Cisco e Living PlanIT anunciam aliança para o desenvolvimento de novos modelos de negócio para Smart+Connected Communities

Cisco escolhida como master planner para o desenho e arquitectura das TI´s no PlanIT Valley em Paredes


PAREDES, PORTUGAL--(Marketwire - May 13, 2011) - A Cisco e a Living PlanIT anunciaram hoje uma parceria estratégica e assinaram um acordo para o desenvolvimento de novos modelos de negócio de Gestão Urbana, utilizando a tecnologia de rede para contribuir para a criação de cidades sustentáveis. A visão partilhada por estas empresas na revitalização de comunidades e na aceleração da inovação do desenvolvimento urbano esteve na base do acordo de parceria.

O principal objectivo é transformar o PlanIt Valley no maior Projecto Europeu de Desenvolvimento Sustentável utilizando as soluções "Cisco® Smart+Connected Communities". A Living PlanIT escolheu a Cisco para o desenho e arquitectura das tecnologias de informação e de comunicação do projecto PlanIt Valley. As duas empresas anunciaram tambem que vão explorar formas de integrar a plataforma tecnológica da Living PlanIT com a tecnologia de rede da Cisco.

O acordo assinado hoje estabelece a criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento em Paredes, constituindo um passo importante no desenvolvimento do PlanIT Valley.

A Living PlanIT vai também colaborar com a organização de serviços da Cisco na fase de desenho da arquitectura tecnológica das "Smart+Connected Communities" no futuro PlanIt Valley. Acabada essa fase, a Living PlanIT vai apoiar a equipa da Cisco e os seus parceiros, na implementação de uma infraestrutura de rede, com base em tecnologia Cisco, como plataforma para a sustentabilidade urbana em Paredes.

O Centro Global de Inovação da Cisco servirá dois propósitos: fornecer a capacidade de investigação em estreita proximidade com o local de implementação para o desenvolvimento em tempo real de soluções e, servir como centro global de excelência, utilizando inovação e tecnologia de rede como a base para outros projectos globais.

Este novo centro permitirá explorar como uma rede de sensores poderá ser utilizada na gestão de edifícios e energia, veículos eléctricos, smart-grid monitoring e smart grid metering. Tipicamente, estes sensores são utilizados para monitorizar variáveis como a temperatura, vibração, pressão, potência, som e video, entre outros.

O PlanIT Valley representa a primeira utilização em grande escala do protocolo IP para ligação dos chamados "smart objects", como cameras e dispositivos de video, que irão provocar um enorme tráfego de video na rede. Prevê-se, ainda, que os engenheiros a trabalhar neste projecto testem o potencial para a integração de fontes de energia renováveis na plataforma de gestão inteligente da cidade.

Estas duas empresas pretendem ainda investigar o potencial de integração das soluções de gestão automóvel da Living PlanIT na plataforma Cisco Smart+Connected Solutions". Como primeira prioridade, a Cisco e a LivingPlanIT vão investigar alternativas para incorporar software "fast sensor decision logic" da LivingPlanIT na rede.

O acordo anunciado hoje abre caminho para que o PlanIT Valley desempenhe um papel fundamental na divulgação do conceito de "Internet of Things" e, da sua utilização no desenvolvimento sustentável urbano. O conceito "Internet of Things" engloba um alargado conjunto de objectos físicos que pode ser facilmente ligado à internet, permitindo, simultaneamente, que os chamados "smart objects" interajam inteligentemente com o meio exterior.

O fenómeno emergente do conceito "Internet of Things" tende a difundir-se mundialmente impulsionado pelo crescimento exponencial do número de dispositivos conectados estimado em vários milhares de milhões nos próximos anos.

Em 2009 as duas empresas começaram a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de um modelo para greenfield e revitalização urbana. Adicionalmente, pretendem com esta colaboração, acelerar o processo de inovação do desenvolvimento urbano e dos serviços de operação e comunidades. A parceria com a Living PlanIT vai permitir à Cisco ampliar as suas capacidades com uma plataforma de controlo de sistemas, alargando ao mesmo tempo a penetração da Cisco num sector de mercado novo, como parte das implementações de cidades-inteligentes.

Declarações

  • Wim Elfrink, chief globalisation officer and executive vice president, Emerging Solutions, Cisco:
    "Hoje celebramos dois marcos importantes, que nos vão permitir uma sustentabilidade social, ambiental e económica através da implementação da solução da Cisco's Smart + Connected Communities, como plataforma para a nova zona de inovação da Living PlanIT. Com a implementação do Centro Global de Inovação em Portugal e a escolha da Cisco para o desenho e arquitectura das tecnologias de informação no PlanIT Valley, estamos na vanguarda para permitir a criação de novas indústrias sustentáveis e para abrir novas oportunidades de rentabilidade para cidades e países em todo o mundo."

  • Steve Lewis, CEO, Living PlanIT:
    "A Living PlanIT está bastante satisfeita por ser um parceiro estratégico da Cisco. Ambos colaboramos na indústria e integramos tecnologias que permitem uma nova geração de cidades inteligentes e de desenvolvimento urbano. Estas tecnologias vão optimizar a qualidade de vida dos cidadãos e da Industria e, simultaneamente, preservam o ambiente e os recursos naturais."

  • Celso Ferreira, Presidente de Paredes:
    "Este é um momento que não temos oportunidade de viver todos os dias, e muito poucos presidentes podem sequer aspirar em testemunhar eventos como este nos seus municípios. Este acordo é uma grande oportunidade, não só para o município de Paredes, como para o país. Nestes momentos difíceis, que Portugal está a passar, este acordo demonstra que estas duas empresas acreditam nos recursos disponíveis no nosso país, como o talento, as aptidões técnicas, a capacidade multi-linguística, a habilidade de colaborar e a nossa ambição de vencer. Através deste acordo novas oportunidades estão a ser abertas, especialmente nesta região, na criação de trabalho qualificado e que vai permitir o desenvolvimento de um ecossistema ao nível local e internacional, e trazer outras oportunidades para a nossa nova geração."

  • Prof. João Barros, Universidade do Porto
    A Universidade do Porto estabeleceu um estreito compromisso com o projecto PlanIT Valley projectado pela Living PlanIT e pela Cisco, em parceria com empresas lideres mundiais e instituições de investigação. Sendo a mais conceituada e reputada Universidade do nosso país, a U. Porto ensina milhares de jovens nas áreas da ciência e da tecnologia, tendo também uma massa critica e uma comunidade de cientistas e investigadores, que têm tido reconhecimento internacional pela pela sua investigação "world class". Considerada uma cidade laboratorio à escala urbana, o PlanIT Valley oferece oportunidades gratificantes para ajudar a compreender e a desenvolver uma vasta rede de tecnologias e serviços urbanos que vão ladrilhar o caminho para uma cidade inteligente do futuro. No decorrer do processo, um vasto ecossitema de companhias estão a emergir, podendo, assim, alavancar e potenciar o talento, o conhecimento, e o empreendorismo que são valores que caracterizam a Universidade do Porto, a sua equipa e os seus estudantes. A nossa colaboração com a Living PlanIT não podia ter sido estabelecida em melhor altura. Este ano, a Universidade do Porto celebra o seu centésimo aniversário e estamos bastante satisfeitos com o papel que pode adquirir como braço académico do PlanIt Valley, que acreditamos será o futuro centro de gravidade de investigação, conhecimento em cidades inteligentes, com a parceria de empresas, universidades e laboratórios de todo o mundo."

Informação adicional

Sobre a Living PlanIT
A Living PlanIT é uma empresa internacional vocacionada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis à escala urbana, que vão de encontro ao desafio colocado pela crescente, e muitas vezes descontrolada, urbanização. A Living PlanIT reúne pessoas, Industria, instituições de ensino, com vista a estimular, acelerar e incubar a inovação tecnológica necessária para assegurar melhor qualidade de vida nas cidades e apresentar essas soluções ao mercado. A Living PlanIT persegue igualmente uma forte missão educacional - pretende provocar um novo pensamento sobre tendências dominantes na urbanização global e ajudar a encontrar as soluções para criar economias do conhecimento e melhorar a vida das populações. Informação adicional em www.living-planit.com .

Sobre a Cisco
A Cisco é a companhia líder mundial em redes para Internet. As soluções de rede da Cisco baseadas no protocolo da Internet (IP) são a base da maioria das redes empresariais, educacionais e da administração pública, assim como de operadores fixos, móveis e cabo. A Cisco disponibiliza a mais vasta linha de soluções para o transporte de dados, voz e vídeo em todo o mundo. A Cisco é o poder da rede. Aqui e agora!

Informação de contacto:

Contactos
Sandra Freitas
sfreitas@cisco.com
+351 21 454 1741

Marc Musgrove
mmusgrov@cisco.com
+1 408 525 6320

Shaie Selzer
shaie@living-planIT.com
+44 (0) 777 199 3200