Computech lança solução de leilão para reguladores de telecomunicações do México

COFETEL implementa tecnologias de licenciamento automatizado para alocar com sucesso licenças de espectro, aumentar a receita e a competição


BETHESDA, MD--(Marketwire - September 10, 2010) - O órgão regulador de telecomunicações do México, Comisión Federal de Telecomunicaciones (COFETEL), e a firma de consultoria de tecnologia de informação, Computech, divulgaram os resultados dos leilões realizados neste ano de espectros de 1,7 e 1,9 GHz, que arrecadou um total conjunto de $640 milliões. Com a comparação e a diferenciação das políticas de espectro dos EUA/México, a Computech adaptou sua plataforma de leilão (CAP) de acordo com todos os requisitos da COFETEL, viabilizando que o governo mexicano automatizasse o processo de leilão, para maior eficácia, ótimo estabelecimento de preços e maior participação do licitante.

Como o FCC dos EUA, a COFETEL regulamenta os setores de transmissão, telecomunicações e comunicações sem fio do México. A organização define e faz cumprir os regulamentos de concorrência leal das empresas destes setores e é responsável pela liberação do espectro disponível para o mercado.

O leilão 20 (da banda de 1,7 MHz) foi encerrado depois de 28 dias de lances, com a venda de todas as 24 licenças, gerando quase 3 bilhões de pesos (aproximadamente $230 milhões de USD). A COFETEL em seguida, fechou o Leilão 21 após 86 rodadas/30 dias de lances, com a venda de 28 das 29 licenças. Somente o Leilão 21 arrecadou mais de 5 bilhões de pesos (aproximadamente $413 milhões de USD). A receita combinada do leilão de espectros foi de 8,2 bilhões de pesos para o governo mexicano, com mais empresas de telecomunicações dando lances para o acesso a estas bandas de espectro do que em leilões anteriores.

De acordo com Rodrigo Gutiérrez Sández, CIO da COFETEL: "Muitas pessoas não percebem que o espectro é um recurso público natural finito e, especialmente valioso. O uso da tecnologia para aumentar a competição, beneficia o público -- e um dos benefícios reais do relacionamento COFETEL/Computech foi o aumento da competição das operadoras".

Larry Fitzpatrick, Presidente da Computech, acrescentou: "Com um trabalho coordenado, fortes habilidades de gestão de projeto e um grande relacionamento comercial com Rodrigo e seus colegas da COFETEL, pudemos lançar um produto do zero até à produção em menos de um ano".

De acordo com Kris Shields, Líder da Prática de Leilões da Computech: "Somos gratos pela oportunidade de trabalhar com nossos colegas da Cidade do México que aprimoram o programa de leilão deles usando a Plataforma de Leilão da Computech e espectro alocado de forma justa e transparente que beneficia os cidadãos mexicanos".

A Computech, uma firma de consultoria de tecnologia de informação, desenvolve, implementa e mantém sistemas de informação essenciais para os negócios. A Computech tem contratos com a Federal Communications Commission, a COFETEL do México, Industry Canada, PTS da Suécia e a Ofcom do Reino Unido de fornecimento de serviços de leilão. Para maiores informações, acesse www.computechinc.com.

Informação de contacto: Contato de mídia: Susan E. Jacobsen 202.251.8184 susan@LUV2XLPR.com