SOURCE: Article One Partners

Article One Partners

February 21, 2012 17:02 ET

Estudo da Article One Partners e da Thomson Reuters revela liderança essencial da patente LTE para o futuro do mercado de smartphone

NEW YORK, NY and BARCELONA, SPAIN--(Marketwire - Feb 21, 2012) - A Article One Partners (AOP), a maior comunidade de pesquisa de patentes do mundo, juntamente com a Thomson Reuters, divulgaram um estudo conjunto dos portfólios de patentes LTE. A AOP e a Thomson Reuters realizaram um processo de revisão de patentes que analisou 3.116 patentes e patentes pendentes declaradas essenciais até 30 de setembro de 2011, por membros do ETSI (European Telecommunications Standards Institute). O resultado mostra que a Nokia, Qualcomm, Samsung e Ericsson criaram os portfólios de patentes LTE mais fortes e assumiram a posição de liderança nas futuras tecnologias LTE.

As empresas usam patentes como fator diferenciador da concorrência e para liderar a indústria. As patentes protegem a propriedade intelectual da empresa e viabilizam o incentivo da inovação. As empresas usam patentes para liderar a indústria e como fator diferenciador da concorrência.

Cheryl Milone, CEO e Fundadora da AOP, é co-autora do artigo. A sra. Milone disse:

"Este relatório indica o crescimento do portfólio através das patentes das principais tecnologias (i.e., Ericsson, Qualcomm, Samsung e Nokia) e aquisições (i.e., os portfólios da Motorola Mobility e da Nortel). Esperamos que o processo dos Padrões LTE e a resolução de litígio nos próximos anos resultem em um regime de licenciamento para que a indústria de smartphones fique semelhante às indústrias de telecomunicações e de computadores. As patentes raramente excluem a concorrência a longo prazo, principalmente quando milhares de patentes (hoje, mais de 3.000 sob as especificações ETSI LTE) podem ser aplicadas aos dispositivos, acesso e conteúdo/aplicativos".

Para entender melhor as empresas que lideram este espaço, a AOP e a Thomson Reuters aplicaram um processo de revisão de três etapas para identificar os líderes das patentes LTE.

Na etapa um, a Thomson Reuters determinou a essencialidade de cada patente com a sua comparação com as especificações ETSI LTE em 18 de novembro de 2011. A etapa dois envolveu uma verificação da arte anterior, ou uma revisão das referências anteriores da arte que eram parte do processo de aplicação de patente nos EUA e na Europa. As referências anteriores à arte foram usadas pela Thomson Reuters para avaliar a novidade e oferecer uma classificação nova para cada patente. A Thomson Reuters concluiu que os líderes das patentes essenciais e altamente novas com os padrões LTE foram a Nokia, Qualcomm, Samsung, Ericsson e a LG. Os resultados são:

O porcentual da propriedade da patente essencial e altamente nova das cinco (5) principais empresas identificadas pela Thomson Reuters

               ---------------------------------------------
               TR 1    TR 2      TR 3     TR 4      TR 5    
               Nokia   Qualcomm  Samsung  Ericsson  LG      
               ---------------------------------------------
               18.9%   12.5%     12.2%    11.6%     7.5%    

Na etapa três do Estudo, a comunidade de pesquisa da AOP identificou as patentes que abrangem três novas tendências tecnológicas que representam a próxima geração da tecnologia: Multiple Input Multiple Output (MIMO - Múltiplas Entradas Múltiplas Saídas), Agregação Avançada de Transportadora e Voz Através de LTE para Aplicativos de Multimídia com Vídeo.

Depois disso, a Comunidade AOP Community forneceu um mapa das tendências tecnológicas das patentes e pedidos de patentes nos EUA. A AOP calculou o porcentual de patentes de propriedade da maioria dos proprietários como altamente essenciais e patentes altamente novas de acordo com a determinação da Thomson Reuters. Este foi o resultado:

Porcentual da coleção de tendências tecnológicas da Article One Partners de propriedade das
cinco (5) principais empresas identificadas pela Thomson Reuters (TR):

               ---------------------------------------------
               TR 1    TR 2      TR 3     TR 4      TR 5    
               Nokia   Qualcomm  Samsung  Ericsson  LG      
               ---------------------------------------------
               6.02%   7.45%     6.88%    8.31%     1.72%   

Como as outras empresas de comunicações móveis estão desenvolvendo suas próprias posições? O enorme valor das aquisições das patentes da Nortel e da Motorola Mobility de $4,5 bilhões e $12,5 bilhões, respectivamente, deram para a Apple, Microsoft, RIM e Google representação na propriedade de patentes da tecnologia LTE. Além disso, o consórcio da Apple, EMC, Ericsson, Microsoft, RIM e Sony é proprietário de 2,29 % e a Motorola Mobility, recém-adquirida pela Google, é proprietária de 1,15 % das patentes e pedidos de patentes de LTE enviados pela comunidade para esta análise.

Marshall Phelps, um dos co-autores do relatório, comentou que: "os fortes portfólios de patentes são uma exigência e não apenas um desejo. As grandes empresas de comunicações móveis entendem a importância que isso representa para a manutenção de uma tecnologia de ponta, principalmente ao redor da LTE. O porcentual de propriedade das principais patentes pode mudar diariamente com o mercado convergindo para soluções de mudanças rápidas, como VoLTE. As empresas mostradas no resultado de tendências tecnológicas da AOP estão dirigindo os pedidos de patentes para manter e aumentar a posição de destaque nas patentes LTE".

Article One Partners
A Article One Partners (AOP) revolucionou a transparência dos dados das patentes. Atualmente a AOP é a maior comunidade de pesquisa de patentes. A empresa distribuiu pedidos de pesquisa de arte anterior para mais de um milhão de cientistas e tecnólogos usando um mecanismo de pesquisa humano online global. A AOP está presente em 188 países, apresenta pedidos de pesquisa em 10 idiomas e tem um grande sucesso na identificação de evidência, literatura não textual e de não patentes em outros idiomas. A empresa é parceira de 16 empresas da Fortune 100, 50 da Forbes Global 2000 e 7 das 10 principais solicitantes de patentes nos EUA. O índice de satisfação dos clientes da AOP é de mais de 90%.

A AOP tem uma Diretoria de destaque, liderada por Marshall Phelps, ex-dirigente de patentes e licenciamento da IBM e da Microsoft. Fundada em 2008 pela líder da comunidade de patentes, inventora e empresária, a CEO Cheryl Milone, a oferta de produtos da empresa tem sido chamada de "revolucionária" e "divisora de águas" pelas principais autoridades. Resumindo, muitos consideram a AOP o novo padrão da indústria.

Contact Information