Cisco fornece base para a próxima geração da Internet móvel

Nova plataforma móvel é projetada para aumentar o desempenho em até 10 vezes e fornece o primeiro projeto elástico do setor para novas experiências móveis


SAO PAULO, BRAZIL--(Marketwire - Jun 5, 2012) - Com a expectativa do aumento do tráfego da rede móvel mundial em quase 19 vezes entre 2011 e 2016, a Cisco apresenta hoje a base para uma nova geração de redes de internet móvel: a Plataforma Cisco® ASR 5500.

O novo sistema Cisco ASR 5500 amplia a série líder do setor Cisco ASR 5000 e oferece a agilidade e a escala que as operadoras precisam para atender as crescentes necessidades móveis de seus clientes. Como a primeira solução elástica do setor para redes móveis, a nova plataforma Cisco ASR 5500 foi projetada para capitalizar sobre avanços na arquitetura de software otimizada em novo hardware especificamente desenvolvido para tal. Essas características de projeto enfrentam três desafios multidimensionais:

  • Crescimento significativo dos dispositivos móveis como lifestyle - os consumidores estão comprando dispositivos sofisticados e poderosos habilitados para Internet para uso em casa, em trânsito e no local de trabalho levando em conta o movimento BYOD (Bring Your Own Device, em português traga seu próprio dispositivo).
  • Maior uso dos aplicativos de próxima geração - crescimento explosivo de aplicativos por usuários, aplicativos sempre on-line e aqueles que interagem continuamente com a rede.
  • Aumento da "Internet das coisas" - também conhecida como máquina à máquina ou M2M, pela qual equipamentos como medidores e sensores inteligentes usam a rede móvel.

O resultado é quase 19 bilhões de conexões fixas e móveis com a Internet até 2016, de acordo com a previsão do Cisco Visual Networking Index (VNI) Forecast (2011 - 2016). Cada conexão tem seus próprios requisitos específicos, com base no tipo de dispositivo e aplicativo usado, que devem ser atendidos para entregar uma experiência móvel superior e personalizada, "do seu jeito".

Destaques do Produto:
O sistema Cisco ASR 5500 oferece níveis de desempenho e elasticidade sem precedentes com capacidades e características únicas:

  • A única solução de pacote core elástico do setor capaz de integrar sinalização, dados, serviços em linha e controle de política e de cobrança numa única plataforma.
  • Melhoria de desempenho de 10 vezes no throughput, capaz de aumentar de centenas de gigabits para uma plataforma de terabits.
  • A única solução capaz de auto-dimensionar recursos de rede existentes para atender variações substanciais no comportamento de rede:
    • Acesso (3G, 4G e Wi-Fi); e
    • Sessões de usuário, transações, sinalização e throughput.
  • A arquitetura móvel elástica da Cisco permite que os aplicativos dimensionem para cima ou para baixo de forma inteligente e elástica para atender requisitos de processamento. Isto garante às operadoras a capacidade única para ajustar os recursos e adaptar-se a várias condições e padrões de uso de rede, resultando em economia melhorada de rede, economizando aos clientes até 47% do custo total de propriedade, de acordo com um estudo publicado pela ACG Research.
  • Plataforma de software comprovada compartilhada entre a Série Cisco ASR 5000, minimizando as complexidades operacionais e acelerando o tempo de entrada no mercado.
  • O novo Cisco ASR 5500 já está disponível.

Para alimentar a próxima geração 3G, 4G, 4G LTE (Long-term Evolution) e serviços móveis de Wi-Fi, a Cisco implantou a série Cisco ASR 5000 com várias operadoras globais líderes incluindo Bharti e Verizon Wireless.

Citações de Apoio

  • Tom Sawanobori, vice-presidente, Planejamento de Rede, Verizon
    "A Verizon Wireless tem estado na vanguarda do 4G LTE com a maior implantação global até hoje. Nossa tradição de inovação e os importantes avanços na mobilidade são suportados pelo nosso relacionamento com a Cisco. A plataforma Cisco ASR 5500 ajudará a atender nossas necessidades de escalabilidade e agilidade nos modelos de implantação de serviços abordando mercados consumidores e corporativos."

  • Kelly Ahuja, vice-presidente sênior e gerente geral, Grupo de Tecnologia de Internet Móvel, Cisco
    "Até 2016, mais pessoas acessarão a Internet a partir de dispositivos móveis do que de desktops. Com tecnologia de ponta e serviços da série Cisco ASR 5000 e seu mais novo membro, o Cisco ASR 5500, a Cisco exclusivamente oferece às operadoras a oportunidade não só de manter-se em linha com as demandas de seus clientes, mas também possibilitar sua capacidade de aumentar a rentabilidade, fornecer novos serviços diferenciados e maximizar o retorno sobre seus investimentos existentes para que eles possam prosperar no cenário móvel em constante evolução."

Sobre a Cisco Systems
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em redes que transformam o modo como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.
Informações para a Imprensa

Assessoria de imprensa da Cisco do Brasil

Informação de contacto:

In Press Porter Novelli
Adriana Bueno
adriana.bueno@inpresspni.com.br
(11) 5502-3144 / 9619-8131

Renan Cavalcante
renan.cavalcante@inpresspni.com.br
(11) 3323-3786

Célia Nogueira
celia.nogueira@inpresspni.com.br
(11) 3323-1601