Eletrobras utiliza tecnologia Cisco para projeto de Smart Grid em seis Estados

Projeto financiado pelo Banco Mundial no valor de R$ 1,2 bilhão levará medidores inteligentes para os Estados do Amazonas, Alagoas, Acre, Piauí, Rondônia e Roraima


SÃO PAULO, BRASIL--(Marketwired - May 5, 2015) - A Cisco foi selecionada como a principal fornecedora de infraestrutura de comunicação para o projeto de medição inteligente do programa Energia+ da Eletrobras, que atenderá os estados do Amazonas, Alagoas, Acre, Piauí, Rondônia e Roraima. Com financiamento do Banco Mundial no valor de R$ 1,2 bilhão, o projeto Energia + possibilitará a eficiência operacional destas empresas através da melhoria da qualidade dos serviços e do controle de perdas não técnicas, que segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), chegam em média a 22% na região Norte e 10% no Nordeste em relação a energia requerida.

Os medidores utilizam a arquitetura Cisco FAN (Field Area Network) que funciona com uma Infraestrutura de Medição Avançada (AMI, do inglês: Advanced Meter Infrastructure) que atenderá a 80 mil medidores na primeira fase do projeto. Trata-se de uma solução flexível, segura, resiliente, baseada no padrão IPv6, e que permite a implantação de diversas outras soluções, como automação da distribuição de energia, gerência das equipes de campo e integração com sistemas legados.

Com o AMI os dados serão transmitidos em tempo real utilizando a rede sem fio para a Central de Inteligência da Medição que será localizado em Brasília. Com isso, é possível monitorar e controlar aos medidores de energia e no futuro a rede elétrica, permitindo identificar e corrigir falhas na distribuição com mais agilidade.

Além disso, a solução representa também redução de custos operacionais, uma vez que vai diminuir os deslocamentos de equipes técnicas aos locais mais remotos e de difícil acesso. O consumidor, por sua vez, terá condições de acompanhar e controlar o seu consumo.

"Esse é um projeto inovador que vai nos ajudar a otimizar nosso atendimento e a forma como trabalhamos. Com os medidores inteligentes, as informações sobre o consumo serão transmitidas diretamente para o Centro de Inteligência da Medição, diminuindo deslocamentos de equipes técnicas e aumentando a precisão das medições", afirma Paulo Lucena, da Eletrobrás.

"O grande benefício desse projeto é ter mais visibilidade e maior controle sobre a rede. A escolha da Cisco para fazer parte desse projeto reitera a nossa expertise em Smart Grid e o nosso compromisso de contribuir com a inovação no País.", afirma Marcus Luz, diretor de operações do segmento de grandes empresas da Cisco do Brasil.

A implantação do projeto AMI, no contexto do Programa Energia+ será realizada pelo consórcio formado pela Siemens, Itron, Telefônica e Telemont, parceira da Cisco, para fornecer Smart Grid nas cidades atendidas pelas Empresas de Distribuição da Eletrobrás. Atualmente o projeto está em fase de mobilização. A implementação total está prevista para ser finalizada em 2017.

Em uma fase posterior, o Smart Grid permitirá que empresas possam vender sua cota de energia excedente, além de possibilitar ofertas pré-pagas e tarifação dinâmica. A arquitetura FAN da Cisco é baseada em uma plataforma tecnológica aberta que utiliza padrões de mercado, garantindo assim o desenvolvimento de novas aplicações e serviços e a capacidade constante de inovação.

Sobre a Eletrobras

A Eletrobras é a maior empresa de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica da América Latina. Suas empresas respondem por 34% (43 GW) da potência instalada de geração e 55% ( 61 mil Km ) das linhas de transmissão (maior que 230 kV) do Brasil. No segmento de distribuição possui o controle integral de seis empresas que respondem por 25% do território Brasileiro.

Sobre a Cisco
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://newsroom.cisco.com/brasilnetwork. Siga a Cisco no Twitter.

Informação de contacto:

Informações para imprensa

Cisco do Brasil:
Relações com a Imprensa
Adriana Bueno
abuenode@cisco.com
(11) 5502-3144 / 9 9377-6938

Relações com Analistas, América Latina
Renata Barros
rebarros@cisco.com
(11) 5508 2437 / 9 9230-1463

In Press Porter Novelli:
Alessandra Fragata
alessandra.fragata@inpresspni.com.br
(11) 3323-1597

Diego Macedo
diego.macedo@inpresspni.com.br
(11) 3323-3786

Kelli Machado
kelli.machado@inpresspni.com.br
(11) 4871-1452

Sabrina Trizote
sabrina.trizote@inpresspni.com.br
(11) 3323-1638