Cisco acelera a transição das empresas para a nuvem com a Solução Cisco Cloud Connected

O lançamenco da Cisco transforma a rede remota (WAN) com novos produtos de otimização de roteamento e WAN, permitindo que os usuários conectem-se à nuvem com mais segurança


SAN DIEGO, CA--(Marketwire - Jun 12, 2012) - CiscoLive! -- Cisco (NASDAQ: CSCO) -- De acordo com a pesquisa Cisco Global Cloud Networking de 2012, a maioria dos responsáveis pelas decisões de TI afirma que uma rede pronta para a computação em nuvem é o principal requisito para permitir a migração dos aplicativos de negócios para a nuvem.

Para atender a esses desafios, a Cisco apresenta hoje a solução Cisco Cloud Connected, que conta com roteamento habilitado para a computação em nuvem e plataformas de otimização para redes remotas (WAN), juntamente com o inovador Cloud Connectors, uma arquitetura aberta que permite que os usuários conectem-se aos serviços de nuvem de forma inteligente.

A solução Cisco Cloud Connected contém três elementos essenciais:

  • Cloud Connectors - novos módulos de software hospedados na plataforma de roteadores de serviços integrados de segunda geração (ISR G2) que interagem com os serviços de nuvem para melhorar o desempenho, a segurança e a disponibilidade dos aplicativos de nuvem. O software Cloud Connectors permite que o provedor de serviços e os parceiros de canal desenvolvam Cloud Connectors de terceiros para que possam fornecer serviços diferenciados aos seus clientes. A Cisco também está apresentando o Cloud Connectors para o Cisco Hosted Collaboration Services (HCS), o serviço de segurança baseado na Web Cisco ScanSafe e o conector de armazenamento CTERA no Cisco UCS-E Series para o funcionamento de voz e aplicativos.

  • Plataformas habilitadas para a nuvem - a Cisco expande a plataforma do roteador de serviços agregados (ASR) com o roteador Cisco ASR 1002-X, apresentando também a tecnologia Cisco AppNav, que reúne de forma inteligente os equipamentos físicos e virtuais de Wide Area Application Services (WAAS) da Cisco em um único pool de recursos gerenciados por um controlador central.

  • Inovadores serviços de nuvem - apresentando o Cisco Cloud Services Router (CSR), um roteador virtual que permite aos clientes expandir suas redes privadas virtuais (VPNs) para a nuvem; a tecnologia Cisco Application Visibility and Control (AVC) integrada às plataformas G2 e ASR do roteador de serviços integrados (ISR) da Cisco para otimizar o fornecimento de aplicativos em nuvem na rede; e os módulos do servidor Cisco UCS® E-Series no ISR G2.

Com mais de 500.000 clientes no mundo todo e 78,6% de participação no mercado global de roteadores para empresas, a Cisco desfruta de uma posição exclusiva para liderar a transformação da WAN com suas plataformas de roteamento para empresas e a introdução da solução Cisco Cloud Connected.

A solução Cisco Cloud Connected é um elemento essencial do Cisco Cloud Intelligent Network, que, juntamente com o Cisco Unified Data Center e os serviços e aplicativos para nuvem da Cisco, possibilita um mundo de muitas nuvens. Além disso, a Cisco está introduzindo melhorias para as soluções existentes de roteamento, segurança e otimização de WAN, incluindo inovações de WAN e novos recursos e modelos para os equipamentos de ASR, ISR G2 e WAAS.

Os principais novos produtos da solução Cisco Cloud Connection incluem:

  • Roteador de serviços de nuvem (CSR) 1000v: oferece serviços avançados de rede e segurança da Cisco em um formato virtual para implantação em ambientes de nuvem. Isso permite que as empresas ampliem e controlem diversas facetas de sua rede corporativa até a nuvem, oferecendo mais oportunidades de receita para os provedores de serviços em nuvem (CSPs) por meio de um modelo sob demanda flexível de "rede como um serviço".

  • Cisco WAAS 5.0 com AppNav: permite que os clientes virtualizem recursos de otimização de WAN agrupando-os em um recurso elástico baseado em políticas e sob demanda que oferece o melhor desempenho de latência. O Cisco WAAS 5.0 com AppNav fornece aplicativos e conectividade com a nuvem de forma extremamente segura, juntamente com um modelo de implantação que acompanha seu crescimento e possibilita a aceleração de aplicativos e a visibilidade do desempenho por toda a empresa. O Cisco AppNav pode ser instalado como módulo de hardware em equipamentos Cisco Wide Area Virtualization Engine (WAVE) ou como software no novo roteador de serviços de nuvem (CSR).

  • Roteador Cisco ASR 1002-X: permite que as organizações aumentem seu desempenho de WAN em até sete vezes e aprimorem a agilidade de implantação com um modelo de atualização "pay-as-you-grow" (pagamento baseado no crescimento da empresa) que oferece um desempenho de até 36 Gbps com serviços ativados para os ambientes de borda de WAN, borda de Internet e serviços gerenciados. A Cisco também está introduzindo o ESP-100G, um processador de transferência para o ASR 1000 Series em implantações de borda de nuvem, além do FlexVPN no ASR 1000, para IPsec site-to-site de alta segurança e acesso remoto à VPN.

Todos os produtos estão disponíveis atualmente, exceto o CSR 1000v, o AppNav no CSR e o Cisco UCS E-Series no ISR G2, que estarão disponíveis no quarto trimestre de 2012. O roteador ASR 1002-X começará a ser expedido em julho de 2012.

Citações de suporte

  • Praveen Akkiraju, vice-presidente sênior e gerente geral, Cisco Services Routing Technology Group: "Como as empresas vêm motivando a rápida adoção de serviços baseados na nuvem, as plataformas de roteamento e a WAN se tornaram um ponto de controle estratégico para oferecer a melhor experiência de usuário na nuvem. A solução Cisco Cloud Connected redefine a arquitetura de WAN com inovações essenciais que aproveitam a inteligência da rede como um vínculo fundamental nas implantações de nuvem adicionando mais recursos ao roteamento empresarial tradicional, o que permite que os clientes conectem-se à nuvem e tenham uma experiência de usuário ideal."

  • Gartner: Bjarne Munch, analista principal de pesquisa: "A infraestrutura de rede deve se adaptar rapidamente para oferecer suporte total aos sistemas de comunicação corporativos, que serão altamente virtualizados, inteligentes e com reconhecimento de aplicativos. O impacto das novas estratégias de infraestrutura e aplicativos na rede não pode ser sobrestimado. Para estar preparada para essas mudanças, a rede corporativa deve ser modernizada e as empresas devem planejar a troca de tecnologias herdadas." ("IT Market Clock for Enterprise Networking Infrastructure, março de 2012")

  • BT Global Services: Jeff Schmidt, chefe global, continuidade dos negócios, segurança e governança: "Além de serviços de segurança de dados, a BT Global Services agora também oferece segurança de voz em toda a empresa, estejam eles usando entroncamento TDM ou SIP, independente do seu provedor de serviços. Consequentemente, podemos fornecer a nossos clientes o mais alto nível de visibilidade e controle de um dos maiores ativos de sua corporação."

  • CA Technologies, Inc: Karen Sage, vice-presidente de marketing de nuvem, aliança e provedores de serviços: "A CA Technologies tem orgulho em trabalhar com a Cisco para lidar com os desafios enfrentados pelas empresas e pelos provedores de serviços ao fornecer serviços ao usuário final, que se transformaram em um conjunto amplo e multicamada de ofertas públicas e privadas, isoladas, híbridas, internas ou externas e de várias origens. Reconhecendo a complexidade multidimensional do fornecimento de serviços de TI e de nuvem, estamos colaborando para desenvolver e fornecer soluções que melhorem a experiência do usuário aumentando a quantidade de informações, visibilidade e controle do cliente. Hoje, ao anunciar a disponibilidade da funcionalidade de AVC, a Cisco deu um passo significativo para o fornecimento de instrumentos e controles incorporados não intrusivos. Juntos, estamos bem posicionados para permitir que nossos clientes empresariais e provedores de serviços priorizem seus recursos para aplicativos essenciais de negócios de forma abrangente, ofereçam um melhor gerenciamento de capacidade e permitam uma visibilidade de desempenho mais aprofundada e multicamada."

  • Compuware: Kimberly King, gerente geral e vice-presente sênior de canais e alianças: "O valor combinado da solução Cisco' Cloud Connected, que inclui o Cisco Application Visibility and Control (AVC) e o Cisco Wide Area Application Services (WAAS), e o gerenciamento de desempenho de aplicativos de última geração da Compuware permite que as organizações de TI melhorem a experiência do usuário final, oferecendo visibilidade total para os aplicativos de nuvem e o desempenho de rede em toda a cadeia do fornecimento de aplicativos."

  • GE: Chris Cheu, tecnólogo principal: "Para atender rapidamente às necessidades de negócios de uma grande empresa global, a GE está desenvolvendo sua própria infraestrutura de nuvem e aproveitando nuvens externas. Isso ajuda a GE a reduzir os custos e a melhorar a agilidade, mas gera desafios operacionais em relação à segurança de ponta-a-ponta e à experiência do usuário. O roteador de serviços de nuvem 1000v da Cisco oferece à GE uma opção de implantação exclusiva para que possamos ampliar nossa rede para nuvens externas de forma dinâmica e segura. Agora podemos estender nossa rede para provedores de serviços em nuvem qualificados, mantendo a integridade da conectividade da VPN e a aplicação das políticas de acesso."

  • InfoVista: Vikas Trehan, vice-presidente sênior de estratégias de produtos e alianças: "A InfoVista está ansiosa para trabalhar com a Cisco para ajudar a acelerar a adoção do Cisco Application Visibility and Control (AVC) oferecido nas plataformas de roteamento da Cisco. Empresas hiperconectadas precisam de visibilidade de ponta-a-ponta para seus aplicativos essenciais aos negócios durante e após o processo de migração para a nuvem e, ao mesmo tempo, os provedores de serviços desejam fornecer serviços de valor agregado para as empresas oferecendo tráfego de aplicativos e visibilidade das experiências. Ao aproveitar os instrumentos integrados fornecidos pelo Cisco AVC e o WAAS, as soluções 5View APM da InfoVista ajudarão a tornar o AVC operacional, fornecendo análises avançadas e relatórios personalizáveis com foco no cliente."

  • Intel: Rose Schooler, gerente geral, divisão de infraestrutura de comunicação: "Conforme a virtualização se torna uma prática padrão para data centers empresariais, nossos clientes estão começando a considerar como podem usar as mesmas tecnologias para otimizar filiais remotas. Especificamente, eles precisam de uma solução com excelente flexibilidade e gerenciamento integrado que os ajude a economizar. Baseados nas famílias E3 e E5 dos processadores Intel® Xeon®, os módulos do servidor UCS E-Series da Cisco permitem que clientes de filiais implantem infraestruturas de computação de classe de data center prontas para a virtualização em um formato de módulo único com integração à rede e tamanho, peso e alimentação eficientes. Essa é uma plataforma ideal para a implantação de aplicativos e serviços de missão crítica, como uma forma de reduzir os custos, melhorar a agilidade dos negócios e implementar uma infraestrutura distribuída, com gerenciamento centralizado e pronta para a computação em nuvem em um ambiente de filial eficiente."

  • Microsoft: Clyde Rodriguez, gerente de programa de grupo de parceiros, Windows Azure: "A Microsoft fornece aos clientes soluções otimizadas para a computação em nuvem, que vão desde a virtualização do Windows Server Hyper-V em empresas e filiais até soluções de escalabilidade e flexibilidade mundial para nuvem com o Windows Azure. Para atender a essa ampla gama de clientes, a Microsoft e a Cisco continuam a aprimorar suas soluções conjuntas, aproveitando as vantagens de rede da Cisco e os conhecimentos comprovados da Microsoft sobre infraestrutura e aplicativos. Portanto, conforme os clientes implantam o Windows Server Hyper-V em suas organizações, os módulos do servidor UCS E-Series da Cisco os ajudam a implantar em filiais infraestruturas de computação de classe de data center prontas para a virtualização, em um formato de módulo único de integração à rede e com tamanho, peso e alimentação eficientes. Para os clientes que interagem com a nuvem com conexões WAN, a solução Cisco Cloud Connected oferece soluções para desafios de WAN, como problemas de desempenho, segurança e operação: Para estabelecer a conectividade de VPN, a infraestrutura do Windows Azure pode interoperar com os roteadores de serviços integrados (ISR) G2 da Cisco em filiais e roteadores de serviços agregados (ASR 1000) nas bordas da empresa."

  • Ricoh Business Internet Services: Sr. Daisuke Kubota, diretor executivo sênior, gerente geral, estratégia de ICT: "O serviço de nuvem corporativo da Ricoh Japan, o Ricoh Business Internet Service (RBIS) é executado na infraestrutura gerenciada de alta qualidade e alta segurança do Cisco ISR G2 e do Cisco Unified Communications Manager, o que permite que nossos clientes aproveitem as vantagens dos serviços de otimização de negócios, como aplicativos da Web, tecnologias de colaboração móvel e fixa e o BYOD. Ao fornecer aos clientes flexibilidade, agilidade e controle de custos, o RBIS e a Cisco os deixam livres para se concentrar no crescimento e na inovação de seus próprios negócios."

  • Swift Transportation: Mike Ruchensky, vice-presidente, diretor de informações: "O Cisco WAAS foi fundamental para ajudar a Swift Transportation a garantir o fornecimento de aplicativos altamente seguros e de serviços com alta margem para locais remotos. Estamos ansiosos para usar o Cisco AppNav, a mais recente tecnologia de virtualização, para ampliar nossa segunda implantação de data center e aproveitar benefícios adicionais como o provisionamento sob demanda de recursos de otimização de WAN, a virtualização da infraestrutura de serviços e a proteção dos investimentos."

  • Verizon: Juzer Kopti, gerente, arquitetura e planejamento de serviços avançados: "A plataforma virtualizada de software do roteador Cisco (CSR) 1000v oferece à Verizon a oportunidade de aprimorar determinados serviços, como IPv6, VPNs IPsec e CPEs virtuais, reduzindo a necessidade de atualizações extensivas de equipamentos. Consequentemente, a Verizon pode oferecer um suporte melhor para as necessidades de seus clientes com a combinação robusta de alto desempenho e alta gerenciabilidade da infraestrutura."

Recursos:

Sobre a Cisco
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em redes que transformam o modo como as pessoas se conectam, se comunicam e colaboram. Informações sobre a Cisco podem ser encontradas em http://www.cisco.com. Para notícias, visite http://newsroom.cisco.com.

Informação de contacto:

Assessoria de imprensa da Cisco do Brasil
In Press Porter Novelli

Adriana Bueno
adriana.bueno@inpresspni.com.br
(11) 5502-3144 / 9619-8131

Ana Ramos
ana.ramos@inpresspni.com.br
(11) 3323-3786

Célia Nogueira
celia.nogueira@inpresspni.com.br
(11) 3323-1601