SOURCE: Bombardier Aerospace

October 21, 2010 22:28 ET

Bombardier inaugura fábrica de componente da aeronave Learjet 85 em Queretaro, México

- Felipe Calderon Hinojosa, Presidente do México, e Jose Calzada Rovirosa, Governador do Estado de Queretaro, juntamente com executivos da Bombardier comemoraram a inauguração oficial

- Com a produção dos componentes da aeronave Learjet 85 já em andamento, o programa está previsto para entrar em serviço em 2013

QUERETARO, MEXICO--(Marketwire - October 21, 2010) - A Bombardier Aerospace hoje inaugurou sua nova fábrica avançada de componentes para a aeronave Learjet 85 no Queretaro Aerospace Park. Estiveram presentes Felipe Calderon Hinojosa, Presidente do México, e Jose Calzada Rovirosa, Governador do Estado de Queretaro, Pierre Beaudoin, Presidente e CEO da Bombardier Inc., e Guy C. Hachey, Presidente e COO da Bombardier Aerospace, para comemorar a ocasião.

A construção de 185.000 pés quadrados (17.187 metros quadrados) do centro de manufatura de componentes para a aeronave Learjet 85, foi concluída em julho de 2010. A manufatura de peças de desenvolvimento ocorreu logo em seguida, e a manufatura de peças para a primeira aeronave está em andamento. Além disso,um espaço de 36.300 pés quadrados (3.370 metros quadrados) em Queretaro foi alocado para o programa da aeronave Learjet 85. Com isso, o espaço total de manufatura da aeronave Learjet 85 em Queretaro tem aproximadamente 221.300 pés quadrados (20.560 metros quadrados), dando suporte à manufatura de fuselagem composta e montagem de asas.

"É com muita honra que inauguramos a nova fábrica de componentes para a aeronave Learjet 85 na presença do Presidente Calderon e o Governador Calzada", disse o Sr. Beaudoin. "As operações da Bombardier no México são importantes para a estratégia global da empresa. O profissionalismo e a dedicação que os nossos funcionários do México têm demonstrado impulsionaram muitas conquistas que alcançamos desde a inauguração da nossa primeira instalação mexicana em 2006. A crescente complexidade do trabalho sendo realizado em Queretaro também é um exemplo da confiança que a Bombardier deposita nas suas operações do México".

A instalação de Queretaro é responsável pela manufatura das principais estruturas compostas da aeronave Learjet 85. Nos últimos três meses, mais de 150 ferramentas, incluindo as principais ferramentas de lay-up, foram fabricadas e enviadas para o novo local de manufatura de componentes para a aeronave Learjet 85. A instalação do equipamento tem progredido bem com a finalização da sala limpa para a atividade de lay-up, instalação de freezer para acomodar o material compósito e a instalação de três fornos.

O layout da fábrica utiliza as mais recentes metodologias de manufatura otimizada. A responsabilidade da manufatura do programa da aeronave Learjet 85 da Bombardier Aerospace Mexico inclui o lay-up da fuselagem e a instalação do subsistema, fabrico e instalação da cablagem, montagem de asa e montagem dos estabilizadores horizontais e verticais.

"Com a manufatura consistente e entrega dos componentes e conjuntos de alta qualidade dentro do prazo para as fábricas da Bombardier em todo o mundo, a instalação de Queretaro já comprovou que tem uma operação de categoria internacional", disse Real Gervais, Vice-Presidente de Operações da Bombardier Aerospace Mexico. "Continuamos a nos concentrar na nossa meta de ser um centro de excelência para a manufatura de compósitos".

"Estamos no caminho certo com todos os objetivos do nosso programa e a produção das primeiras peças de compósitos para a aeronave Learjet 85 na nossa fábrica do México está em andamento", disse Ralph Acs, Vice-Presidente da Learjet 85, Bombardier Business Aircraft.

Bombardier Aerospace em Queretaro

Inaugurada em 2006, as operações da instalação da Bombardier no México emprega mais 1.200 funcionários e inclui a manufatura de componentes para estruturas de aeronaves, incluindo a fuselagem traseira da família de jatos executivos globais, o pacote de trabalho da cabine de comando da aeronave Q400 NextGen (leme, elevador e estabilizador horizontal) e os lemes para as aeronaves CRJ700/900/1000 NextGen e Challenger 605/850, bem como os chicotes elétricos e sub-conjuntos para aeronaves executivas e comerciais da Bombardier.

A Bombardier e seus funcionários em Queretaro estão bastante envolvidos na comunidade local. Há muito tempo a empresa dá suporte à Sierra Gorda World Biosphere Reserve e fornece recursos para três projetos específicos que afetam o meio ambiente global e local, através da redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa, o uso responsável dos recursos naturais ou o desenvolvimento de programas que aumentam o bem-estar da comunidade. A Causa Queretaro, um grupo dirigido por funcionários, organiza projetos que ajudam os setores carentes da comunidade e a Bombardier dá suporte a estes projetos com fundos provenientes do seu programa de reciclagem.

A nova aeronave Learjet 85 - Redefine o segmento de tamanho médio

Lançada em 30 de outubro de 2007, com um design limpo voltado para o cliente, a aeronave Learjet 85 está posicionada entre o tamanho médio do Learjet 60 XR e o tamanho super-médio dos jatos Challenger 300.

Seguindo a sua tradição, a aeronave Learjet 85 é projetada para oferecer uma performance extraordinária, tecnologia superior e valor excepcional que os proprietários de uma aeronave Learjet esperam. O jato tem dois motores Pratt & Whitney Canada PW307B, cada um com uma propulsão de decolagem de 6.100 libras a nível do mar de 86 graus F (30 graus C) e baixo nível de ruído, enquanto que o incinerador avançado de baixa emissão de NOx tem um impacto ambiental reduzido. A aeronave Learjet 85 tem uma alta velocidade de cruzeiro de Mach 0,82 e uma autonomia transcontinental de 3.000 milhas náuticas (5.556 km)(i).

A cabine de comando da nova aeronave Learjet 85 combina a tecnologia avançado com os elementos de design superior em um ambiente de cockpit diferente de qualquer outro avião de médio porte. Os mais recentes avanços tecnológicos e estética superior do design da cabine de comando Global Vision da Bombardier são utilizados na aeronave Learjet 85 para criar o máximo em ambiente de cabine de comando para a aeronave Learjet.

A versão personalizada do Sistema da Cabine de Comando da aeronave, desenvolvido pela Lufthansa Technik, contará com uma rede Ethernet de alta capacidade com um amplificador digital para alimentar o sistema de alto-falantes e uma interface de suporte ao ambiente da cabine da aeronave, incluindo controle da iluminação e da temperatura. A arquitetura aberta do sistema também permite a fácil integração de equipamento de terceiros e novas aplicações, tais como recursos de alta definição.

Learjet é a número um da aviação executiva. Desde que adquiriu a Learjet Inc. em 1990, a Bombardier Aerospace tem promovido o legado orgulhoso da marca com o lançamento de oito aeronaves Learjet de alta-performance e consumo eficiente.

Bombardier

Fabricante líder mundial de soluções de transporte inovadoras, desde aeronaves comerciais e jatos particulares a equipamentos, sistemas e serviços de ferrovias, a Bombardier Inc. é uma corporação global com sede no Canadá. Suas vendas no exercício fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2010 foram de $19,4 bilhões de dólares e suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD). A Bombardier está listada nos índices Dow Jones Sustainability World e North America. Para notícias e informações, acesse www.bombardier.com.

Nota para os editores

(i) A velocidade de cruzeiro de longo alcance da aeronave Learjet 85 de M.78 com dois tripulantes, quatro passageiros (200 lb cada) e reserva de 100 NM NBAA IFR assume um BOW padrão, decolagens e aterrissagens a nível do mar, subida sem restrições, cruzeiro e descida com vento zero e condições (ISA) padrão em rota.

As declarações de performance e design feitas neste documento são baseadas exclusivamente em projeções e previsões, e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio.

Bombardier, Challenger 300, Challenger 605, Challenger 850, CRJ700, CRJ900, CRJ1000, Global, Global Vision, Learjet, Learjet 60, Learjet 85, NextGen, Q400 e XR são marcas comerciais registradas ou não registradas da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information