SOURCE: DNV GL

DNV GL

June 30, 2014 20:28 ET

DNV GL anuncia projeto conjunto da indústria para implementação eficaz, segura e protegida de sistemas de armazenamento de energia conectados à rede

Nova prática recomendada de código aberto GRIDSTOR™ acelera a integração de fontes de energia renováveis nas redes elétricas inteligentes através da normalização da indústria

ARNHEM, THE NETHERLANDS--(Marketwired - Jun 30, 2014) - A DNV GL (ex-DNV KEMA), uma autoridade líder em consultoria e testes de energia global, anunciou hoje seu projeto conjunto da indústria GRIDSTOR, que visa desenvolver uma prática recomendada para conduzir a implementação segura de sistemas de armazenamento ligados à rede de energia futuros e para acelerar a integração de fontes de energia renováveis na grade. A transição global para uma mistura de energias sustentáveis requer sistemas de grades mais flexíveis, pois as fontes de energia renováveis são variáveis e devem ser adaptadas aos sistemas de energia que são projetados originalmente para fontes de alimentação constante. Para acompanhar o crescimento da energia sustentável, o armazenamento ligado à rede de energia equilibra os altos e baixos das fontes variáveis e está se tornando um elemento vital para a concepção de redes elétricas.

A iniciativa GRIDSTOR foi impulsionada pela conclusão de que a indústria de energia carece de um quadro abrangente que abrange todos os elementos relevantes dos sistemas de armazenamento ligados à rede de energia. Esta lacuna foi revelada pela pesquisa de armazenamento de energia DNV GL realizada em janeiro de 2014 que avaliou os padrões existentes de armazenamento de energia. A ausência desta prática recomendada impede que a indústria demonstre a validade dos sistemas de armazenamento de energia e aumenta o risco de danos no setor de armazenamento de energia como um todo.

O GRIDSTOR será lançado em janeiro de 2015 com 15 parceiros selecionados -- fornecedores internacionais, integradores de sistema, usuários finais e reguladores -- que estão envolvidos com sistemas de armazenamento e podem fornecer informações essenciais para o desenvolvimento da prática recomendada. Este consórcio criará uma prática recomendada transparente e globalmente reconhecida com foco nos três aspectos principais do armazenamento ligado à rede de energia: segurança, operação e desempenho do sistema.

Com várias características a destacar, uma prática DNV GL recomendada não é simplesmente uma diretriz. É o resultado de um esforço colaborativo de um consórcio de toda a indústria. Nosso envolvimento, como organização de certificação independente reconhecida internacionalmente e especialista em armazenamento de energia, assegura a conformidade e a ampla aceitação. Como todos as mais de 100 práticas recomendadas que a DNV GL gerencia, o GRIDSTOR será amplamente revisado, profissionalmente formulado, e publicado e atualizado regularmente.

"Com o aumento das fontes de energia renováveis na grade, a necessidade de uma prática recomendada de estrutura de armazenamento de energia global está cada vez maior", comentou Ali Nourai, Diretor Global do Segmento de Armazenamento de Energia da DNV GL. "O sucesso da implantação das redes inteligentes de eletricidade do futuro exige clareza e acordo generalizado quanto às regras e regulamentos dos sistemas de armazenamento de energia. A DNV GL tem mais de 100 anos de experiência trabalhando em estreita cooperação com as partes interessadas em todo o espectro de energia para criar estratégias, melhorar as tecnologias e estabelecer normas que avancem a indústria. Baseado na nossa experiência, entendemos que a colaboração é essencial para alcançar melhorias em toda a indústria. Com o GRIDSTOR uniremos a nossa perícia técnica do mercado com os recursos interdisciplinares para alcançar consenso unificado e criar a normalização do mercado, permitindo que todas as partes interessadas acelerem e expandam sua implementação de armazenamento de energia", acrescentou Nourai.

A empresa está na vanguarda da capacitação do armazenamento de energia para ser um componente crucial da transição para um fornecimento de eletricidade mais flexível. O compromisso da DNV GL para com a inovação do armazenamento é demonstrado pelo lançamento do GRIDSTOR e o desenvolvimento precoce de ferramentas estratégicas para avaliação do armazenamento e seu investimento de milhões de dólares em um Centro Avançado de Testes e Comercialização de Armazenagem de Energia. O centro, localizado em Rochester, NY, oferece um exclusivo pacote de testes, validação e desempenho independente e testes de ciclo de vida em diferentes níveis de temperatura, bem como recursos de consultoria necessários para introduzir novas tecnologias de armazenamento de energia e acelerar a integração das energias renováveis e distribuídas.

As empresas interessadas em entrar no consórcio GRIDSTOR devem contatar a DNV GL no energyadvisory.energy@dnvgl.com.

A DNV GL investe 5% da sua receita em inovação da indústria. Saiba mais sobre o GRIDSTOR e outros projetos conjuntos da indústria da DNV GL aqui.

DNV GL
Impulsionada por seu propósito de proteger a vida, a propriedade e o meio-ambiente, a DNV GL permite que as organizações avancem a segurança e a sustentabilidade dos seus negócios. A DNV GL fornece classificação e garantia técnica, juntamente com software e serviços consultivos de experts independentes para as indústrias marítima, de petróleo e de gás e energia. Ela também oferece serviços de certificação para clientes em uma ampla gama de indústrias. A DNV GL, cuja origem remonta a 1864, opera globalmente em mais de 100 países com seus 16 mil profissionais dedicados a ajudar os seus clientes a tornar o mundo mais seguro, mais inteligente e mais verde.

No Setor de Energia
Na GL DNV unimos os pontos fortes da DNV, KEMA, Garrad Hassan e a Certificação de Renováveis da GL. Os 3.000 experts em energia da DNV GL apoiam os clientes em todo o mundo no fornecimento de uma fonte de energia segura, confiável, eficiente e sustentável. Oferecemos serviços conhecidos mundialmente de teste, certificação e consultoria para a cadeia de valor da energia, incluindo de eficiência de renováveis e de energia. Nossa experiência abrange a geração, transmissão e distribuição de energia eólica, solar e convencional onshore e offshore, redes inteligentes e utilização sustentável da energia, bem como os mercados e os regulamentos de energia. Nossos serviços de testes, certificação e consultoria são entregues independente um do outro.

Saiba mais no www.dnvgl.com/energy

Contact Information