Chuck Robbins é eleito novo CEO da Cisco; John Chambers se tornará Presidente-Executivo do Conselho Administrativo


SAN JOSE, CA--(Marketwired - May 4, 2015) - A Cisco anunciou nesta segunda-feira que Chuck Robbins será o novo CEO da companhia, cargo que entrará em vigor a partir do dia 26 de julho. O executivo também tornou-se membro do Conselho Administrativo, a partir do dia 1º de maio. Já John Chambers vai assumir o papel de Presidente Executivo da Cisco e continuará presidindo o Conselho Administrativo da companhia.

"Este é o momento perfeito para Chuck Robbins se tornar o próximo CEO da Cisco. Escolhemos um grande líder num momento em que a Cisco está em uma posição muito forte", disse o presidente e CEO da Cisco, John Chambers. "O ritmo de mudança de hoje é exponencial. Toda empresa, cidade e país estão se tornando digitais, navegando por mercados perturbadores. Por isso, o papel da Cisco na transformação digital nunca foi tão importante. Para prosperar em um ambiente altamente dinâmico, nosso próximo CEO precisará ser capaz de acelerar o que já está funcionando, bem como interromper o que precisa ser mudado. Chuck é único em sua capacidade de transformar visão e estratégia em execução em escala mundial, reunindo as equipes e os ecossistemas para gerar resultados. Chuck conhece cada segmento da Cisco, cada área de tecnologia e a sua geografia. Ele vai contribuir para que a empresa siga em frente com a velocidade necessária para capitalizar sobre as oportunidades que encontrarmos à nossa frente. Ele é um campeão da cultura Cisco e tem uma incrível capacidade de inspirar, energizar e manter contato com funcionários, parceiros, clientes e líderes globais. Sua visão, estratégia e capacidade de execução são exatamente o que a Cisco precisa à medida que damos início a um novo capítulo. Capítulo esse que estou confiante que será ainda mais impactante e emocionante que o último".

Robbins começou a trabalhar na Cisco em 1997 e movimentou-se rapidamente internamente na empresa. Recentemente, atuou como Vice-Presidente Sênior de Operações Globais da Cisco, levando a equipe de vendas global e parceiros a atingir a marca de 47 bilhões de dólares em negócios. Ele ajudou a liderar e a executar muitos dos investimentos da empresa, além de estratégias que incluem a construção do mais poderoso programa de parceiros da indústria, avaliado em mais de 40 bilhões de dólares em receita para a empresa a cada ano. Ele foi um dos principais arquitetos da estratégia da empresa para a área de Commercial, que cresceu 8% no último trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, e que agora representa 25% do total de negócios da Cisco. O executivo também tem apoiado os negócios de Segurança e de Colaboração, além de ter sido um dos responsáveis pelas aquisições da Sourcefire e da Meraki. Como um membro da equipe que conduziu a transformação da Cisco ao longo dos últimos três anos, Robbins tem impulsionado a reinvenção da área de Vendas da Cisco, cimentando o seu lugar na indústria.

"Eu entrei na Cisco há 17 anos porque queria fazer parte de uma empresa que me fizesse acreditar que as possibilidades eram ilimitadas. Hoje, estou ainda mais convencido de que a Cisco é essa empresa", afirma Chuck Robbins. "Ao longo dos últimos 20 anos, a visão e a liderança de John Chambers conduziram a Cisco para uma das empresas mais importantes do mundo. Uma empresa ferozmente comprometida em atender aos seus clientes, acionistas, parceiros e funcionários. A oportunidade que temos pela frente para a Cisco é enorme e a capacidade para liderar este próximo capítulo é emocionante. Estou focado na aceleração da inovação e na execução que nossos clientes precisam de nós. O sucesso deles vai continuar sendo nosso foco. Num momento em que nossa indústria está à beira de uma grande onda jamais vista, eu não poderia estar mais confiante em nossa capacidade de vencer e mais honrado por liderar esta grande empresa".

"Eu tive oportunidade de ver o crescimento de Robbins como um líder da Cisco ao longo dos últimos 17 anos e estou convencido de que não há melhor líder para a Cisco hoje", disse Carol Bartz, Diretora no Conselho Cisco. "Robbins tem demonstrado a mesma energia e a mesma paixão para fazer a Cisco crescer, assim como o fez John Chambers durante toda a sua carreira de 20 anos como CEO. Encontrar um sucessor à altura do Chambers foi um desafio que o Conselho levou muito a sério. Todos os candidatos que cogitamos tinham o intelecto, a integridade e o carisma exigido para a posição. Robbins, por sua vez, se destacou como um líder com uma extraordinária capacidade de aliar visão, pessoas e idéias para impulsionar estratégia e execução".

A Cisco também anunciou que John Chambers, atual CEO e Presidente do Conselho de Administração da companhia, vai permanecer no Conselho e, no dia 26 de julho, assumirá o papel de Presidente Executivo. Ele vai dedicar seu tempo para apoiar Robbins e estreitar a colaboração com clientes e governos ao redor o mundo, com o objetivo de posicionar a Cisco como líder no processo de digitalização do país. John Chambers é CEO da Cisco desde janeiro de 1995, tendo ingressado na empresa em 1991 como chefe de vendas. Sob seu comando, a empresa cresceu de 1.2 bilhão de dólares em receita anual para os atuais 48 bilhões de dólares. Durante a gestão de Chambers, os ganhos não-GAAP por ação cresceram mais de 3.000%.

"Chuck é, claramente, o líder para o futuro da Cisco e tem o apoio unânime do Conselho Administrativo", disse Roderick C. McGeary, Diretor do Conselho da Cisco, Presidente do Comitê de Remuneração e Desenvolvimento de Gestão e líder do Comitê de Busca. "O Conselho sempre teve um forte foco em planejamento de sucessão. Nós iniciamos o processo formal de sucessão do CEO há 16 meses, procurando interna e externamente o melhor líder para nossos funcionários, clientes, parceiros e acionistas. Com John Chambers assumindo o papel de Presidente Executivo e Chuck Robbins assumindo o papel de CEO, o Conselho está muito confiante de que a Cisco tem a liderança para impulsionar o seu sucesso para o próximo capítulo".

Fundada em 1984, a Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em TI, cuja tecnologia muda a maneira como o mundo funciona, vive, joga e aprende. Na Cisco, nós conectamos tudo - pessoas, processos, dados e coisas - e usamos essas conexões para mudar nosso mundo para melhor. Nós não apenas sonhamos, nós fazemos isso todos os dias na Cisco. E nós estamos fazendo isso mais rápido do que nunca, de uma forma que ninguém mais pode. Inovamos em todos os lugares para criar novas idéias e possibilidades. Assumimos riscos ousados para moldar o futuro porque é o que os nossos clientes esperam de nós. Nós fazer uma diferença significativa para o nosso povo, nossos clientes e o mundo ao nosso redor. Acreditamos que ao criar o sucesso compartilhado isso vai beneficiar a todos.

Para fotos e mais informações sobre Chuck Robbins, fatos e estatísticas sobre os 20 anos de John Chambers como CEO, e para conferir o post escrito por Roderick C. McGeary, Diretor do Conselho, sobre o processo de procura e escolha de um novo CEO para a Cisco, visite: http://newsroom.cisco.com/WeAreCisco

Sobre a Cisco
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://newsroom.cisco.com/brasilnetwork. Siga a Cisco no Twitter.

Informação de contacto:

Informações para imprensa

Cisco do Brasil:
Relações com a Imprensa
Adriana Bueno
abuenode@cisco.com
(11) 5502-3144 / 9 9377-6938

Relações com Analistas, América Latina
Renata Barros
rebarros@cisco.com
(11) 5508 2437 / 9 9230-1463

In Press Porter Novelli:
Alessandra Fragata
alessandra.fragata@inpresspni.com.br
(11) 3323-1597

Diego Macedo
diego.macedo@inpresspni.com.br
(11) 3323-3786

Kelli Machado
kelli.machado@inpresspni.com.br
(11) 4871-1452

Sabrina Trizote
sabrina.trizote@inpresspni.com.br
(11) 3323-1638