SOURCE: Darby Overseas Investments, Ltd.

August 30, 2010 10:00 ET

Darby Fund investe na Controladora Vertice, S.A. de C.V.

Terceiro investimento do Latin America Financial Services Fund II da Darby

MEXICO CITY and WASHINGTON, DC--(Marketwire - August 30, 2010) - A Darby Overseas Investments, Ltd. ("Darby"), o setor de patrimônio privado da Franklin Templeton Investments, divulgou que seu segundo fundo de serviços financeiros, Darby-ProBanco Fund II, L.P. (o "Fundo"), adquiriu grande parte do controle acionário minoritário da Controladora Vertice, S.A. de C.V. ("Controladora Vertice" ou a "Empresa"). O investimento aumenta a base de capital da Controladora Vertice em aproximadamente 50% e será usado para impulsionar o balanço da sua subsidiária Hipotecaria Vertice, S.A. de C.V., SOFOM, ENR ("Hipotecaria Vertice") em antecipação ao crescimento das oportunidades no mercado de financiamento habitacional mexicano.

Este investimento Darby apoiará o trabalho da Vertice de expandir o acesso ao financiamento imobiliário para participantes economicamente ativos no México não afiliados com entidades patrocinadas pelo governo (Infonavit e Fovissste), que constituem uma fonte importante de crescimento da economia mexicana.

A Empresa, através da sua principal subsidiária, Hipotecaria Vertice, é uma das principais Sociedad Financiera de Objeto Múltiple (Sofom) de tamanho médio. Ela fornece financiamento de construção para os incorporadores imobiliários, bem como para hipotecas para compradores de casas de rendas baixa e média. A Empresa aproveitou o crescimento de várias opções de financiamento dos mercados de capital no México para securitizar e financiar seus ativos de hipotecas residenciais.

O setor de financiamento imobiliário do México, incluindo o segmento de renda inferior, é caracterizado por uma base sólida. No entanto, o país ainda tem um déficit de aproximadamente 750.00 novas casas por ano. Os experts estimam uma necessidade de financiamento de 20 milhões de casas até 2020. Grande parte deste déficit está concentrado nos trabalhadores economicamente ativos não afiliados a entidades de empréstimo hipotecário não patrocinadas pelo governo, e que devem ser responsáveis por grande parte da demanda de residências nos próximos anos. O déficit habitacional acumulado atual está estimado em mais de 8 milhões de casas, das quais, mais de 5 milhões são necessárias para trabalhadores não afiliados.

Alejandro Schwedhelm, diretor gerente da Darby e responsável pelo Darby-ProBanco Fund II, disse: "A Empresa está bem posicionada para aproveitar a recuperação do setor imobiliário mexicano. Somos atraídos pela excelente gestão da Empresa, sua forte posição no mercado e ofertas de produtos financeiros. Estamos muito contentes de entrar nesta parceria com a Controladora Vértice, e esperamos trabalhar juntos no futuro desenvolvimento da Empresa nesta nova fase da sua história de sucesso".

Samuel Suchowiecky, chairman e CEO da Controladora Vertice, disse: "O investimento de capital da Darby viabilizará que a Empresa continue com o seu crescimento prudente e se adapte às circunstâncias que mudam rapidamente no setor de financiamento habitacional. A Empresa está preparada para a recuperação do setor imobiliário do México que prevemos que irá expandir os negócios como uma das entidades financeiras especializadas mais forte do México. O Vertice Group possui a gestão, sistemas e força financeira necessários para aproveitar as oportunidades e se adaptar com sucesso ao ambiente regulatório em mudança. Estamos ansiosos para aproveitar a posição da Empresa com a materialização das perspectivas de crescimento".

A Controladora Vertice é o terceiro investimento do Darby-ProBanco Fund II, um acréscimo ao longo histórico da Darby de investimentos no setor financeiro. O portfólio de empresas do Fundo inclui o Banco Multiple Leon da República Dominicana e o Unity Group Holdings Corp., uma corretora de seguros que atende a América Central. Exemplos de investimentos anteriores: Grupo Financiero Banorte, um dos maiores bancos comerciais do México, Interbank no Peru, Merchant Bankers Asociados (MBA - Lazard) na Argentina, Groupo Financiero Improsa na Costa Rica, Corporación Interfin na Costa Rica, e Union de Bancos Cuscatlan, um principal banco da América Central.

Darby Overseas Investments, Ltd. foi fundada em 1994 pelo Honorável Nicholas F. Brady, ex-Ministro do Tesouro de 1988 a 1993. Richard Frank entrou para a firma como CEO em 1997 após carreira no IFC, World Bank. Em 2003, a Darby passou a ser uma subsidiária total da Franklin Resources, Inc. (NYSE: BEN), uma organização de gestão de investimento global que opera como Franklin Templeton Investments. Para mais informações, acesse darbyoverseas.com.

A Franklin Templeton Investments fornece soluções de gestão de investimentos globais e domésticos administradas pelas equipes de investimento da Franklin, Templeton, Mutual Series, Fiduciary Trust, Darby e Bissett. Baseada em San Mateo na Califórnia, a empresa possui uma experiência de mais de 60 anos em investimento e registrou mais de US$602 bilhões em ativos sob sua gestão em 31 de julho de 2010. Para mais informação, acesse www.franklintempleton.com.

Copyright (C) 2010. Darby Overseas Investments, Ltd. Todos os direitos reservados.

Contact Information