SOURCE: Cisco

Cisco

December 06, 2011 18:09 ET

A Cisco apresenta CloudVerse, uma estrutura completa para criar, gerenciar e conectar nuvens

As principais empresas globais já estão adotando o CloudVerse para criar nuvens públicas, privadas e híbridas, além de oferecer aplicativos e serviços avançados para nuvens

SAO PAULO, BRAZIL--(Marketwire - Dec 6, 2011) - A Cisco apresenta hoje o Cisco CloudVerse®, uma estrutura que combina os elementos básicos -- data center unificado, rede inteligente de nuvem e aplicativos para nuvens -- necessários para permitir que as empresas criem, gerenciem e conectem nuvens públicas, privadas e híbridas. O Cisco CloudVerse® permite que as empresas percebam todas as vantagens das nuvens. Com ele é possível melhorar a agilidade, a segurança das operações, com maior economia.

O Índice Global de Nuvens da Cisco, divulgado na semana passada, previu como as nuvens estão alterando drasticamente o mundo de TI e os serviços de consumo. O estudo prevê que mais de 50% da carga de trabalho computacional em data centers serão baseadas em nuvens até 2014, e que o tráfego global crescerá mais de 12 vezes até 2015, chegando a 1,6 zetabytes por ano -- o equivalente a mais de quatro dias de vídeo-aula empresarial para cada pessoa no planeta.

O estudo sugere que o crescimento explosivo previsto para o tráfego em nuvem e em data centers gerará a necessidade de funções avançadas, que permitam que data centers e redes trabalhem juntos para suportar aplicativos em nuvem de ponta a ponta e entrega de serviços. O tráfego em nuvem é dinâmico e os recursos avançados em inteligência e gerenciamento de rede provavelmente passarão a ser essenciais para ajudar a permitir que recursos de cálculo, rede e armazenamento sejam fornecidos sob demanda.

Atualmente, a maioria das tecnologias em nuvem existe em silos, evitando uma abordagem de gerenciamento eficaz e integrada. Ao integrar os três elementos fundamentais da nuvem -- o Cisco Unified Data Center com o Cisco Intelligent Network para permitir aplicativos para nuvens -- o CloudVerse oferece uma experiência de nuvem de classe executiva ao usuário final: nas nuvens, entre nuvens e além das nuvens.

Um grande número de empresas, provedores de serviços e governos está adotando o Cisco CloudVerse como base de suas estratégias de nuvem, incluindo a ACS -- empresa pertencente à Xerox --, Fujitsu, NWN, Orange Business Services, Silicon Valley Bank, Telecom Itália, Telefônica Espanha, Telstra e Verizon Terremark.

Hoje, mais de 70% dos principais provedores de nuvem utilizam o Cisco CloudVerse em sua jornada pelas nuvens.

O que há de novo no Cisco CloudVerse
Hoje, a Cisco apresenta diversas soluções novas dentro das três principais áreas do CloudVerse:

Unified Data Center: altera a economia da infraestrutura de nuvem, oferecendo uma plataforma baseada em malhas projetada para automatizar o modelo "como serviço" (as-a-service) em ambientes físicos e virtuais, além de ser escalável com as exigências corporativas por alocar de modo flexível os recursos de TI nos data centers, e entre eles, utilizando malhas computacionais e unificadas. A Cisco acrescenta agora os recursos gerenciamento unificado:

Cisco Intelligent Automation for Cloud: oferece provisionamento e gerenciamento automatizado de recursos de data center para entrega de serviços de TI dentro de data centers e entre eles.

Cisco Network Services Manager: cria, implementa e modifica automaticamente recursos físicos e virtuais de rede sob demanda.

Cloud Intelligent Network: oferece uma experiência consistente e segura sempre que o usuário é localizado e também entre as diversas nuvens envolvidas na entrega de um serviço. Agora, a Cisco acrescenta os novos recursos "Cloud-to-Cloud Connect":

"Cloud-to-Cloud Connect": anuncia o sistema de posicionamento de rede da Cisco nos roteadores de serviços de agregação das séries ASR 1000 e 9000 em 2012, permitindo a identificação dinâmica de recursos, alocação e otimização entre data centers e nuvens.

Aplicativos e serviços para nuvens: permitem a entrega "as-a-service" de aplicativos em nuvem da Cisco e também de outros fornecedores. Muitos recursos novos estão sendo acrescentados à Cisco Hosted Collaboration Solution (HCS):

Private Cloud HCS: -- Esta nova solução permite que as empresas criem sua própria nuvem de colaboração usando os projetos testados e validados da Cisco, além de todos os recursos de gerenciamento.

Mobile HCS: -- Os provedores de serviços móveis agora têm uma maneira fácil e com ótima relação custo-benefício para oferecer colaboração -- a partir da nuvem -- estendendo os serviços de dispositivos "fixos" à telefonia móvel. Por exemplo: os provedores podem conectar virtualmente milhares de usuários móveis em uma empresa com um número único, ou pode permitir que os clientes transfiram uma chamada de um telefone fixo para um telefone móvel durante a ligação.

Customer Collaboration: -- A Cisco está tornando os recursos dos centros de contato mais acessíveis, acrescentando os recursos do Cisco Customer Collaboration à HCS. Essas ofertas estão disponíveis de modo limitado por enquanto, mas com previsão de disponibilidade geral em 2012.

A Cisco baseia o CloudVerse nos novos serviços de capacitação de nuvem, que combinam a experiência dos serviços profissionais da Cisco com a experiência de um amplo ecossistema de parceiros, permitindo que as empresas acelerem seu sucesso com as nuvens e percebam todo o potencial da computação em nuvem.

"Até agora, a tecnologia em nuvem residia em silos, dificultando a criação e o gerenciamento de nuvens, e a interconexão de várias nuvens impunha desafios complexos a muitas organizações", disse a vice-presidente sênior de engenharia e diretora-executiva de tecnologia da Cisco, Padmasree Warrior. "A Cisco possibilita exclusivamente um mundo com muitas nuvens, conectando pessoas, comunidades e organizações com uma experiência de usuário garantida para a Internet da próxima geração. Temos muito prazer em saber que muitas das principais empresas e provedores de serviços de todo o mundo estão adotando o Cisco CloudVerse como base de suas estratégias de nuvem, e esperamos continuar com essa parceria na jornada para um mundo com muitas nuvens."

O Cisco CloudVerse oferece uma vantagem econômica atraente: ajudar as empresas a oferecerem negócios TI as-a-service e serviços dinâmicos de pequenas e médias empresas/consumidores. Passar de um data center tradicional e virtualizado para uma nuvem CloudVerse pode reduzir o custo total de propriedade de TI (operacional e investimento) em até 50%, além de reduzir o tempo de oferta de serviços em nuvem de semanas para minutos.

Adoção do CloudVerse:
Um grande número de empresas, provedores de serviços e governos está adotando o Cisco CloudVerse como base de suas estratégias de nuvem, incluindo [entre outros]:

ACS, uma empresa da Xerox, Ken Stephens, vice-presidente sênior
"Assim como a Cisco, a ACS, uma empresa da Xerox, acredita que muitas oportunidades são oferecidas às empresas por meio da computação em nuvem para que elas avancem suas operações e descubram novas maneiras de dar suporte a seus clientes. Como a raiz da nuvem está na comunicação em rede, nossos negócios de serviços nem nuvens são executados na Cisco. Usamos o Cisco CloudVerse, que nos ajuda a fornecer serviços de TI seguros, flexíveis e sob demanda para nossos clientes. O portal de autosserviço da Cisco e a orquestração automatizada ajudam nossos clientes a desvendarem novos recursos de TI de maneira mais rápida, ao mesmo tempo em que reduz seu custo de infraestrutura em TI."

Fujitsu, Andy Stevenson, diretor executivo do grupo de serviços de hospedagem e rede
"Combinamos nossa experiência e nossa ampla rede para desenvolver esta nova oferta hospedada juntamente com a Cisco, que implementa o serviço Cloud Connect, da Fujitsu, uma solução de gerenciamento completo, flexível, confiável e vibrante. Nosso novo serviço ajuda os funcionários a colaborarem de maneira mais eficiente em qualquer dispositivo, utilizando uma série uniforme do que há de melhor atualmente no que diz respeito à tecnologia de colaboração Cisco sob demanda."

NWN, Mont Phelps, presidente e CEO da NWN Corporation
"Os clientes da NWN querem acessar todos os aplicativos de colaboração que sejam fáceis de escalar, baratos e seguros. Em parceria com a Cisco, conseguimos cumprir todas essas exigências.''

Silicon Valley Bank, Anthony Ong, arquiteto de infraestrutura
"O objetivo com a nossa nuvem privada é aumentar a agilidade de TI e a eficiência das operações para servidores, redes e armazenamento em uma infraestrutura física e virtual. Queríamos uma solução de gerenciamento de nuvem com fornecimento de autosserviço, incluindo a orquestração com o Cisco UCS, e outros ambientes e sistemas existentes, além de serviços de nuvem pública. Escolhemos as tecnologias de data center da Cisco, incluindo o Cisco Intelligent Automation for Cloud para criar nossa plataforma de serviços em nuvem, e estamos muito satisfeitos com o resultado."

Telecom Itália, Stefano Nocentini, VP Marketing
"A Telecom Itália e a Cisco trabalharam juntas no ano passado para definir a evolução de nossa estratégia de nuvem. A estratégia Nuvola Italiana da Telecom Itália -- centralizada em "nuvem integrada à rede" -- e a estratégia CloudVerse da Cisco estão perfeitamente alinhadas.

Ao unir conectividade e diferentes soluções de nuvens (privada, pública e híbrida), a Telecom Itália continuará reforçando a parceria com a Cisco para aprimorar a Nuvola Italiana."

Telstra, Philip Jones, diretor executivo de dados, IP e aplicativos e serviços de rede
"A Telstra e a Cisco expandiram suas relações para incluir a computação em nuvem como uma oportunidade de crescimento significativo para ambas as empresas. Nossos investimentos e experiência em fornecer serviços baseados em rede escalável não tem concorrentes na Austrália. Estamos alavancando nossa inteligência de rede em liderança de marketing e a plataforma em nuvem avançada da Cisco para fornecer serviços inovadores de nuvem que atendam às necessidades das empresas australianas."

Contact Information