizamos muito o nosso relacionamento com a Air Nostrum e a Brit Air - duas principais empresas aéreas regionais da Europa", disse Gary R. Scott, Presidente da Bombardier Commercial Aircraft. "O lançamento da aeronave CRJ1000 NextGen pela Air Nostrum e pela Brit Air é um exemplo do sucesso que eles têm tido com outras aeronaves regionais da Bombardier".

Aeronave CRJ1000 NextGen

O jato regional CRJ1000 NextGen, o mais novo e maior membro da família de aeronaves a jato regionais que entrou em serviço em 1992, foi lançado primeiro como um protótipo no dia 3 de setembro de 2008. A aeronave foi baseada na prática da Bombardier em analisar os requisitos dos clientes e em disponibilizar a aeronave certa na hora certa, como a aeronave CRJ100/200 para 50 passageiros, a CRJ700 para 70 passageiros e a CRJ900 para 88 passageiros que foram desenvolvidas em resposta às necessidades dos clientes.

Lançado especificamente para atender às necessidades do número cada vez maior de empresas aéreas regionais de jatos com capacidade para até 100 passageiros, o jato regional CRJ1000 NextGen oferece uma economia superior, com menor custo operacional e cabine mais confortável. Com uma redução de até 14 porcento dos custos operacionais, quando comparada com os aviões da concorrência, a aeronave CRJ1000 NextGen é a solução otimizada do setor de empresas aéreas regionais para aplicações de alcance médio e para substituição de aeronaves de fuselagem pequena antigas dos mercados finos.

A aeronave CRJ1000 NextGen é o membro "mais verde" da família de fatos regionais CRJ Series. Em uma missão típica de 500 milhas náuticas, a aeronave CRJ1000 NextGen com capacidade para 100 passageiros irá consumir até no mínimo 3,33 litros de combustível por 100 quilômetros por assento. Ela irá produzir 85 gramas de CO2 por quilômetro por assento e estabelecer um novo padrão para os jatos regionais de 100 passageiros.

O jato regional CRJ1000 NextGen é uma evolução com pouca mudança de design da aeronave CRJ900 NextGen. A fuselagem da aeronave aumentou 2,95 metros (116 polegadas), e uma área alar mais extensa em 7,5 porcento de extensão e uma extensão de ponta de asa de 0,66 metros (26 polegadas). A aeronave CRJ1000 NextGen também possui um novo sistema de leme controlado por cabos, nova tecnologia de freios de carbono e maiores compartimentos de bagagem dianteiros e traseiros.

Embora movida pela mesma família de motores GE CF34-8C5 usada na aeronave CRJ700 NextGen e na CRJ900 NextGen, os motores da aeronave CRJ1000 NextGen estão disponíveis em três variantes de propulsão até cinco porcento maior.

O conjunto de aviônica da aeronave CRJ1000 NextGen também foi atualizado com um sistema de gestão de vôo melhorado e novos rádios digitais Rockwell Collins Pro Line 21.

Aeronave CRJ Series

A família de aeronaves CRJ Series passou a ser o padrão de eficácia dos jatos regionais do segmento de 50 a 100 passageiros e é uma solução otimizada para rotas de médio alcance e de ponto-a-ponto que não podem sustentar economicamente jatos comerciais maiores. Com isso, a Bombardier registrou um total de 1.709 pedidos de aeronaves da família CRJ, com 1.606 entregues para empresas aéreas de todo o mundo até 31 de outubro de 2010. A aeronave CRJ Series é utilizada por mais de 60 empresas aéreas. A frota já registrou aproximadamente 28 milhões de horas de vôo e 23 milhões de decolagens e aterrissagens. Além disso, mais de 30 operadoras optaram pelas variantes corporativas desta aeronave.

Bombardier

Fabricante líder mundial de soluções de transporte inovadoras, desde aeronaves comerciais e jatos particulares a equipamentos, sistemas e serviços de ferrovias, a Bombardier Inc. é uma corporação global com sede no Canadá. Suas vendas para o exercício fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2010 foram de $19,4 bilhões de dólares e suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD). A Bombardier está listada nos índices Dow Jones Sustainability World e North America. Para notícias e informações, acesse www.bombardier.com.

Nota para os editores

Fotos do evento de hoje disponíveis na seção de press releases no: www.bombardier.com.

Mais fotos, vídeos e informação disponíveis no: www.crj1000nextgen.com.

Bombardier, CRJ, CRJ100, CRJ200, CRJ700, CRJ900, CRJ1000, NextGen e Q-Series são marcas comerciais registradas ou não registradas da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information