Cisco lança novas maneiras de colaborar na era pós-PC, de qualquer local de trabalho em diferentes plataformas, dispositivos ou aplicativos

O Cisco Jabber ajudará milhões de usuários a colaborar diretamente a partir de aplicativos Web; a próxima geração do Cisco WebEx usará novos serviços de nuvem para mudar a maneira como as pessoas se reúnem


SÃO PAULO, BRASIL--(Marketwire - Nov 17, 2011) - No evento Cisco® Collaboration Summit 2011, a Cisco lançou novas soluções para ajudar as pessoas a colaborar de maneira mais eficaz na era "pós-PC". Essa era ultrapassa as limitações das comunicações "centradas em PC" e, em vez disso, tem como foco uma abordagem "centrada em pessoas" que permite a elas colaborar em qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer dispositivo ou aplicativo. Os avanços que a Cisco apresentou - do Cisco WebEx® ao Cisco Jabber™ - são capazes de alterar o modo como as pessoas usam serviços expandidos baseados em nuvem e pode fornecer aos trabalhadores uma maneira fácil de colaborar diretamente dos aplicativos Web que eles utilizam diariamente, obtendo novos níveis de produtividade e competitividade.

O anúncio representou o lançamento da próxima geração do Cisco WebEx. Com base em avanços na tecnologia de vídeo de alta definição e recursos móveis aprimorados que permitem maneiras totalmente novas de participar antes, durante e depois de uma reunião, o Cisco WebEx está fazendo sua parte para alterar a experiência de reuniões. Além disso, a Cisco está expandindo a conferência em nuvem para mais pessoas com uma nova edição básica gratuita do WebEx® projetada para um número máximo de três pessoas.

A Cisco também está transformando o local de trabalho ao realizar uma mudança drástica na maneira como as pessoas colaboram usando seus aplicativos Web diários, como o SAP Streamwork, o Cisco Quad™ ou os Google Apps. Hoje, em movimento ou em suas mesas, as pessoas têm de abrir e usar diversos aplicativos de colaboração para se comunicar, seja por mensagens instantâneas (IM), voz ou vídeo. A Cisco facilitará muito a colaboração ao evoluir o Cisco Jabber com um navegador plug-in cujo download pode ser feito gratuitamente e que irá auxiliar a expandir a colaboração a dezenas de milhões de pessoas usuárias de navegadores em dispositivos baseados nos sistemas operacionais Windows ou Mac.

Com essas inovações e os recentes anúncios relacionados à virtualização e a comunicações unificadas, a Cisco continua seu trabalho de transformar o local de trabalho. Além disso, com o WebEx e as recém-anunciadas soluções Cisco TelePresence® para pequenas e médias empresas, a Cisco leva adiante suas ofertas baseadas em nuvem por meio do Cisco Collaboration Cloud.

Destaques do anúncio

Cisco WebEx

Possibilidade de maior colaboração nas empresas: os espaços avançados WebEx Meetings da Cisco ajudam os usuários a gerenciar todo o ciclo de vida da reunião. É possível:

  • Acessar e colaborar facilmente em arquivos e apresentações em nuvem a partir do PC ou de um dispositivo móvel em tempo real e a qualquer hora.
  • Verificar a disponibilidade de seus colegas por meio da presença e iniciar conversas síncronas por mensagens instantâneas para preparar, colaborar e realizar acompanhamento.
  • Agendar reuniões e compartilhar agendas, notas, itens de ação, gravações e quaisquer outros documentos relevantes a qualquer momento.
  • Administradores de TI podem ainda definir controles de política, fornecendo aos usuários uma única identidade em todas as ofertas Cisco WebEx SaaS, de modo a satisfazer diretrizes de segurança corporativa.
  • Aprimoramento da experiência de reuniões móveis: o WebEx permite aos usuários participar de reuniões de vídeo de alta qualidade de duas vias em dispositivos móveis com novo suporte ao tablet Cisco Cius™ e ao iPhone, da Apple - além do iPad, que já era compatível. VoIP agora também está disponível no iPhone e no iPad.
  • Integração de ofertas para impulsionar a colaboração: com a tecnologia de "clique de um botão" da Cisco, agora os usuários do WebEx podem se conectar facilmente às reuniões do Cisco TelePresence a partir do Cisco Cius e dos dispositivos móveis da Apple. Também serão fornecidas experiências integradas com o Cisco Jabber, o Cisco Quad e tecnologia para a otimização de medianets. A solução suporta um conjunto de interfaces de programação de aplicativos (APIs) comuns que pode integrar facilmente aplicativos de terceiros, como as ofertas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
  • Expansão da colaboração a mais usuários por meio do Cisco Collaboration Cloud: com o Cisco WebEx Basic Edition, a Cisco oferecerá uma versão gratuita do WebEx que suporta até três participantes de reuniões e fornece aos usuários audio VoIP, vídeo padrão, mensagens instantâneas, presença, compartilhamento de desktop e 250 MB de armazenamento. A Basic Edition deve estar disponível no primeiro trimestre de 2012.
  • Disponibilidade: o lançamento da versão beta do Cisco WebEx está programado para dezembro de 2011, em inglês, e tem como mercado inicial as Américas e a Europa. A disponibilidade global está programada para o primeiro trimestre de 2012 e estará disponível em diversos idiomas, incluindo o inglês, francês, alemão, espanhol (castelhano e da América Latina) e português brasileiro.

Cisco Jabber

  • Facilitação da colaboração: o novo plug-in Jabber® Web permitirá que as empresas e desenvolvedores integrem recursos Cisco UC em navegadores de dispositivos conectados à Internet. Em decorrência disso, os usuários em um aplicativo baseado em nuvem pública ou em uma linha de aplicativos baseados em negócios podem encontrar, com facilidade, um colega de trabalho usando presença, comunicar-se usando mensagens instantâneas e então ligar (click-to-call) ou fazer chamadas de vídeo com o clique de um botão (click-to-video) para permitir uma experiência de colaboração avançada e em tempo real.
  • Possibilita que os desenvolvedores "ativem" aplicativos Web para colaboração: esse novo kit para desenvolvedores de software (SDK) para o Cisco Jabber permite aos desenvolvedores ativar aplicativos Web para colaboração. Desenvolvedores de aplicativos terão o suporte do Jabber Developer Program. Na rede de desenvolvedores da Cisco (CDN), esse novo portal e programa fornece aos desenvolvedores amostras de códigos, vídeos instrutivos e uma comunidade on-line onde podem realizar perguntas técnicas e compartilhar melhores práticas. Para os primeiros passos com o Jabber SDK, os usuários podem se inscrever na CDN aqui.
  • Disponibilidade: o Jabber SDK já está disponível para os navegadores Internet Explorer, Firefox, Chrome e Safari - sistemas operacionais Windows e Mac. Para obter mais informações sobre a apresentação inicial do Jabber no mês de março, clique aqui.

Declarações de apoio

Zeus Kerravala, analista do setor, ZK Research: "Com o Cisco Jabber e o Jabber SDK, a Cisco expande a colaboração além do desktop do Windows para fornecer mais opções de locais de trabalho colaborativos e flexibilidade. E com a apresentação da próxima geração do WebEx, a Cisco continua liderando as transições do mercado ao ajudar os usuários a gerenciarem o ciclo de vida de reuniões em um único fluxo de trabalho mesmo quando estiverem usando dispositivos móveis. A Cisco é o único fornecedor capaz de oferecer amplos recursos de colaboração como uma experiência de usuário final avançada, móvel, virtual e, agora, baseada na Web."

Davide Petramala, vice-presidente, desenvolvimento de negócios e vendas da Esnatech: "O mercado de aplicativos corporativos vêm crescendo em um ritmo vertiginoso. Na Esnatech, vemos uma enorme demanda pelo aprimoramento de aplicativos Web, como os Google Apps e o Gmail, por meio da integração das comunicações diretamente na experiência do usuário. O Cisco Jabber SDK remove todos os obstáculos e nos permite transformar os Google Apps e a estrutura do Google em comunicação e colaboração ao vivo para clientes corporativos da Cisco."

Riann Kruger, vice-presidente, infraestrutura e operações, Corinthian Colleges: "Posso ver todo o fluxo de colaboração convergindo com os novos espaços de reuniões do WebEx e a integração com bate-papo e outros recursos do Cisco Jabber. Quanto mais fluentes os fluxos de trabalho, melhor - especialmente para executivos ocupados."

Greg Smith, vice-presidente de vendas, soluções corporativas da Datavox, uma parceira Gold Certified Partner da Cisco com sede em Houston: "Como parte da arquitetura de colaboração da Cisco, o Jabber e o WebEx são elementos vitais que expandem as maneiras nas quais é possível colaborar para tomar decisões e obter resultados corporativos mais rapidamente. Consideramos a nova integração do Jabber em linhas de aplicativos corporativos como um diferencial essencial, e o WebEx continua sendo uma parte importante de vendas adjacentes de colaboração. Quanto mais crítica se torna a necessidade de colaboração efetiva, mais os clientes veem os possíveis benefícios em outras áreas de seus negócios. À medida que compreendem o valor, surgem oportunidades para a Datavox, na condição de parceiro de canal, explorar mais e maiores casos de uso para esses aplicativos de colaboração."

Warren Johnson, administrador de sistemas de rede, Telvent DTN: "Queremos que os usuários sejam capazes de, em vez de realizar uma administração central, dosar o acesso e os direitos ao conteúdo em espaços de reuniões. Também espero que esse tipo de compartilhamento de arquivos impeça que as caixas de entrada ultrapassem seus limites porque há 17 cópias do mesmo arquivo PPT gigante anexado aos e-mails."

Barry O'Sullivan, vice-presidente sênior e gerente geral, Grupo de colaboração e comunicações, Cisco: "Ouvimos nossos clientes e realizamos avanços significativos no Jabber e no WebEx para permitir experiências contínuas em uma série de dispositivos e plataformas, seja nas instalações ou na nuvem. Tal abordagem acelera ainda mais nosso objetivo estratégico de permitir colaboração "de qualquer um a qualquer um" e também torna mais fácil do que nunca a colaboração com pessoas dentro ou fora de uma organização. Em uma era pós-PC, as empresas precisam de maneiras para expandir a colaboração móvel, social, de vídeo e virtual em qualquer celular, tablet ou dispositivo conectado à Internet. É a isso que estamos dando vida hoje. "

Materiais de apoio:

Sobre a colaboração da Cisco
De comunicações por IP premiadas até mobilidade, atendimento ao cliente, webconferência, envio de mensagens, software social de empresa e experiências de telepresença interoperáveis, a Cisco reúne soluções integradas de colaboração em rede, com base em padrões abertos. Essas soluções, bem como os serviços da Cisco e de nossos parceiros, são projetadas para ajudar a promover o crescimento, a inovação e a produtividade nas empresas. Elas também são projetadas para ajudar a acelerar o desempenho da equipe, proteger os investimentos e simplificar o processo de encontrar as pessoas e as informações certas.

Sobre a Cisco Systems
Cisco (NASDAQ: CSCO) é a líder mundial de rede que transforma o modo como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Informações sobre a Cisco podem ser encontradas em http://www.cisco.com/. Para obter novidades constantes, acesse http://newsroom.cisco.com/.

Informação de contacto:

Assessoria de Imprensa da Cisco do Brasil
In Press Porter Novelli
Adriana Bueno
adriana.bueno@inpresspni.com.br
(11) 5502-3144 / 3323-3778 / 9619-8131

Célia Nogueira
celia.nogueira@inpresspni.com.br
(11) 3323-1601

Renan Cavalcante
renan.cavalcante@inpresspni.com.br
(11) 3323-3786