SOURCE: Lance Armstrong Foundation

June 11, 2009 23:34 ET

Campanha Global contra o Câncer LIVESTRONG® anuncia novos comprometimentos para com o controle do câncer em todo o mundo

LIVESTRONG recebe comprometimentos internacionais de cada continente em quase 50 países

AUSTIN, TX--(Marketwire - June 11, 2009) - A Fundação Lance Armstorng (LAF) divulgou hoje que recebeu comprometimentos de cada continente em cerca de 50 países como parte da Campanha Global contra o Câncer LIVESTRONG. Um mapa com todo os compromentimentos até o momento pode ser visualizado no www.livestrong.org. Os simpatizantes cujos comprometimentos foram aprovados por um rigoroso processo de seleção começarão a receber seus convites para a Conferência nos próximos dias e semanas. Os convidados são: FUCA - Fundacion Cancer (Buenos Aires, Argentina); Pallium India (Kerala, Índia); Dutch Cancer Society (Amsterdã, Holanda); BreastSens (Gauteng, África do Sul) e Nurses Network Against Tobacco and Substance Abuse of Thailand (Bangkok, Tailândia).

"Estes comprometimentos são um exemplo da necessidade e interesse diverso na abordagem do problema global do câncer nas áreas de controle do tabagismo, qualidade e acesso a cuidados, saúde da mama, testes clínicos e cuidados paliativos", disse Doug Ulman, Presidente e CEO da LAF. "Tudo isso é essencial para evitar uma catástrofe eminente na saude pública".

Em setembro de 2008, Lance Armstrong, fundador e chairman da LAF, sobrevivente de câncer e campeão de ciclismo, anunciou o compromisso da Fundação em tornar o câncer uma prioridade global na Reunião Anual da Clinton Global em Nova York. A LAF resolveu adotar este compromisso após uma pesquisa mundial de 18 meses revelar a vasta disseminação de informação errada, preconceito e falta de conhecimento do câncer.

Devido a isso, a LAF criou a Campanha Global contra o Câncer LIVESTRONG(TM) para abordar com urgência o problema do câncer em todo o mundo e apoiar as 28 milhões de pessoas com câncer no mundo todo. O câncer mata mais pessoas todos os anos do que a AIDS, a tuberculose e a malária juntas. Estima-se que o câncer será a principal causa de mortes no mundo inteiro em 2010.

Diante de estatísticas tão impressionantes, a LAF reconheceu que um desafio mundial como o do câncer exige um movimento global. Com isso, ela apelou para que os líderes mundiais, principais organizações e sobreviventes de câncer se unissem em um compromisso conjunto de agirem nas suas comunidades para reduzir o problema do câncer.

Molebatsi Pooe-Shongwe, Fundador da BreastSens da África do Sul, escreveu abertamente na sua aplicação de compromisso: "O estigma é o grande desafio do meu trabalho. Os pacientes têm medo que as comunidades possam confundir os efeitos colaterais da quimioterapia com os sintomas do HIV/AIDS, expondo-os aos julgamentos morais, preconceito maldoso contra a AIDS e perseguição. Uma jovem recusou tratamento de mastectomia e quimioterapia por este motivo. Ela estava com medo de que a perda do seio impedisse que se casasse. Por isso, ela preferiu morrer do que enfrentar este estigma tão forte".

M. R. Rajagopal, Fundador da Pallium India, disse que o objetivo do seu compromisso é "promover o desenvolvimento de serviços de cuidados paliativos nas instituições de câncer em regiões da Índia que não tenham cuidado paliativo, e abordar uma política de cuidado paliativo, educação e disponibilidade de medicamentos, voltada para o efeito de pirâmide invertida com os estagiários de oncologia para que os profissionais do câncer do futuro incorporem o apoio e o cuidado paliativo na sua rotina".

Compromissos entusiastas como estes serão destaque da Conferência Global contra o Câncer LIVESTRONG, o evento principal da Campanha, em Dublin na Irlanda, em 24-26 de agosto de 2009. A Conferência promoverá uma ação urgente para abordar o problema global do câncer e apresentará novos compromissos para o controle do câncer, unindo os principais interessados de todas as partes do mundo para uma demonstração de solidariedade sem precedentes. A Conferência também servirá como um fórum para a criação de um movimento de raiz global para incentivar a ação global na luta contra o câncer.

A Campanha Global contra o Câncer LIVESTRONG tem orgulho do seu sucesso na Austrália, Califórnia, México e, mais recentemente, na Itália, onde a parceira corporativa Nike ajudou na criação do movimento de raiz para conhecimento do problema do câncer, através de trabalhos visíveis como o projeto Open Roads que doou caixas amarelas de Hope Rides Again com giz e cartões de pensamento positivo para fãs que ficaram na rota da corrida torcendo para Lance Armstrong, fundador e chairman da LAF, sobrevivente de câncer e campeão de ciclismo. A Campanha Global contra o Câncer LIVESTRONG estará no Tour da França (4-26 de julho), Tour da Irlanda (19-23 agosto) e na Conferência Global contra o Câncer LIVESTRONG na Irlanda (24-26 de agosto), e outros locais a serem divulgados. Para mais informações sobre a Campanha Global contra o Câncer LIVESTRONG, acesse www.LIVESTRONGblog.org.

Fundação Lance Armstrong

Na Fundação Lance Armstrong lutamos pelas 28 milhões de pessoas que vivem com câncer no mundo todo hoje. Uma vida após o câncer pode e deve existir para mais pessoas. É por isso que nós atuamos a partir do momento do diagnóstico, dando às pessoas os recursos e o apoio necessários para o combate ao câncer. Encontramos maneiras inovadoras para aumentar a conscientização, arrecadar fundos para pesquisas e acabar com o estigma do câncer que muitos sobreviventes enfrentam. Conectamos as pessoas e comunidades para conduzir à mudança social e apelamos para que os líderes de estado, nacionais e mundiais ajudem na luta contra esta doença. Qualquer pessoa em qualquer lugar pode juntar-se à nossa luta contra o câncer. Junte-se a nós no site www.LIVESTRONG.org.

FUCA - Fundacion Cancer

www.fuca.org.ar

Pallium India

www.palliumindia.org

Dutch Cancer Society

www.kwfkankerbestrijding.nl

BreastSens

www.breastsens.com

Nurses Network Against Tobacco and Substance Abuse of Thailand

http://www.tobaccofree.ns.mahidol.ac.th

Contact Information