SOURCE: Lance Armstrong Foundation

February 24, 2009 14:23 ET

A Conferência Global LIVESTRONG™ Sobre o Câncer Acontecerá em Dublin, na Irlanda, em Agosto

Lance Armstrong Encoraja Líderes Mundiais, Organizações de Combate ao Câncer e Defensores da Causa a se Comprometerem a Tornar o Câncer uma Prioridade Global

AUSTIN, TEXAS--(Marketwire - February 24, 2009) - A Fundação Lance Armstrong (LAF) anunciou hoje que a primeira Conferência Global LIVESTRONG Sobre o Câncer (LIVESTRONG Global Cancer Summit) acontecerá de 24 a 26 de agosto em Dublin, na Irlanda, imediatamente após a participação de Lance Armstrong - fundador e diretor da LAF, sobrevivente ao câncer e ciclista campeão - na Tour da Irlanda, entre 19 e 23 de agosto. Evento inicial da Campanha Global LIVESTRONG de Combate ao Câncer, a Conferência advogará em prol de ações urgentes abordando a problemática global do câncer e apresentará novos comprometimentos em relação ao controle do câncer por meio da união de líderes mundiais, corporações, organizações não-governamentais e defensores da causa numa demonstração de solidariedade sem precedentes. O anúncio aconteceu no último dia da Amgen Tour da Califórnia, onde Armstrong competiu pela segunda vez desde seu retorno ao ciclismo profissional e em sua luta contra a ameaça mundial do câncer.

“A não ser que tomemos uma atitude em âmbito global, o câncer será a maior causa de mortes até 2010”, disse Armstrong. “Nosso objetivo é de sermos os catalisadores capazes de unir todos no combate ao câncer – desde sobreviventes, como eu, até líderes mundiais e legisladores que precisam se comprometer completamente com o esforço de evitar uma catástrofe na saúde pública. A Conferência será uma valiosa oportunidade para defender os 28 milhões de sobreviventes ao câncer em todo o planeta e para criar um esforço unificado no controle do câncer por meio de novos comprometimentos com ações”.

Em anúncio separado, em Dublin, a Ministra da Saúde da Irlanda, Mary Harney disse estar muito contente por receber a Conferência em Dublin no mês de agosto. “O controle do câncer é uma das maiores prioridades do governo irlandês. Os temas da convenção se encaixam bem em nossa nova Estratégia de Controle do Câncer e nas iniciativas anti-tabaco que tomamos, tais como a proibição do cigarro no ambiente de trabalho. Nós desejamos à Convenção e a Lance Armstrong muito sucesso e ficaremos felizes em receber os representantes internacionais na Irlanda”.

O CEO da Irish Cancer Society (Sociedade Irlandesa do Câncer), John McCormack, disse, “Nós ainda temos muito a fazer na luta contra o câncer. Até 2020, estima-se que mais de 40 mil casos de câncer serão diagnosticados na Irlanda. Nós podemos e devemos agir para reduzir a taxa de cânceres preveníveis e esta Conferência nos dá a oportunidade de aumentar a conscientização a respeito do câncer e de tomar medidas que salvarão vidas”.

Darach McQuaid, Diretor de Projetos da Tour da Irlanda, disse “O ícone mundial que é Lance Armstrong correu na Tour da Irlanda pela última vez em 1992. Em agosto próximo, dos dias 19 a 23, a Tour da Irlanda não poderia estar mais orgulhosa em receber Lance Armstrong novamente nas estradas irlandesas, antes de sua Conferência Global Sobre o Câncer, em Dublin. A enorme e positiva reação do público ao seu retorno para o esporte na Austrália, em janeiro, e na Califórnia, em fevereiro, indica que quando Lance Armstrong chegar à Irlanda, em agosto próximo, os níveis de interesse estarão altíssimos. Estou confiante que conseguiremos oferecer a Lance um percurso desafiador e, por meio de nossa transmissão global, promover sua mensagem sobre o câncer em mais de 140 mercados televisivos em todo o mundo”.

Líderes mundiais já indicam suas intenções em mandar representantes de alto nível e de fazer compromissos. O primeiro ministro da Austrália, Kevin Rudd, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, estão incluídos na lista de líderes já expressando seu apoio. A Campanha Global LIVESTRONG de Combate ao Câncer fez progresso imediato quando estreou na Austrália em janeiro, com diversos novos compromissos por parte do Governo e ONGs em relação ao controle do câncer. Adicionalmente, diálogos com o Reino da Jordânia estão em progresso para anunciar novos comprometimentos importantes nesse país. Esses e outros comprometimentos serão destaque na Conferência em Dublin.

“Espero que daqui a uma década nós possamos olhar para essa campanha e ver que realmente existe um movimento global contra o câncer – um movimento que financiou adequadamente a pesquisa contra o câncer, cortou a taxa de mortalidade para zero e maximizou a quantidade de prevenção, educação e amparo que podem ser feitos”, disse Clinton. “E que isso ajudou as pessoas a viverem e superarem o câncer com o apoio que precisam”.

O objetivo número um da Conferência Global LIVESTRONG Sobre o Câncer é unir líderes mundiais para assegurar compromissos que tornarão o câncer uma prioridade global. O objetivo secundário é construir um movimento popular e global de defesa à causa para influenciar ações mundiais contra o câncer. A participação na Conferência se dará apenas por meio de convite. A Fundação Lance Armstrong traçou um processo de comprometimento que todos os líderes mundiais, representantes de organizações não-governamentais e corporações devem completar para poderem se candidatar a um convite. Para mais informações sobre o processo de comprometimento, visite www.livestrong.org.

Depois de seu sucesso na Austrália e na Califórnia, a Campanha Global LIVESTRONG de Combate ao Câncer seguirá para o México no final de fevereiro e então para a Europa para o Giro d’Itália (de 9 a 31 de maio), a Tour da França (de 4 a 26 de julho), e Tour da Irlanda (de 19 a 23 de agosto) e para a Conferência Global LIVESTRONG Sobre o Câncer, na Irlanda (de 24 a 26 de agosto), bem como outros locais a serem anunciados em breve. Para mais informações sobre a Campanha Global LIVESTRONG de Combate ao Câncer, por favor, visite www.LIVESTRONGblog.org

Sobre a Fundação Lance Armstrong

Na Fundação Lance Armstrong nós lutamos pelas 28 milhões de pessoas vivendo com câncer no mundo todo hoje. Uma vida após o câncer pode e deve existir para mais pessoas. É por isso que nós atuamos a partir do momento do diagnóstico, dando às pessoas os recursos e apoio que precisam para combater o câncer de frente. Encontramos maneiras inovadoras para aumentar a conscientização, arrecadar fundos para pesquisas e acabar com o estigma do câncer que muitos sobreviventes encontram. Conectamos pessoas e comunidades para impelir uma mudança social e apelamos para líderes de estado, nacionais e mundiais a ajudar na luta contra essa doença. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode juntar-se a nossa luta contra o câncer. Junte-se a nós pelo site www.LIVESTRONG.org.

Contact Information