Cisco anuncia investimentos estratégicos no Brasil

Criação de Centro de Inovação no Rio, implantação de fundo de Venture Capital e aumento da produção local expandem a presença da Cisco no País e contribuem para o desenvolvimento nacional com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação


RIO DE JANEIRO, BRAZIL--(Marketwire - Apr 2, 2012) - A Cisco anuncia hoje novos investimentos estratégicos no Brasil para incentivar inovação, transformação e desenvolvimento socioeconômico, expandindo sua presença no país e destacando a importância de investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC - para o crescimento e competitividade do País.

A Cisco investirá mais de R$1 bilhão nos próximos quatro anos tendo por base quatro pilares principais:

1 - Abertura de um centro de inovação da Cisco no Rio de Janeiro;
2 - Investimentos em um fundo de Venture Capital focado na tecnologia da informação e comunicação e economia digital no Brasil;
3 - Expansão da produção local;
4 - Acordos de propriedade intelectual e parcerias com empresas e entidades brasileiras para o codesenvolvimento de inovações para melhor atender ao mercado.

A Cisco espera que esses investimentos gerem cerca de 800 empregos no Brasil, direta ou indiretamente, via seu ecossistema de parceiros e, principalmente, que criem uma plataforma para a inovação e empreendedorismo de alta tecnologia no país. Os investimentos representam o comprometimento da Cisco com as principais prioridades brasileiras de inovação e sua presença de longo prazo no país.

Além disso, a empresa manterá seu comprometimento com a responsabilidade social corporativa e com as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no país.

Os anúncios foram feitos durante a cerimônia de abertura do Cisco Plus Brazil 2012, no Rio de Janeiro, evento que contou com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

1.Centro de Inovação da Cisco no Rio

A Cisco abrirá um Centro de Inovação no Rio de Janeiro para desenvolver novas soluções de tecnologia especialmente adaptadas às necessidades brasileiras. A Cisco pretende inaugurar o centro no segundo semestre de 2012. Ele integrará o portfólio da Cisco com a tecnologia produzida por empresas locais, criando soluções que atendam às necessidades do mercado brasileiro.

O Centro de Inovação inicialmente se concentrará no desenvolvimento de soluções para o desenvolvimento urbano (Smart+Connected Communities), esportes e entretenimento, segurança pública, educação e saúde. Áreas adicionais de solução serão integradas em 2013, incluindo Óleo&Gás e Smart Grid/energia inteligente.

  • Desenvolvimento Urbano: O Centro de Inovação apoiará os esforços globais da Cisco com relação a Smart+Connected Communities no Brasil, que visam a implantação das tecnologias Cisco® para aprimorar o acesso a serviços baseados na internet, estimular o desenvolvimento econômico e reduzir o custo das operações do governo. Essas soluções são vitais para o desenvolvimento de uma infraestrutura urbana mais eficiente e para o crescimento das cidades brasileiras, tanto em casos de novos desenvolvimentos quanto na recuperação de áreas existentes.

  • Esportes e Entretenimento: O Centro de Inovação buscará apoiar os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, desenvolvendo soluções que transformem a experiência do esporte e entretenimento, com inovações baseadas em rede. As soluções Cisco Connected Sports combinam todas as formas de comunicação e entretenimento em uma única rede - conectando locais, equipes e torcedores de formas completamente novas -, além de criar novos espaços esportivos e urbanos, que continuem sendo utilizados após esses grandes eventos esportivos.

  • Segurança Pública: O Centro de Inovação vai alavancar a plataforma aberta da Cisco para soluções em segurança. Com o ecossistema de parceiros, a empresa pretende auxiliar seus clientes no setor público e privado a proteger a população e a otimizar os recursos usados para responder a situações, melhorando a precisão e a pontualidade. Isso é obtido através da convergência de sistemas de segurança, tais como sensores, vídeo, telefone e rádios, com sistemas integrados de uma plataforma comum de Protocolo de Internet. Esses sistemas podem ser integrados às soluções de Esporte e Entretenimento, Desenvolvimento Urbano, Oléo&Gás, entre outras.

  • Educação: A tecnologia tem o potencial de aumentar o acesso à educação, bem como de melhorar os treinamentos de professores e aprendizado dos alunos, uma das prioridades do Brasil. No mundo conectado, a tecnologia e, principalmente a rede, é fundamental para transmitir as habilidades que os estudantes necessitam para que sejam bem sucedidos em sua vida profissional e dentro da economia global. O Centro de Inovação buscará oferecer as soluções Cisco às necessidades específicas do Brasil para continuar melhorando a qualidade da avaliação de instrução e educação, para criar modelos inovadores de aprendizado, para melhorar o processo decisório e para reduzir custos com a eficiência administrativa.

  • Saúde: A escassez de especialistas médicos em certas regiões, o aumento nos custos com saúde e o aumento na proporção de pessoas com doenças crônicas são apenas alguns dos desafios enfrentados pelas instituições brasileiras de saúde. Utilizando a rede como uma plataforma, as soluções Cisco HealthPresence® combinam vídeo e áudio em alta definição com informações clínicas para os pacientes para aumentar a eficiência de médicos e de suas organizações, para disponibilizar o fornecimento de assistência médica a mais pessoas, para aprimorar a experiência do paciente e para aumentar a disponibilidade e fluxo de informações. O Centro de Inovação desenvolverá soluções específicas de saúde para o mercado brasileiro.

2. Fundo de Venture Capital para TIC e Economia Digital

A Cisco pretende criar um dos fundos de Venture Capital mais relevantes para tecnologia da informação e comunicação e economia digital do Brasil, para incentivar o desenvolvimento de novas empresas brasileiras de tecnologia e empreendedorismo no país.

A Cisco planeja investir até R$ 50 milhões, além do aporte de investidores locais, que se tornarão parceiros no veículo de investimento a ser administrado pelo gestor de fundos escolhido. O mercado brasileiro de tecnologia de informação e comunicação tem um enorme potencial econômico e de inovação. Ao reconhecer esse potencial, a intenção da Cisco é acelerar a introdução de novas tecnologias e fornecer vantagem competitiva com investimentos pioneiros em inovações tecnológicas emergentes, apoiando o desenvolvimento de empresas pequenas e médias de alto crescimento nos setores de tecnologia, mídia digital e telecomunicações.

3. Expansão da produção local

A Cisco iniciou a produção no Brasil em 2011, com a introdução de set-top boxes. Desde sua abertura, a fábrica em Manaus já foi expandida duas vezes. Com este anúncio, a Cisco incluirá na produção alguns dos modelos mais vendidos de sua linha de roteadores e switches, que serão fabricados aqui por um de seus parceiros de produção. Essa expansão está em conformidade com o PPB (Processo Produtivo Básico) e reforçará também os investimentos da Cisco no desenvolvimento local.

4. Acordos de propriedade intelectual e parcerias com empresas locais

A Cisco está buscando oportunidades para desenvolver acordos com empresas e entidades locais, para atender áreas-chave do mercado brasileiro e para incentivar o desenvolvimento de tecnologia local, ao mesmo tempo em que fortalece o setor brasileiro de TIC.

  • Recentemente, a Cisco anunciou um acordo de propriedade intelectual com a Intelbras para atender ao crescente mercado de telefonia por Protocolo de Internet no Brasil. As empresas estão trabalhando em conjunto para ajudar os negócios brasileiros de pequeno e médio porte a atingir a colaboração pelo uso do recém-anunciado Cisco Business Edition 3000 e do licenciamento da tecnologia Cisco Unified Communications para determinados telefones e gateways IP da Intelbras. A Cisco e a Intelbras disponibilizarão o Cisco Business Edition 3000 utilizando mais de 10.000 canais parceiros da Intelbras no Brasil. As empresas de médio porte - com até 300 usuários - poderão desfrutar dos benefícios de um sistema eficiente de Comunicações Unificadas com funcionalidades profissionais que podem suportar um crescimento futuro.
  • A Cisco está anunciando um acordo de Programa de Transformação de Força de Trabalho (WTP na sigla em inglês) e um memorando de entendimento de parceria com o SENAC-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que beneficiará mais de 1.000 estudantes do Rio de Janeiro, interessados em iniciar uma carreira em rede.

Iniciativas de responsabilidade social corporativa e de pesquisa e desenvolvimento

  • Na importante área de Pesquisa e Desenvolvimento, o Planetary Skin Institute, uma organização global independente de pesquisa e desenvolvimento e sem fins lucrativos, inicialmente incubada pela Cisco e pela NASA, desenvolveu diversos acordos com instituições brasileiras líderes na área de P&D no governo, na área acadêmica e no setor privado para o desenvolvimento em parceria de plataformas de decisão sobre gestão de riscos e de recursos que são fundamentais para a manutenção da posição de destaque internacional do Brasil em desenvolvimento sustentável.
  • A Cisco continuará a expandir suas iniciativas de responsabilidade social corporativa no país. Particularmente, o programa Cisco Networking Academy™, que é o maior programa de educação de TIC do mundo, e que tem cerca de 25.000 estudantes anualmente no Brasil, em mais de 250 centros acadêmicos no país. O programa estabeleceu parcerias com diversas instituições públicas e privadas para continuar a expansão do número de estudantes no país.

Todos esses investimentos apontam para um comprometimento de longo prazo com o país e apoiarão o crescimento muito rápido da Cisco e a expansão de suas operações e projetos no Brasil, junto com parceiros dos setores público e privado.

Citações

Para o ministro brasileiro das Comunicações, Paulo Bernardo, o anúncio de investimentos da empresa no Brasil é mais uma prova da força que o país está demonstrando no mercado global e da solidez da política econômica do país. "O Brasil é um atrativo para investimentos porque temos um mercado interno em franca expansão, regras claras que estimulam a produção. Hoje temos várias empresas, inclusive do setor de tecnologia, que estão produzindo no Brasil, gerando empregos e receita. Acreditamos que este anúncio da Cisco vem ao encontro do trabalho do governo para estimular ainda mais os investimentos e dar novo impulso à economia brasileira".

"O Rio de Janeiro vive um momento fantástico. Hoje, o nosso Estado ocupa as primeiras posições do ranking nacional quando se trata de atração de investimentos e geração de empregos. Tudo isso graças a uma gestão profissional e afinada que adotamos junto ao Governo Federal e às prefeituras. Estou muito honrado com essa iniciativa da Cisco de criar um Centro de Inovação no Rio. É um grande presente para o povo do Rio de Janeiro e do Brasil. Os novos investimentos da empresa, sem dúvida, ajudarão não só a incrementar o setor da tecnologia como também fortalecer ainda mais a economia e o desenvolvimento social do estado e do país", afirma Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro.

"A chegada da Cisco com o seu Centro de Inovação vem ao mesmo tempo reafirmar a vocação do Rio de Janeiro para tecnologia e a produção de conhecimento e também confirmar o momento excepcional que a nossa cidade está vivendo e que vem sendo reconhecido por investment grades conferidos ao Rio pelas grandes agências internacionais. A cidade e os cariocas só têm a ganhar com a instalação de uma empresa comprometida com o meio ambiente, o desenvolvimento social, a geração de empregos qualificados e a produção de soluções invoadoras para a melhoria na qualidade de vida da população", afirma Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

"Acreditamos no papel transformador que a tecnologia da informação e comunicação pode ter no desenvolvimento sustentado de um país e na inclusão econômica de sua população e empresas. Com os anúncios feitos hoje, reforçamos o comprometimento de longo prazo da Cisco com o Brasil e esperamos nos tornar um parceiro relevante nessa incrível jornada de crescimento que o país atravessa", destaca o presidente da Cisco Brasil, Rodrigo Abreu

Principais Fatos e Números

  • O Brasil representa uma das principais prioridades globais e oportunidades de crescimento para a Cisco.
  • A Cisco espera catalisar e acelerar a inovação tecnológica, educação e crescimento econômico no Brasil.
  • A Cisco criou um conselho administrativo brasileiro na empresa para liderar sua estratégica de longo prazo com relação ao Brasil e para aumentar a competitividade e padrões de vida globais do país, fornecendo ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, conhecimento e implementação pelo relacionamento público-privado.
  • A Cisco tem um significativo comprometimento com funcionários e operações no Brasil, e há vários anos vem se destacando como uma das Melhores Empresas para Trabalhar do país, nas duas principais pesquisas de clima organizacional realizadas pela mídia especializada em economia e negócios.
  • Em 2011, a Cisco foi considerada a Empresa Mais Admirada do Brasil na categoria Equipamentos de Telecomunicações
  • Nos últimos anos, a Cisco Brasil tem apresentado crescimento consistente acima dos 20% ao ano.
  • Planeja-se que investimentos no Brasil para os próximos quatro anos excedam R$ 1 bilhão.
  • Atualmente, o programa de responsabilidade social Cisco Networking Academy, sobre educação tem mais de 25.000 alunos matriculados no Brasil.
  • O Brasil tem mais de 250 centros nacionais do Networking Academy, que já treinaram mais de 100.000 alunos desde a idealização do programa em 1998.

Sobre a Cisco
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em redes que transformam a maneira como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com. Os equipamentos Cisco em mercados emergentes são fornecidos pela Cisco Systems International BV, uma subsidiária integral da Cisco Systems, Inc.

Cisco e seu logotipo são marcas registradas da Cisco e/ou de suas afiliadas nos EUA e outros países. Uma relação com as marcas registradas da Cisco pode ser encontrada em www.cisco.com/go/trademarks. As marcas registradas de terceiros mencionadas neste artigo pertencem aos respectivos proprietários. O uso da palavra parceiro não implica um relacionamento de parceria entre a Cisco e qualquer outra empresa.

Informação de contacto:

Informações para imprensa

Assessoria de Imprensa Cisco Brasil
In Press Porter Novelli
Adriana Bueno
adriana.bueno@inpresspni.com.br
(11) 5502-3144 / 9619-8131

Célia Nogueira
celia.nogueira@inpresspni.com.br
(11) 3323-1601

Renan Cavalcante
renan.cavalcante@inpresspni.com.br
(11) 3323-3786