SOURCE: International Diabetes Federation (IDF)

International Diabetes Federation (IDF)

November 14, 2011 12:53 ET

Crianças europeias lideram as estimativas globais de risco de diabetes

18.000 crianças na Europa desenvolvem diabetes do tipo 1 em 2011

BRUSSELS, BELGIUM--(Marketwire - Nov 14, 2011) - O Dia Mundial da Diabetes em 2011 marca o lançamento da 5ª edição do Atlas da Diabetes da Federação Internacional da Diabetes (IDF). Os números mais recentes indicam que se prevê um aumento do total de pessoas com diabetes de 366 milhões em 2011 para 552 milhões em 2030. Os resultados demonstram, igualmente, que existem 116.000 crianças na Europa com diabetes do tipo 1 diabetes, com 18.000 novos casos em 2011. Trata-se da estimativa mais elevada de todas as regiões abrangidas pela IDF.

A IDF estima que irão existir 52,8 milhões de doentes na população adulta europeia com diabetes até ao final de 2011, subindo para 64,2 milhões em 2030. Para além disso, existem 19 milhões de pessoas com diabetes não diagnosticada.

A Federação Russa, com 12,6 milhões, regista a maior prevalência de diabetes na Europa, seguida por Portugal e Chipre. A Europa representa um terço do montante global total gasto no âmbito dos cuidados da diabetes. IDF. O gabinete europeu da Federação Internacional da Diabetes (IDF) aconselha que os governos da Europa proporcionem a assistência adequada às pessoas com diabetes, caso contrário arriscam-se a ter mais custos com a saúde devido às complicações inerentes.

Chris Delicata, Presidente da IDF Europa afirmou: "Ter a maior taxa de crianças com diabetes do tipo 1 é fulcral para não nos esquecermos que temos de manter a diabetes no topo da agenda da UE sobre a saúde. Neste período de agitação financeira, os governos da Europa não se podem dar ao luxo de reduzir o acesso aos cuidados essenciais".

Os resultados regionais reflectem o aumento impressionante da diabetes numa escala global. "Em todos os países e comunidades a nível mundial, estamos a perder terreno na luta contra esta doença cruel e mortal" afirmou Jean Claude Mbanya, Presidente da Federação Internacional da Diabetes (IDF). "Queremos que o Dia Mundial da Diabetes em 2011 chame a atenção a nível global para estes factos alarmantes sobre a diabetes. Exigimos que os líderes públicos e mundiais comecem a fazer alguma coisa em relação à diabetes".

A publicação destes resultados surge na sequência da reunião de Setembro, de 193 Chefes de Estado e Governo nas Nações Unidas em Nova Iorque, com vista a estabelecer uma Declaração Política de Doenças Não Transmissíveis (DNT), incluindo a diabetes. Esta declaração representa um importante marco para a diabetes e DNT. Contudo, são necessários compromissos mais rigorosos em algumas áreas.

Por forma a manter a pressão sobre os decisores europeus depois da Cimeira, a IDF Europa realizou um evento no Conselho da Europa a 10 de Novembro e irá realizar outro no Parlamento Europeu no dia 15 de Novembro.

Trata-se da primeira vez que a IDF Europa organiza um evento no Conselho da Europa para assinalar o dia 14 de Novembro. O objectivo prende-se com aumentar a consciencialização sobre a diabetes e as crescentes proporções epidémicas a nível europeu.

Espera-se que as campanhas e eventos como o Dia Mundial da Diabetes continuem a fazer ouvir as pessoas com diabetes e a passar das palavras a acção numa escala global.

Acerca do Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes (DMD) é celebrado todos os anos a 14 de Novembro. A campanha do Dia Mundial da Diabetes é dirigida pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) e respectivas associações. Esta campanha envolve milhões de pessoas a nível mundial, no apoio e consciencialização sobre a diabetes. O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes e a Organização Mundial de Saúde, para fazer face às crescentes preocupações sobre a ameaça cada vez maior da diabetes para a saúde . O Dia Mundial da Diabetes tornou-se num dia oficial da ONU em 2007 com a aprovação da Resolução 61/225 das Nações Unidas. A campanha alerta para questões da mais alta importância sobre o mundo da diabetes e continua a colocar a diabetes nos centro das atenções. Este ano consiste no terceiro de um campanha de cinco anos que vai abordar a necessidade crescente de programas de educação e prevenção da diabetes.

www.worlddiabetesday.org

Acerca da Federação Internacional da Diabetes (IDF)

A Federação Internacional da Diabetes (IDF) é uma organização central de mais de 200 associações nacionais da diabetes em mais de 160 países. Esta organização representa os interesses do crescente número de pessoas com diabetes e das pessoas em risco de desenvolver esta doença. Desde 1950 que a Federação lidera a comunidade global da diabetes. A missão da IDF é promover os cuidados, prevenção e uma cura para a diabetes, a nível mundial. www.idf.org

Para mais informações sobre a 5ª edição do Atlas da Diabetes e estatísticas sobre cada país, visite: http://www.idf.org/diabetesatlas/

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/wdd

Junte-se a nós no Facebook: http://tinyurl.com/39c6ojs

Veja os nossos vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/WorldDiabetesDay

Contact Information



  • Contactos:
    Para mais informações sobre dados específicos de um país ou região,
    contacte: Federação Internacional da Diabetes
    Sara Webber, Coordenadora PR
    +32 2 543 16 39 ou +32 496 12 94 70
    Sara.webber@idf.org
    www.idf.org