SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

November 17, 2015 17:55 ET

Bombardier comemora encerramento do Programa de Teste de Voo de Certificação da Aeronave CS100

- Aeronave CS100 entra na etapa final de certificação da Transport Canada

- Voos de teste de funcionalidade, confiabilidade ou de prova de rota em mais de 25 de pares de cidades no Canadá e nos EUA concluídos

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwired - Nov 17, 2015) - A Bombardier Commercial Aircraft anunciou hoje que a aeronave CS100 concluiu o teste de voo de certificação, e está à espera da análise final e aceitação da Transport Canada. Atualmente, a Bombardier está finalizando o envio da documentação final de Certificado de Tipo para a aprovação da Transport Canada.

"Estamos dando seguimento ao nosso plano e na etapa final para a obtenção do Certificado de Tipo CS100 da Transport Canada", disse Fred Cromer, Presidente, Bombardier Commercial Aircraft. "Gostaria de dar os meus sinceros parabéns para os funcionários, fornecedores e clientes que trabalharam em conjunto para que chegássemos ao ponto final desta jornada".

"A conclusão do programa de teste de voo da aeronave CS100 e o recebimento da certificação da Transport Canada nos deixa muito orgulhosos e satisfeitos", disse Rob Dewar, Vice-Presidente, C Series Aircraft Program, Bombardier Commercial Aircraft. "Também é muito gratificante ver a aeronave CS100 fazer todos os exercícios de prova de rota e de aterrissagem nos aeroportos do Canadá e dos Estados Unidos. Já podemos ver a empolgação e o interesse de muitas comunidades na nossa novíssima aeronave C Series - a primeira aeronave produzida para o segmento de 100 a 150 assentos dos últimos 30 anos - que deve entrar em serviço na SWISS no primeiro semestre de 2016".

Desde o início da prova da rota no dia 7 de novembro de 2015, a aeronave CS100 fez escalas em Mirabel, QC; Toronto, ON; Montreal, QC; Windsor, ON; Thunder Bay, ON; Moncton, NB; Halifax, NS; St-John's, NL; Calgary, AB; e Regina, SK. Nos Estados Unidos, a aeronave visitou Denver, CO; Wichita, KS; Boise, ID; Chicago, IL; Minneapolis, MN; Fort Lauderdale, FL; Dallas-Fort Worth, TX; New Orleans, LA; Nashville, TN; Seattle, WA e Raleigh/Durham, NC. Os voos de teste de rota, conduzidos com procedimentos típicos de rotas e operações de voo de uma empresa aérea típica, visitam aproximadamente 15 pares de cidades no Canadá e 20 nos EUA, antes da Europa.

Aeronave C Series

A família de aeronaves C Series representa a fusão da performance com a tecnologia, tem um design 100 por cento novo que oferece para a operadores uma economia potencial de US$7,5 a 12 milhões por aeronave.

Concentrada no segmento de mercado de 100 a 150 assentos, Bombardier projetou a aeronave C Series para oferecer uma vantagem econômica sem paralelo para as operadoras e criar novas oportunidades para operações de aeronaves com corredor único.

Estamos contentíssimos com o resultado do teste de ruído da aeronave CS100 que confirmou que o seu nível de silêncio é o mais alto de um jato comercial em produção da sua categoria. O ruído da aeronave e sua excelente capacidade em campo curto são ideais para diversos tipos de operações. No início deste ano a Bombardier divulgou que autonomia de voo máxima da aeronave C Series foi confirmada em 3.300 NM (6.112 km), 350 NM (648 km) a mais do que o previsto originalmente.

A aeronave está tendo uma economia de queima de combustível de mais de 20 por cento quando comparada com a aeronave em produção, e de mais de 10 por cento quando comparada com aeronaves redesenhadas. A C Series também emitirá 50 menos emissão NOX que os padrões de emissão CAEP 6(i) NOX.

Além de oferecer os melhores fatores econômicos da sua categoria na aeronave C Series, a Bombardier se concentrou bastante no design da cabine para garantir uma experiência excelente para o passageiro. Os assentos, compartimentos para bagagem e janelas mais amplas da aeronave C Series proporcionam uma sensação de viagem em um avião de fuselagem larga para um conforto incomparável para o passageiro.

As aeronaves CS100 e CS300 compartilham mais de 95 por cento das peças, bem como o mesmo tipo de classificação. O motor Pratt & Whitney PurePower(R) PW1500G revolucionário, combinado com a aerodinâmica avançada proporcionam uma queima menor de combustível, ruído e emissões, aumentando a compatibilidade ambiental e social da aeronave.

A Bombardier já recebeu encomendas e compromissos de 603 aeronaves C Series, incluindo pedidos firmes de 243 aeronaves.

Bombardier

A Bombardier é a principal fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2014, apresentamos uma receita de $ 20,1 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os Editores

Fotos da aeronave C Series estão postadas neste press release em www.bombardier.com.

Para mais informação sobre a aeronave C Series, visite http://news.commercialaircraft.bombardier.com.

Siga @BBD_Aircraft no Twitter para receber as mais recentes notícias da Bombardier Commercial Aircraft.

Para receber nossos press releases, visite a seção RSS Feed do website da Bombardier.

(i) Comitê de Proteção Ambiental da Aviação

Bombardier, CS100, CS300, C Series e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information