SOURCE: BIOTRONIK SE. Co. KG

BIOTRONIK SE. Co. KG

September 10, 2012 21:19 ET

EPIC Alliance atinge "O coração da matéria" no ESC Congress 2012

BERLIN--(Marketwire - Sep 10, 2012) - Mulheres eletrofisiologistas de todo o mundo se reuniram no dia 28 de agosto de 2012 no European Society of Cardiology Congress (Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia) para participar da sessão científica da EPIC Alliance: "The Heart of the Matter" (O coração da matéria).

A EPIC Alliance (Electrophysiologist International Community Alliance - Aliança da Comunidade Internacional de Eletrofisiologistas) é uma rede global de mulheres eletrofisiologias apoiada pela BIOTRONIK desde 2008 para abordar o incrível baixo número de mulheres que trabalham na área.

Através de vários programas, reuniões internacionais e oportunidades de estudos clínicos, a aliança tem por objetivo aumentar o número de mulheres que trabalham em eletrofisiologia. O grupo atualmente conta com 100 eletrofisiologistas mulheres de todo o mundo e é a única aliança deste tipo para mulheres que trabalham na área de eletrofisiologia.

A sessão científica da EPIC Alliance no ESC Congress foi conduzida pela Professora Jeanne E. Poole (University of Washington, EUA) e pela Professora Carina Blomström-Lundqvist, (University Hospital, Uppsala, Suécia). Eletrofisiologistas conhecidas presentes apresentaram novas pesquisas concentradas em tópicos específicos de gênero.

A Dra. Sabine Ernst (Royal Brompton Hospital, Londres, Reino Unido) falou na sua apresentação "Working in the EP lab: Radiation risks to you and your patients" (Trabalho em laboratório de EP: riscos de radiação para você e seus pacientes) sobre como a exposição à radiação é uma grande preocupação para a comunidade médica. Com dados da pesquisa confirmados pela EPIC Alliance, os resultados da Dra. Ernst foram apresentados em dois posteres no congresso.

"A exposição à radiação continua sendo um risco ocupacional da saúde para os cardiologistas de intervenção e estudos recentes mostram que estes cardiologistas podem ter um risco maior de dano genético com o tempo", explicou a Drs. Ernst. "No entanto, existem passos e medidas de segurança simples, como o cuidado adequado do equipamento de proteção bem como a redução do tempo de exposição, que evitam a desnecessária exposição à radiação para os pacientes e operadores".

A apresentação da Professora Silvia G. Priori na sessão científica abordou as diferenças do sexo nas doenças hereditárias e discutiu como o sexo é um modificador indiscutível da expressão de doenças arritmogênicas hereditárias. A Professora Priori (University of Pavia, Itália) é uma pioneira reconhecida na área de doenças cardiovasculares hereditárias e uma cardiologista clínica que alcançou reconhecimento internacional com o seu trabalho sobre doenças hereditárias. A pesquisa da Professora Priori tem por objetivo identificar as diferenças sexuais nas doenças cardíacas que irão abrir caminho para novas técnicas de diagnóstico e tratamento no futuro.

A Dra. Andrea Russo, Professora de Medicina da Cooper Medical School of Rowan University (Cooper University Hospital, Nova Jérsei, EUA), apresentou seus resultados sobre os benefícios da terapia de Cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) para as mulheres. A Dra. Russo investigou as diferenças de sexo na epidemiologia e na apresentação da morte súbita cardíaca. Ela concluiu que os motivos para as diferenças sexuais nas arritmias ventriculares e potenciais diferenças do impacto da terapia com dispositivo no resultado ainda não são claros e exigem mais investigação.

Além da sessão científica, a EPIC Alliance realizou um jantar de networking para para discutir tópicos que vão desde o desenvolvimento de carreira e pesquisa até conselhos sobre como alcançar o equilíbrio saudável entre a profissão e a vida privada.

"A BIOTRONIK se dedica à excelência na cardiologia e eletrofisiologia, e é por isso que acreditamos ser importante a constante descoberta e promoção de talentos. A ciência e a medicina não podem ter desigualdade sexual e talentos não descobertos no campo de eletrofisiologia que está em crescimento mas ainda é uma área pequena", explicou Christoph Böhmer, Presidente Internacional, BIOTRONIK. "Para abordar este desequilíbrio, a EPIC Alliance tenta divulgar as oportunidades disponíveis para as mulheres na eletrofisiologia e para que elas vençam as dificuldades que enfrentadas para iniciar uma carreira nesta área. Apoiamos a EPIC Alliance pois ela é uma excelente plataforma para que as mulheres desta profissão estabeleçam contatos internacionais, conexões de vários níveis e discutam tópicos importantes de pesquisa".

Para mais informação sobre a EPIC Alliance: www.epic-alliance.com

BIOTRONIK SE & Co. KG
Como a principal fabricante de implantes médicos cardiovasculares do mundo, com milhões de aparelhos implantados, a BIOTRONIK é representada em mais de 100 países por uma força de trabalho global de mais de 5.600 funcionários. Conhecida por conhecer profundamente a comunidade médica, a BIOTRONIK avalia os desafios que os médicos enfrentam e proporciona as melhores soluções para todas as fases do cuidado paciente, desde o tratamento ao gerenciamento do paciente. A qualidade, inovação e confiança definem a BIOTRONIK e seu crescente sucesso -- e transmitem a confiança e paz de espírito para os médicos e seus pacientes em todo o mundo.

Para mais informação: www.biotronik.com

Contact Information



  • Contato:
    Sandy Hathaway
    Diretora Sênior, Global Communications
    BIOTRONIK SE & Co. KG
    Woermannkehre 1
    12359 Berlim - Alemanha
    Tel: +49 (0) 30 68905 1602
    E-Mail: sandy.hathaway@biotronik.com

    Após a publicação, favor enviar uma cópia.